Índice do post
Amsterdam, Amsterdã ou seria Amsterdão? Na minha opinião nome próprio e nomes de cidades não devem ser traduzidos, então eu prefiro a versão original.
Mas independente de como queira chamar, garanto que depois de ler este post, você vai arrumar as malas e planejar a sua viagem direto para lá.
Engana-se quem pensa que Amsterdam se resume ao uso liberado de maconha e a Red Light District. A cidade abriga inúmeros museus e diversas experiências para você curtir a cidade de diversas formas, agradando todos os tipos de público.
Além disso, não podemos deixar de falar dos inúmeros canais que cortam as ruas praticamente planas e deixam a cidade com um ar leve e visual de dar inveja a qualquer um que more em grandes cidades.
Curiosidades da cidade
Se você já pesquisou alguma coisa sobre a cidade, com certeza já se deparou com este símbolo. E quando for para lá, vai ver ele espalhado para todos os lados, inclusive em souvenirs.
Mas para a sua (e minha) surpresa, ele não tem relação alguma aos entretenimentos adultos da Red Light District! Na verdade ele está ligado à um pescador (St. Andrew) que foi martirizado e crucificado numa cruz em formato de X. A partir disso, todos os barcos que eram registrados em Amsterdam passaram a ser marcados com o triplo X.
Outro fato curioso, é que durante o verão (Junho a Agosto), o período de sol é extremamente longo! O sol só vai se por lá pelas 21 horas da noite, ou seja, dificilmente você vai fazer um jantar à luz de velas.
Além disso, por mais badalado que alguns bairros sejam, 21 horas é a hora que a cidade “morre”. Tudo fecha e você não tem muitas opções do que fazer depois deste horário.
Maconha e prostituição legalizados em Amsterdam
Como todos sabem, a maconha é legalizada na Holanda, sendo possível encontrar diversos locais vendendo produtos relacionados à droga, sejam eles brownies, cookies, docinhos, sucos ou cigarros.
Mas fica o alerta, não é porque o uso e comercio são legalizados que você pode fazer o que bem entender. Existem algumas regras que devem ser cumpridas. O consumo do cigarro por exemplo, só é permitido nos fumódromos das coffee shops ou dentro da sua casa.
Assim como a maconha, a prostituição também é legalizada no país.
Então para os solteirões que desejam se aventurar à noite, tem a famosa Red Light District, onde mulheres se exibem em verdadeiras vitrines com roupas (ou não) um tanto quanto, diferentes!
Durante o dia não passa de uma rua comum, mas ao cair da noite as ruas são tomadas por pessoas, seja à procura de alguma diversão ou somente pela “curiosidade”.
Além das vitrines, por toda a rua há diversas casas noturnas onde a prostituição e outras coisas mais rolam soltas.
Mas assim como o uso da maconha, há uma regra que não pode ser descumprida de maneira alguma. É estritamente proibido tirar fotos ou fazer filmagens das mulheres ou das casas noturnas, então não se arrisque querendo ser espertão ou espertona!
O que fazer em Amsterdam
Como já disse lá no começo, a cidade possui atrações de todos os tipos, para todas as idades e gostos.
Se é sua primeira vez na cidade, faça passeios clássicos como a visita ao museu casa de Anne Frank, visita à cervejaria da Heineken e porque não, um passeio de barco nos canais de Amsterdam.
Outra opção bem legal é subir ao topo do Adam Lookout e ter uma vista panorâmica e incrível da cidade!
Além destes, eu não posso deixar de recomendar que você coma as famosas Apple Pies. Nós comemos durante um passeio pelo Amsterdam Bos e também na Winkel 43, a qual foi considerada a melhor Apple Pie de Amsterdam. Tenho minhas dúvidas, mas não posso negar que estava deliciosa!
Mas para quem busca algo mais agitado, é possível ir a um Pub Crawl, um tour que roda a cidade parando de bar em bar, tomando shots de bebidas “de graça”. Obviamente este não é um passeio recomendado para famílias e menores de 18 anos.
