Índice do post
Na era dos aplicativos, nada mais útil do que ter uma lista com diversos deles para te auxiliar durante um intercâmbio na Austrália.
Esta lista contém vários aplicativos para te ajudar a arrumar um lugar para alugar, conseguir coisas de graça, economizar no seu dia a dia e também durante as suas viagens.
Então sem mais delongas, vamos à lista!
1 – PTV, Opal, Transperth, MyTranslink e MetroTas
Aqui na Austrália todos os estados possuem pagamento de transporte público via cartão. No entanto, cada estado possui uma rede de transportes, então dependendo de qual estado você vier, será preciso adquirir um cartão ou baixar um app diferente.
Alguns dos estados permitem que o pagamento do transporte seja feito diretamente através do aplicativo, como se fosse um cartão virtual. Além disso, eles proveem informações em tempo real das linhas de trams, ônibus e trens, te ajudando a planejar melhor seu itinerário.
Mas independente de qual seja o estado, baixar o app é bastante útil, pois mesmo que ele não tenha a opção do cartão virtual, eles servem para fazer a recarga do seu cartão físico. Assim, você não precisa ficar caçando um quiosque ou totem quando estiver sem crédito.
Links para os apps:
- Adelaide (South Australia) – A rede é Adelaide Metro, mas eles não possuem um app próprio.
- Brisbane/Gold Coast (Queensland) – MyTransLink: Android, Apple
- Perth (Western Australia) – TransPerth: Android, Apple
- Melbourne (Victoria) – PTV: Android, Apple
- Sydney (New South Wales) – Opal Travel: Android, Apple
- Tasmania – MetroTas: Android, Apple
2 – Half Price
Este app vai te ajudar e muito a economizar nas compras do dia a dia. Como o próprio nome diz, ele mostra todos os produtos que estão disponíveis pela metade do preço nos mercados Coles e Woolies.
Toda quarta-feira, os produtos são renovados e tem seus preços remarcados. Apesar de não englobar outros mercados, como Costco e Aldi (que também possuem aplicativos próprios, mas não tão úteis), as promoções mostradas aqui são nacionais. Ou seja, independente de qual estado você estiver, elas estarão valendo!
Então vale muito a pena instalar no seu celular, afinal, além do app ser gratuito, quem não quer pagar 50% a menos não é?
Links para os apps: Android e Apple.
3 – ShopBack
Assim como o Half Price, o ShopBack também te ajuda a economizar com as compras, mas de uma forma um pouquinho diferente.
Para quem não está acostumado com o termo, o ShopBack é na verdade um trocadilho para Cash Back. Ou seja, você compra e em alguns dias, parte do dinheiro gasto, volta para o seu bolso.
Ao realizar suas compras pelos links que o app te disponibiliza, você consegue cashbacks de até 100% dependendo da loja ou condições de promoção.
O melhor de tudo, é que ele não se limita somente às compras do dia a dia. Aqui você encontra oportunidades de roupas, eletrônicos, acessórios, coisas para casa e até em apps de delivery de comida, como Uber Eats.
Só vale dizer que o dinheiro fica “preso” no app para ser utilizado novamente, ou até você acumular um mínimo de AU$10,00 para poder sacar e transferir de volta para a sua conta bancária.
Links para os apps: Android e Apple.
4 – Realestate
Em dado momento, você com certeza vai querer morar sozinho, especialmente se estiver em casal. Um dos melhores apps para alugar (ou quem sabe comprar) uma casa é o Realestate.
O site, de mesmo nome, possui uma série de filtros interessantes para te ajudar a conseguir uma casa ou apartamento para morar.
Além disso, é possível fazer a pesquisa por mapa, como se você estivesse buscando um restaurante pelo Google Maps.
Como já dissemos no post Como é morar em Melbourne, o processo de alugar uma casa aqui é bastante chatinho, então o app facilita bastante você a filtrar as casas e apartamentos por região, valor e também por casas já mobiliadas, as chamadas fully furnished.
Links para os apps: Android, Apple
5 – Health Engine
Este aqui ninguém quer usar, mas pode acontecer de você precisar de assistência médica ou apenas de uma clínica para fazer uma consulta de rotina. E nada melhor do que aquele app pra te ajudar a procurar alguma clínica que aceite o seu OSHC ou que faça as chamadas consultas *”bulk billing”, evitando que você tenha que pagar alguma coisa pela consulta.
Consultas Bulk Billing são consultas médicas em que você não precisa pagar nada, tudo já é cobrado diretamente do convênio médico.
Além disso, através do app você consegue fazer as buscas por especialização e já agendar sua consulta sem precisar fazer uma ligação. Afinal, já dá preguiça ligar para pedir comida, quem dirá para marcar uma consulta médica.
Links para os apps: Android, Apple.
6 – Airtasker, Seek.com e Glassdoor
Para quem está buscando um emprego ou precisando fazer uma grana extra, estes apps são de grande utilidade.
