Índice do post
Bruxelas, também conhecida como Brussels, é uma cidade que acaba entrando no roteiro de muitas pessoas que estão fazendo o roteiro entre França e Holanda. Afinal, se ela está no meio do caminho, porque não parar para uma visita?
Uma coisa que surpreende e torna Bruxelas tão atraente é a mistura da modernidade da Europa, com a arquitetura de prédios e igrejas super antigos.
Além disso, um grande motivo para conhecer Bruxelas é a sua deliciosa gastronomia. Se você não sabia, a cidade é conhecida pelos seus chocolates, as batatas-fritas e suas deliciosas cervejas.
Então aqui vou listar os principais passeios em Bruxelas que você deve colocar no seu roteiro de viagem.
Atenção: Visto que os horários de funcionamento podem estar alterados por conta do Covid-19, recomendo que sempre consulte o site oficial dos locais para quaisquer mudanças repentinas!
1 – Grand Place
Cenário de muitos fatos históricos, a Grand Place é um dos pontos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento da cidade, pois foi lá que nasceu o primeiro centro de comércio a céu aberto de Bruxelas. Tamanha a sua importância, que é lá onde foi construída a prefeitura da cidade (Hôtel de Ville) no século XIV.

Hoje a Grand Place reúne diversos restaurantes, cafés, chocolaterias e o museu da cidade (Brussels City Museum). Além disso, a cada 2 anos ela sedia um evento chamado “Flower Carpet“, onde toda a praça é coberta por begônias que formam uma figura temática que varia com cada edição.

O mais incrível desta praça, é que de dia ela tem uma cara, mas ao anoitecer ela se transforma completamente quando as luzes se acendem. Então se você tiver a oportunidade, faça ao menos duas visitas! Garanto que não irá se arrepender.

2 – Atomium
Além de ser um dos marcos do país, o Atomium é um museu com formato único e uma obra de arte por si só!
A princípio, ele parece ser somente uma estrutura metálica em forma de átomo, mas na verdade, em cada uma de suas esferas, há um pedaço de sua própria história!

O Atomium é um marco internacional do país, sendo palco para diversos eventos como o Fireworks of Laeken. Quando estivemos por lá, estava rolando um Festival Medieval com direito à banda e músicas características! Só não rolou justa!

Vale ressaltar que é proibido entrar no Atomium com mochilas muito grandes, então o ideal é ir apenas com uma bolsa ou sacolinha (aquelas de academia) pequena.
Dica: Além de ver o Atomium durante o dia e de noite, a dica é vê-lo de diferentes ângulos, pois cada ângulo gera visuais completamente diferentes uns dos outros.

Horário de funcionamento:
- Sexta à segunda-feira das 10:00 às 18:00
- Aberto todos os dias durante o período de férias escolares
Obs: A bilheteria fecha 30 minutos antes do horário de fechamento do museu, então fique ligado!
Valor do ingresso:
- Acima de 65 anos: 14,00 euros
- De 18 a 64: 16,00 euros
- Maiores que 1,16m e até 17 anos: 8,50 euros
- Menores de 1,15m: Gratuito
- Estudantes e deficientes: 8,50 euros
Você pode adquirir os ingressos por aqui! Assim você evita a fila da bilheteria.
3 – Mini Europe
Viajar pela Europa demanda muito tempo e dinheiro, mas e se eu te disser que você pode ver os principais pontos turísticos europeus num lugar só? Para fazer isso basta ir até o Mini Europe!
Lá você vai encontrar monumentos, como por exemplo, Big Ben, Torre Eiffel e até a Catedral de Santiago de Compostela numa escala de 1/25, o que significa que dos 324m de altura da Torre Eiffel, ela é reduzida à uma altura de 12,96m.
Os monumentos foram reproduzidos em um nível de detalhe extraordinário, sendo que alguns deles levaram cerca de 24mil horas de trabalho para serem concluídos!
É uma ótima opção de passeio para se fazer junto do Atomium, pois estão localizados um do lado do outro.