Como você pode ver, há uma série de opções do que fazer em Amsterdam, mas o mais legal é que você ainda encontra uma série de passeios gratuitos pela cidade que vão te ajudar a baratear a viagem!
Confira também o nosso roteiro de 5 dias em Amsterdam!
Transporte em Amsterdam
Há duas redes de transporte operando em Amsterdam, a de trens que interligam as cidades por toda a Holanda e a interna da cidade em si.
Como ir do aeroporto até o centro de Amsterdam
A melhor e mais barata das opções é pegar um trem. Para isso, basta ir até a estação de trem que está dentro do aeroporto e pegar um trem em direção à Amsterdam Centraal Station.
Estes trens são operados pela Nederlandse Spoorwegen, ou simplesmente NS, e os tickets podem ser comprados diretamente nos totens que estão logo na entrada da estação.
O trajeto leva em torno de 25 minutos e custa apenas 4,60 euros viajando de segunda classe, que por sinal, é muito boa!
Dica: Não jogue o seu ticket fora depois de entrar no trem, pois ele é necessário para liberar as catracas de saída da estação de trem!
Transporte público em Amsterdam
Sinceramente eu acho que nem vale a pena usar transporte, pois como já falei, as ruas são bem planas e fáceis de andar.
Mas caso você precise fazer uso dele, existem algumas opções bem boas que você pode dar uma economizada.
O transporte da cidade é operado pela GVB, o que inclui metro, ônibus e trams. A opção mais em conta é o GVB 1 Hour Ticket, que custa apenas 3,20 euros e te dá acesso ilimitado a qualquer um dos transportes na cidade durante 1 hora.
Agora, se você pretende usar o transporte dentro da cidade durante toda a sua estadia, então vale a pena você comprar o Multi-Day ticket.
Assim como o 1 Hour Ticket, estes tickets permitem que você use o transporte quantas vezes quiser dentro de um determinado período, que pode ir de 1 a 7 dias, contados a partir do primeiro uso. Ou seja, se seu ticket é válido por 1 dia e você usá-lo pela primeira vez às 22 horas, ele será válido até às 22 horas do dia seguinte.
Os custos deste tipo de ticket variam entre 8,50 a 37 euros dependendo de qual duração.
Obs: Este ticket não é o mesmo que te leva para o aeroporto! São companhias de transporte diferentes!
Uma terceira opção é comprar o IAmsterdam City Card.
IAmsterdam City Card
Se você está planejando visitar muitos museus, ter várias experiências e ainda fazer uso do transporte público, esta é de longe a sua melhor opção.
O IAmsterdam City Card é um passe livre para diversos museus e atrações como Rijksmuseum, NEMO, Adam Lookout, entre outros.
O mais interessante é que não há limite de atrações, ou seja, se você quiser ir em 2, 5 ou 10 museus, você paga um valor único dentro período de validade do cartão.
O custo de um cartão desse se inicia em 65 euros para um dia, até 130 euros para 5 dias.
Para as atrações em que não é oferecido o passe livre, você recebe descontos de pelo menos 25%, como por exemplo no Heineken Experience, Madame Tussauds, ônibus e barcos hop-on hop-off e até alguns restaurantes!
Baixe aqui a lista completa.
Além de todos estes benefícios, o cartão ainda serve como passe para transporte público, equivalente ao GVB Multi-Day Ticket.
Então para ver se vai compensar a compra do cartão, eu montei uma tabela mostrando o quanto do cartão fica para transporte, quanto representaria seu custo com passeios e o mínimo de atrações por dia que você teria que visitar.
Dias | IAmsterdam City Card | Transporte | Passeios | Mínimo de atrações* |
---|---|---|---|---|
1 | 65,00 | 8,50 | 57,00 | 4 |
2 | 85,00 | 13,50 | 71,50 | 4 a 5 |
3 | 105,00 | 19,00 | 86,00 | 5 a 6 |
4 | 120,00 | 24,50 | 95,50 | 6 |
5 | 130,00 | 29,50 | 100,50 | 6 a 7 |
Você pode adquirir o seu IAmsterdam City Card por aqui e trocar o voucher pelo cartão físico na loja da “IAmsterdam Store” que fica dentro do aeroporto de Amsterdam.
