Índice do post
Para quem está de fora, um intercâmbio parece ser a coisa mais incrível do mundo. E de fato é, não podemos negar que estamos amando a experiência. No entanto, há uma série de mitos sobre um intercâmbio na Austrália que eu mesmo cheguei a acreditar, mas quando cheguei aqui, percebi que era algo totalmente diferente. Então resolvi listar alguns aqui para desmistificar e revelar a verdade para você que está começando a planejar este grande passo na sua vida!
1 – Emprego fácil
Sobre os mitos de um intercâmbio na Austrália, um dos que mais ouvimos falar, inclusive de agências de intercâmbio é: “Você arruma trabalho rapidinho! É fácil!”. Sim, existem casos de pessoas que chegaram aqui e na semana seguinte já estavam trabalhando, mas a realidade não é tão simples assim.
De fato, há uma quantidade enorme de vagas de trabalho. Mas isso não significa que seja fácil começar a trabalhar. Isso vai depender muito de você! É preciso correr muito atrás, estar sujeito à “trabalhar com qualquer coisa” e o mais importante, aprender a ouvir não. Para se ter uma idéia, quando chegamos aqui fomos rejeitados para todo tipo de trabalho. Seja empregos na área (TI), lavar prato, garçom, limpeza, etc. Afinal, toda vaga de emprego exige experiência e obviamente as mais bem vistas são aquelas que você adquiriu aqui, por conta disso, arrumar o primeiro emprego é bem mais complicado do que parece.
O que nos restou? Fazer delivery com Uber Eats! Não que isso seja degradante, longe disso! Afinal, foi ele quem nos sustentou pelos primeiros 2 meses e ainda nos permitiu conhecer diversos bairros e lugares aqui da cidade.
A dica é estar com a cabeça aberta e ter em mente que tudo faz parte do seu aprendizado e claro, ser brasileiro e não desistir nunca!
2 – Você vai ficar rico
“Nossa você vai ficar rico! Vai ganhar em dólar!”
Aaah como eu ouvi isso antes de vir pra cá! Bom, dá para fazer dinheiro sim, mas não é tão simples assim! Pois além de ter que pagar as contas, o seu poder de compra aqui é incrivelmente maior, então fica fácil cair nas tentações de sair comprando tudo e gastando além da conta.
Os preços das coisas não são tão baixos como nos EUA, porém são valores muito mais justos quando comparados com o Brasil. Além disso, você tem que lembrar que está num país completamente novo, então é natural que a vontade de viajar pra lá e pra cá seja alta, tornando a tarefa de juntar dinheiro, um pouco mais complicada.
Tendo isto em mente, é preciso ter um controle financeiro muito maior e mais rigoroso! Então para te ajudar com isso e outros assuntos tão importantes quanto, temos aqui no blog um post dando dicas valiosas para que seu intercâmbio seja o melhor possível!
3 – Custo de vida é alto
Não dá para negar que para quem ainda está se sustentando com o dinheiro do Brasil, o custo de vida fica altíssimo. Afinal, a cotação atual está em 4 pra 1 e aí fica complicado né? Mas como já dizia o ditado: “Quem converte, não se diverte!”.
Então assim que você começa a trabalhar e receber em dólar, a situação muda bastante. Em questão de 2 ou às vezes 1 semana de trabalho, você já consegue resolver o mês inteiro, pagando comida e aluguel. Então todo o resto do mês fica para pagar estudos e para você fazer o que bem entender.
Mas aí você vai me falar: “Mas trabalhar metade do mês só para pagar contas?!”.
Pois é! No entanto, você não pode esquecer que estamos trabalhando somente 20 horas por semana e não 40 (ou mais) como no Brasil. Percentualmente falando, o custo do aluguel e das coisas básicas (comida, energia, etc), são muito menores quando se trata de salário mínimo!
No post Como é morar em Melbourne, nós damos todos os detalhes de como funciona o nosso “fluxo de caixa” e ainda damos diversas outras explicações sobre os bairros, transporte público, trabalho, etc.