Horário de funcionamento:
- Todos os dias das 10:00 às 18:00
- Julho e Agosto: todos os dias das 10:00 às 20:00
Obs: A entrada só é permitida até 1 hora antes do fechamento. Além disso, todo ano o Mini-Europe permanece fechado para manutenção por alguns meses. Para o ano de 2022, este período será de 10 de Janeiro até 27 de Março. Então programe-se para não chegar lá e dar de cara com a porta fechada!
Valor do ingresso:
- Adultos: 17,00 euros
- Crianças abaixo de 12 anos (ou 1,15m de altura): 12,10 euros
- Crianças menores que 1,15m: gratuito
É possível comprar os ingressos online, assim você evita as filas da bilheteria e aproveita mais a sua viagem!
Dica: Existem combos de ingressos, onde você pode comprar os ingressos para Mini-Europe + Atomium com um pequeno desconto nos ingressos, mas este você só consegue direto na bilheteria.
4 – Parque do Cinquentenário (Parc du Cinquantenaire)
O Parque do Cinquentenário fica localizado a pouco menos de 3km da Grand Place. Ele é um conjunto de diversos jardins e monumentos espalhados por todos seus 300m², sendo a estrela principal o Arco do Triunfo, construído em 1880 em comemoração do 50º ano da independência do país.

Além dos jardins, você também pode visitar 3 museus: o Art & History Museum, o Autoworld e o Royal Military Museum. Com exceção do Autoworld, os outros museus não possuem bilheteria online, sendo obrigatória a compra presencial.
Art & History Museum (RMAH)
Valor do ingresso: 10,00 euros
Horário de funcionamento: de terça à domingo, das 10:00 às 17:00
Autoworld
Valor do ingresso : 12,00 euros (Tickets online)
Horário de funcionamento de Abril à Setembro:
– Todos os dias 10:00 às 18:00
Horário de funcionamento de Outubro à Março:
– Segunda à Sexta das 10:00 às 17:00
– Finais de semana das 10:00 às 18:00
Museu das Forças Armadas (Royal Military Museum)
Valor do ingresso: 10,00 euros
Horário de funcionamento: de terça à sexta-feira, das 10:00 às 16:00. Aos finais de semana e férias escolares, das 09:00 às 17:00
Agendamento: obrigatório realizar via email ([email protected]) ou telefone.
Dica: Se você conseguir, opte por ir à estes museus na 1ª quarta feira do mês, pois a entrada é gratuita à partir das 13 horas.
5 – Manneken Pis
Assim como o Atomium, o Manneken Pis, também conhecido como a estátua do menino fazendo xixi, é um dos símbolos mais marcantes e famosos de Bruxelas. Tanto é, que é possível encontrá-lo em forma de imãs, chaveiros e até chocolates em qualquer loja de souvenirs.

Por ser totalmente de bronze, ela se tornou alvo de diversas tentativas de roubo e vandalismo, sendo necessário passar por diversos processos de restauração. Sendo assim, o que você irá encontrar lá é apenas uma réplica, pois a original está exposta no museu da cidade (Brussels City Museum).
Para falar a verdade, sempre imaginei esta estátua um pouco maior, o que acabou me desapontando um pouco. Na rua em que a estátua está exposta há uma loja que possui uma versão de chocolate muito maior e que chama muito mais atenção!

Existem diversas lendas sobre a estátua e a motivação de sua construção, dentre as quais, uma dizia que um garoto acordou por conta do fogo e conseguiu impedir um incêndio no castelo do rei com o seu xixi. Verdade ou não, no mínimo é engraçado!
6 – Catedral de St. Michel e St. Gudula
A somente 600m de distância da Grand Place fica esta linda catedral dedicada aos padroeiros de Bruxelas: São Michel e São Gudula.

Além de toda a beleza da arquitetura, em seu interior você pode encontrar um impressionante órgão com mais de 4000 tubos e 4 teclados! Haja dedo pra tocar tudo isso!