O que comer em Amsterdam
Comer é uma das melhores coisas que se tem para fazer durante uma viagem, mas nem sempre essa brincadeira sai barata. Confesso que em diversas vezes nós acabamos indo na rede dos dois arcos dourados mesmo.
De qualquer maneira, sempre tentamos experimentar as coisas tradicionais que estejam ao alcance do nosso bolso!
Então vou deixar aqui, algumas das melhores coisas que nós comemos e recomendamos! Principalmente porque são o verdadeiro bom, bonito e barato!
Mas se você preferir, um ótimo lugar para você caçar restaurantes para comer é na Leidsplein! Uma praça com vários restaurantes e bares para todos os gostos.
The Butcher
Para quem é fã de hambúrguer, esta hamburgueria é parada obrigatória. Os lanches são deliciosos e feitos com hambúrguer artesanal. Nada de coisa congelada.
Além disso, os lanches possuem o tamanho exato, nem grande nem pequeno e os valores são bem ok! Bastam 17 euros para se fazer uma refeição completa, com lanche, batata e refrigerante. Fica na média do que você vai gastar numa refeição em qualquer lugar de Amsterdam.
Aqui no site do restaurante dá para você conferir o menu completo e ter uma ideia dos valores.
Já fomos lá algumas vezes e não nos decepcionamos em nenhuma delas!
A minha recomendação é o lanche que leva o nome do restaurante, o The Butcher with Cheese!
Manneken Pis
Bom, aqui não tem muito segredo. Batata frita!
Apesar da disputa entre Bélgica e Holanda, com certeza aqui foi o lugar onde comemos a melhor batata frita em Amsterdam!
Não só pelo sabor, mas também pelo custo benefício. Afinal, por menos de 6 euros você consegue comprar um cone de batata frita gigante (Obelix) para dividir em pelo menos duas pessoas.
Para quem curte um molho apimentado, a dica é o molho Samurai! Um dos nossos favoritos!
Dica: Não peça pelo molho Cocktail se você não gosta de peixe.
Apple Pies
As Apple Pies são tradicionais na Holanda e merecem uma menção aqui. Para quem nunca ouviu falar, ela é uma torta de maça e servida com um creme, parecido com um chantilly. Ela é tão maravilhosa que nós experimentamos em dois lugares diferentes.
O primeiro fica na cafeteria Winkel 43, que como eu bem disse lá no início do post, já foi considerada a melhor apple pie de Amsterdam.
Além da apple pie eles ainda oferecem uma série de outras comidinhas, sobremesas e cafés em um ambiente muito aconchegante. A experiência fica melhor ainda se você se sentar ao ar livre, nas mesas que ficam na praça logo em frente do café.
Mas na minha opinião, o título de melhor Apple Pie fica para outra lanchonete. A Chez Favié no parque Amsterdam Bos.
Diferente da torta do Winkel 43, esta aqui possuía mais recheio e creme do que massa, então acabou ficando mais saborosa. Mas, opiniões né? Você vai ter que provar as duas e voltar aqui pra me contar qual foi a melhor!
Stroopwafles
Você vai encontrar estes pequenos e maravilhosos doces em qualquer mercado, lojinhas de souvenirs e até em máquinas de snacks.
São uma espécie de bolacha geralmente recheada de caramelo. A princípio não parecem grande coisa, mas se consumidos da maneira correta, tornam-se verdadeiras iguarias.
A melhor forma para se comer é junto de uma boa xícara de chá ou café quente. Você coloca o wafle como se fosse uma tampa da xícara para que em uns 5 minutinhos o calor da bebida amoleça a bolacha e o recheio. Daí é só se deliciar!
Um que nós recomendamos é o da marca Daelmans!
Quando ir para Amsterdam
Em ambas as vezes que estivemos por lá, foi por conta do Tomorrowland, então acabamos indo sempre no verão.
Posso dizer que é ótimo! A cidade está ensolarada na maior parte do tempo e como no verão o sol se põe extremamente tarde, você consegue aproveitar bem a cidade.