No Airtasker, as pessoas que estiverem precisando de auxílio em alguma tarefa, seja ela profissional ou informal, podem cadastrar o serviço aqui e você se oferece para realizar. Podendo trocar mensagens e renegociar os valores caso você ache que isso seja necessário.
Os trabalhos vão desde coisas simples como limpar uma casa, trabalhos de jardinagem até coisas bem mais complexas e elaboradas como criar um logo ou até mesmo um site para uma loja ou empresa. Inclusive, foi aqui que eu consegui o meu primeiro trabalho na Austrália.
Todos os pagamentos são feitos via aplicativo, então é bem seguro que após a execução do trabalho você irá receber o pagamento. Mesmo porque, há níveis de reputação e aqueles que entregam um péssimo serviço ou que não pagam, são negativados e deixam de conseguir ou postar mais trabalhos no futuro.
Para quem está acostumado a trabalhar como freelancer, é uma ótima oportunidade de incrementar mais o portfolio.
Já o Glassdoor e Seek.com são muito semelhantes ao Linkedin, buscadores de vagas de emprego bastante utilizados por aqui.
Links para os apps:
7 – Gumtree
Outro app para encontrar trabalhos informais é o Gumtree. O problema é que aqui você não tem toda a segurança que o Airtasker te proporciona.
Mas o interessante do Gumtree nem são os empregos, mas sim todo o resto. Aqui você encontra literalmente de tudo. Tênis, roupas, carros, empregos, casas para alugar e mais qualquer coisa que você possa imaginar. O app é ótimo para pesquisar coisas que você esteja precisando e não queira pagar demais.
E falando em não pagar demais, o app ainda tem uma seção de freebies, onde você encontra somente produtos que estão lá para doação. Muitos deles nem são grande coisa, por exemplo pedras ou tocos de madeira, mas é possível encontrar TVs, geladeiras ou coisas bastante úteis. Então vale a pena dar uma olhada lá de tempos em tempos!
Links para os apps: Android, Apple.
8 – MyMaccas
Sim, temos um aplicativo de comida nesta lista! Mais especificamente do Mc Donald’s também conhecido como Maccas aqui na Austrália.
Para quem está fazendo um intercâmbio na Austrália, sabe muito bem que no começo, cada centavo economizado conta, então que tal pegar promoções de combos de big mac por apenas AU$6,00? Ou até mesmo dois combos de Big Mac por AU$8,00?
Com o app, você cria uma conta e tem estes chamados “rewards” que se renovam constantemente, permitindo que você coma alguma coisa “diferente” mas sem gastar demais.
O único problema é aguentar as tentações e os quilinhos a mais.
Links para os apps: Android, Apple.
9 – Uber Eats, Doordash, Deliveroo, Menulog e EatClub
Já que estamos nesta pegada de comida, não é só o Uber Eats que rola por aqui. Outros grandes concorrentes são Deliveroo, Menulog e Doordash.
No fim é tudo a mesma coisa, mas sempre acontece de um soltar promoções que o outro não tem, então se bater a fome, é legal dar uma olhada nestes 4 apps para ver se não tem nada de interessante.
Além deles, na Austrália também tem o EatClub, que funciona no estilo de cupons de desconto. Ao fazer seu pedido pelo app, você recebe um desconto que em geral, fica na casa dos 20%, mas é possível encontrar alguns restaurantes oferecendo até 40%! O chato é que no caso do EatClub, você é quem precisa ir buscar a comida, não dá para pedir para entregar.
Links para os apps:
- Uber Eats: Android, Apple
- Deliveroo: Android, Apple
- Doordash: Android, Apple
- MenuLog: Android, Apple
- EatClub: Android, Apple
10 – CamperMate e WikiCamps
Para finalizar esta lista, temos dois aplicativos relacionados à viagens!
Para quem nos segue no Instagram, já percebeu que acampar aqui é algo bem comum e acreditem, não é tão precário quanto parece.
Além disso, acampar é uma das, senão a melhor, forma de se hospedar pagando muito pouco. Aqui é possível alugar um espaço para até 6 pessoas pagando apenas AU$15,00! Sem contar quando você não encontra locais gratuitos.
Estes dois apps são maravilhosos quando a questão é onde acampar. Eles mostram vários pontos de camping por toda a Austrália, permitindo você selecionar qual tipo de spot você quer no camping. Campervan, motorhome, barraca e assim vai.
Além disso, é possível filtrar para encontrar somente campgrounds com chuveiro, banheiro, que aceitem pet, gratuitos, com energia ou não e assim vai.
Eu particularmente prefiro o WikiCamps, pois ele é mais focado ao objetivo e possui um sistema de busca e visualização muito melhor que o do CamperMate.
Ambos são gratuitos, mas para ter acesso à todas as funções do WikiCamps é preciso pagar. O valor é de apenas AU$7,99 pagos uma única vez, então acho que vale a pena!
Links para os apps:
Deixar comentário