Horário de funcionamento:
- Todos os dias: das 8:00 às 18:00
Valor do ingresso:
Entrada gratuita
7 – Basílica de Koekelberg
Considerada a quinta maior igreja do mundo, esta gigantesca basílica se encontra a poucos minutos da Grand Place. Devido ao seu tamanho, ela é sede para diversos eventos, além de abrigar dois museus, o Black Sisters Museum e o Modern Religious Art Museum.
Mas o que mais chama atenção mesmo é o Panorama. Aos 52,80m de altura, no topo da Basílica, você encontra uma galeria externa de onde é possível observar toda Bruxelas.

Horário de funcionamento:
- Igreja:
- Verão: das 8:00 às 18:00.
- Inverno: das 8:00 às 17:00.
- Panorama:
- Verão: das 9:00 às 17:30 com entrada permitida até às 17:00.
- Inverno: das 10:00 às 16:00 com entrada permitida até às 15:30.
- Black Sisters Museum:
- Somente às quartas-feiras: das 14:00 às 16:00. Necessário realizar agendamento da visita.
- Modern Religious Art Museum:
- De quarta-feira a domingo: das 14:00 às 16:00.
Valor do ingresso:
- Panorama + museus: 8,00 euros por pessoa.
- Somente museus: 5,00 euros por pessoa.
8 – Delirium Village
Curte cerveja? Então aqui é o seu lugar!
Eu não sou um fã assíduo de cervejas, então confesso que eu não entendo nada sobre o assunto, mas como meus amigos bebem, acabamos indo num dos bares da Delirium. Isso mesmo, um dos!

A rua Impasse de la Fidélité é totalmente dominada pela Delirium, fato que fez com que ela receba o nome de “Delirium Village“. Nesta rua, todos os bares são deles, sendo que cada um possui uma especialidade diferente, que vai desde Absinto até um bar com 150 marcas de cerveja e 300 de vodka.
O que nós fomos é um bar onde servem cerveja trapista, o Delirium Cafe. A decoração é sensacional e o pessoal do bar é super atencioso, então se você não sabe o que tomar, ou não entende nada de cerveja como eu, basta conversar um pouco e eles te recomendam algo que possa te agradar mais!
Horário de funcionamento (Delirium Cafe):
- Segunda à Quinta: das 10:00 às 04:00
- Sexta e Sábado: das 10:00 às 06:00
- Domingos: das 10:00 às 03:00
Museus e Brussels Card
Essa aqui não é uma dica de passeio em Bruxelas, mas é aquela dica caso você queira economizar nos passeios, especialmente se você gosta de visitar museus.
O Brussels Card é um cartão que te dá passe livre por 24, 48 ou até 72 horas para todos os 41 museus da cidade, bem como descontos em alguns restaurantes, bares e lojas.

Agora, se você não está muito afim de ficar indo a pé de um lado para outro na cidade, então você pode adquirir o Brussels Card + STIB. Com ele, além de todos os benefícios citados anteriormente, você ainda tem passe livre pelo metrô da cidade.
É uma ótima para aqueles que não curtem andar ou possuem mobilidade reduzida!
Valor do Brussels Card/ Valor do Brussels Card + STIB
- 24 horas: 29,00 euros / 37,00 euros
- 48 horas: 37,00 euros / 52,00 euros
- 72 horas: 45,00 euros / 64,00 euros
Outras atividades
Existem diversas outras atividades que você pode fazer na cidade, por isso acho que Bruxelas é uma ótima cidade, pois agrada a todos os públicos!
Não curte fazer tudo por conta? Então você pode adquirir um tour em grupo ou um tour privado, assim você não precisa se preocupar com o roteiro, além de ser levado para locais que somente os guias conhecem e ser inundado com a história dos lugares que for visitar.
Se você é um amante de cervejas, porque não fazer uma degustação de cervejas? Assim como, se você prefere doces, que tal um workshop para aprender a fazer o seu próprio chocolate? Afinal é uma ótima oportunidade para trazer de lembrança para alguém especial e dizer: “Olha só, fui até a Bélgica fazer este chocolate pra você!”.
Para saber mais sobre o que a Bélgica tem a oferecer, dicas de onde ficar, comer e até quando ir, você pode conferir este outro post Bélgica: O que fazer, onde ficar e quando ir.
Deixar comentário