Mas há algumas desvantagens, o calor pode ser intenso e a cidade vai estar muito mais cheia! Na última vez que estivemos por lá (2018), o calor era tanto que não resistimos e acabamos entrando no lago que fica de frente para o Rijksmuseum.
Por outro lado, quem vai no inverno pode pegar este mesmo local todo congelado. O que acaba virando uma pista de patinação no gelo! Um ótimo atrativo para quem nunca praticou o esporte. Além disso, esta é a época de baixa temporada, ou seja, tudo mais barato!
Mas assim como o calor do verão, o inverno é intenso. Então prepare-se bem para o frio, pois as temperaturas podem ficar em torno de 0º a 7º.
Já durante as meias estações (primavera e outono), é quando os preços sobem. O que pode ser um problema para quem sonha em ver os campos de tulipas, pois é durante a primavera que ocorre a Tulip Season. Época em que o Keukenhof é tomado por tulipas, colorindo o lugar e criando lindas paisagens.
Onde ficar em Amsterdam
Amsterdam possui uma série de hostels espalhados por toda a cidade, mas é preciso ficar atento. Alguns deles ficam bem no centro turístico e como as ruas são bem estreitas, o que pode parecer uma boa idéia, pode virar um problema por conta do barulho. Especialmente se você estiver próximo de ruas com muitos bares ou coffee shops.
A minha sugestão é que você procure hospedagens ao redor do centro, pois estará a poucos minutos de caminhada de tudo e não vai sofrer com o barulho dos bares.
Sugestões de hospedagem em Amsterdam
Stayokay Hostel Amsterdam Vondelpark
Este hostel está na lista dos melhores hostels que nós já ficamos na vida.
O preço não é o menor de todos, mas ele possui todas as comodidades que um mochileiro/viajante precisa e ainda conta com banheiros privativos em todos os quartos. Ou seja, você não vai precisar sair do quarto e usar um banheiro comunitário do hostel todo.
Ainda falando sobre os quartos, para os que não são muito adeptos à idéia de hostel, também é possível ficar em quartos privativos. Claro, os preços não serão tão bons, mas ainda assim é um quarto privado!
Além disso, a localização é perfeita, ficando bem lado do Vondelpark, um dos parques mais bonitos da cidade e a menos de 5 minutos de caminhada da Leidsplein.
O hostel também disponibiliza lockers (pagos, mas super em conta) para você deixar as suas coisas caso chegue muito cedo para o check-in ou queira deixar as malas após fazer o check-out e dar uma volta pela cidade antes de seguir viagem.
Além destas comodidades, ele ainda oferece aluguel de bicicletas, o que facilita bastante você ir e vir de bicicleta sem ter que ficar indo até algum lugar para alugar.
Hotel Alexander
- Outra ótima opção para solteiros e casais com preços bastante atrativos
- Opções de quartos com banheiro privativo ou compartilhado
- Opções com café da manhã incluso disponíveis
IBIS Styles Amsterdam City
- É possível optar por café da manhã (pago a parte)
- Ótima alternativa para casais
- 15 minutos de caminhada da Museumplein
Ibis Schiphol Amsterdam Airport
Este é uma opção para quem está só de passagem por Amsterdam.
O hotel fica próximo ao aeroporto e conta com translado gratuito que circula entre os dois locais. É perfeito para quem vai passar apenas uma noite na cidade.
Tivemos que fazer isto numa das vezes que estivemos em Amsterdam e foi ótimo! Deu para dar um pulo rápido na cidade e depois dormir no hotel sem muita correria no dia seguinte, afinal, estávamos do lado do aeroporto.
Dicas a lo Pobre
- Mesmo que você vá durante o verão, sempre carregue uma blusa! Venta bastante na cidade e se o céu ficar nublado, a temperatura vai cair rapidinho.
- A água da torneira é potável, compre ou leve uma garrafinha de água e encha sempre antes de sair para os passeios. Isso vai te fazer economizar um pouco durante a viagem toda! Nós fizemos isso e não tivemos problemas, mas confira sempre com os funcionários da hospedagem! Vai saber né?
Deixar comentário