4 – Você tem que ser fluente em inglês
Acho que a maior preocupação de quem tenta sair do país, seja para viajar ou para fazer um intercâmbio é a língua. Mas depois de um ano aqui, percebemos que um dos maiores mitos de quem vêm fazer um intercâmbio aqui na Austrália é a fluência do inglês.
Conhecemos diversas pessoas que falam pouco ou chegaram a vir pra cá sem falar um “a” e estão aí se virando super bem. Inclusive, algumas delas já conseguiram residência permanente! Nada que a boa e velha mímica não resolva! É claro que você não vai fazer muito uso deste recurso para conseguir um emprego, mas é possível arrumar trabalho mesmo tendo dificuldade com o inglês! Então nada de usar isso como desculpas hein?
5 – Estrangeiros são frios
Durante este primeiro ano de intercâmbio na Austrália, este item tem se mostrado um dos maiores mitos de todos com relação ao povo estrangeiro. Só vale dizer que esta é a nossa impressão e experiência! Afinal, é um pouco difícil falar sobre este assunto sem fazer comparações.
De fato, na questão do toque, abraço, essas coisas todas, eles não fazem mesmo. Claro, não podemos generalizar, temos amigos gringos que abraçamos como se fossem daí do Brasil. Mas já passei por algumas situações meio constrangedoras só pelo fato de ir apertar a mão de uma pessoa. Percebemos que aquela coisa do espaço pessoal/individual, seja lá como você queira chamar, é algo extremamente respeitado entre as pessoas e ensinado desde a infância. Ou seja, é algo cultural e não frieza.
Além disso, há algo que nos surpreendeu demais. A preocupação e gentileza que o povo Australiano tem com o próximo, seja você daqui ou não. Pelo menos todos com os que nós já convivemos e trabalhamos, sempre estavam preocupados com nosso bem estar, estados físico e mental.
6 – A internet é maravilhosa
Este, sem dúvida, é o maior mito de todos! Quando decidi vir morar aqui pensei: “Nossa, país de primeiro mundo! A internet vai ser uma coisa linda!”
Mentira! Não vou dizer que ela é péssima, mas para ser honesto, há momentos em que eu acho que a do Brasil era melhor! No entanto, não posso reclamar nem um pouco da qualidade do serviço pré e pós venda. Tudo é feito rapidamente e sem complicações através de um chat online. Bem melhor do que ficar horas escutando um robô e navegando entre intermináveis menus pelo telefone, só para depois ser transferido para outro setor e a ligação cair.
7 – Animais exóticos na porta da sua casa
Não é de hoje que a Austrália tem fama de ser um local onde coisas esquisitas acontecem. Uma delas é que um belo dia você vai acordar para ir trabalhar e ao abrir a porta para sair de casa vai dar de cara com um lagarto maior que você. Mentira!
Ao menos se você está morando mais próximo do centro da cidade, a chance disso acontecer é zero! É verdade que há bairros mais afastados em que o quintal da casa dá para um campo cheio de cangurus, mas até o momento não ouvimos falar de ninguém que foi surpreendido com uma cobra na privada logo pela manhã. Acreditamos que isso seja algo mais bem para o interior do país e algo relativamente raro.
Mas para não dizer que eles não existem, não é nada difícil encontrar cobras e lagartos durante as trilhas que fazemos. Calma, nada de espanto, até o momento, todos que nós vimos são bem pequenos e geralmente são eles quem saem correndo de medo primeiro. Ufa!
Bônus – Não existe pão Australiano
Sabe aquele delicioso pãozinho que a gente come no restaurante Australiano? Então, pura enganação! Por incrível que pareça, nós nunca vimos este tipo de pão aqui em lugar algum. Não rolou nem fazer a piadinha do pão australiano na Austrália é só pão. Absurdo!
2 Comentários
Deixar comentário