Índice do post
Chile, país rico em natureza, com quase todos os tipos de clima do mundo e tão pertinho do Brasil! Se você ainda não foi para lá, leia esse post para conhecer mais desse país encantador.
O formato do país é um tanto quanto diferente, pois além de seus aproximados 4.200km de extensão, ele também é considerado como um dos países mais estreitos do mundo.
Um dos maiores motivos para você visitar o Chile se deve ao fato da sua beleza exuberante. Sendo que uma das características mais marcantes do país é a presença da Cordilheira dos Andes, que dá um ar todo especial às paisagens encontradas por lá. Os seus vizinhos são: Argentina, Peru e Bolívia.
Vamos falar um pouco das regiões do Chile:
- No Norte do país você pode conhecer San Pedro de Atacama, que possui o deserto mais árido do mundo. Além disso, a cidade possui um dos céus mais estrelados da Terra.
- Na parte Central está a capital Santiago e também outras cidades como Valparaiso, Viña del Mar e Valle Nevado.
- Ao sul se concentram os lagos e vulcões do país, sendo que as cidades Pucón e Puerto Montt são as mais procuradas pelos turistas.
- Mais ao Sul ainda está a Patagônia e a Antártica (sim! Parte dela é território Chileno), onde encontram-se os famosos glaciares.
- O Rapa Nui (Ilha de Páscoa) é um local que fica no meio do Oceano Pacífico e é famoso pelas estátuas de Moai.
Enfim, é um país com cultura, costumes, alimentação e geografia bem diferentes do Brasil! Dessa forma, vamos falar sobre as principais informações que você precisa saber antes de viajar para esse belo país.
Informações básicas sobre o Chile
Língua falada: Espanhol. É possível arriscar um pouco de português em alguns lugares, mas saber algumas coisinhas básicas de espanhol vai te ajudar muito!
Moeda: Peso chileno (CLP). Leve alguns pesos para ir do aeroporto até a sua acomodação e depois vá até uma casa de câmbio para trocar seus reais pela moeda local. Para quem estiver em Santiago, a rua Agustinas está cheia de casas de câmbio.
Segurança: De forma geral é uma cidade bem segura e nada nos aconteceu, mas como em qualquer local do mundo, você deve ficar alerta com seus pertences.
Fuso horário: O fuso em Santiago é UTC -4, ou seja, uma hora a menos do que o horário de Brasília. No entanto, entre Setembro e Abril, o país entra em horário de verão, fazendo com que não haja diferenças de horários com o Brasil. Mas fique atento para Ilha de Páscoa, pois lá o fuso é UTC -6, ou seja -3 horas em relação ao horário de Brasília.
Clima: O clima do país varia muito, sendo o norte um local mais quente e seco, enquanto que o sul é mais chuvoso e úmido. Os meses mais quentes são entre Outubro e Abril.
Desastres naturais: Ainda que raros, terremotos, erupções vulcânicas e até mesmo tsunamis podem atingir algumas cidades do Chile.
Direção: Para aqueles que vão alugar um carro, é importante dizer que a nossa CNH é válida sem necessidade de tradução. Mas mais importante que isso, é saber que o Chile possui política de zero álcool para motoristas.
Chip de celular: É bem fácil encontrar locais com wi-fi gratuito. Além disso, sempre baixamos os mapas no celular quando estávamos no hostel, então o chip não foi tão necessário assim. Mas se você realmente estiver precisando de um, a ViajeConectado possui opções para você já sair do Brasil conectado!
Alimentação: Os pratos mais comuns são: pastel de choclo, empanadas, chorrillanas, lomo a lo pobre e pratos a base de frutos do mar. Das bebidas, o pisco é uma bebida alcoólica muito famosa.
Informações sobre a entrada no país
Documentos necessários: Passaporte válido (com pelo menos uma página branca para carimbo) ou RG com foto atualizada (menos de 10 anos). Demais documentos como CNH, Certidão de nascimento, etc, não possibilitam a entrada no país.
Vacina: Não há necessidade de nenhuma específica para entrada no país.
Tempo máximo de permanência no país como turista: 90 dias
Entrada de animais domésticos: Permitida, desde que cumprida as regras do país.
Formulário de imigração: Ao entrar no país você receberá um formulário que você deve preencher. Guarde-o muito bem, pois é preciso apresentá-lo durante a saída do país.
Seguro-saúde: Não obrigatório, mas altamente recomendado uma vez que não há atendimento gratuito para estrangeiros. Então para evitar esse tipo de dor de cabeça veja como contratar um seguro com a Seguros Promo.
Contatos úteis no Chile
Nós nunca sabemos o que pode acontecer durante uma viagem, então deixe anotado essas informações em algum local seguro para possíveis emergências.
- Consulado-Geral do Brasil em Santiago: Endereço: Calle los Militares 6191. Santiago, Chile. Telefone: (562) 2820-5800 – Plantão Consular: (569) 9334-5103 (SOMENTE PARA EMERGÊNCIAS)
- Ambulância:131
- Bombeiros: 132
- Polícia (Carabineros): 133
- Resgate Marítimo: 137
- Resgate Aéreo: 138
Para quem quiser saber a melhor época para ir, como chegar e diversas outras dicas e informações, temos um post falando tudo sobre Santiago. Além disso, também temos o post com passeios para fazer em Santiago gastando pouco, em que damos várias dicas para você economizar na sua viagem por esse país incrível.
Deixar comentário