Índice do post
Antes de chegarmos em Melbourne, pensamos em alugar um imóvel aqui na Austrália direto do Brasil, afinal hoje em dia dá para se fazer tudo online. Mas uma das coisas que ouvimos foi: “Cheiro não aparece nas fotos”. Uma sábia dica dada por nosso amigo, caso contrário poderíamos ter entrado numa fria.
Se você está chegando na Austrália e está procurando um cantinho para ficar, esse post é para você! Vamos explicar um pouco de como funciona como fazer para alugar uma casa ou apartamento por aqui.
O que é uma Shared house e leasing
Para começar vamos falar o que é uma Shared house, Shared room e o Leasing.
A Shared House é uma casa compartilhada. Geralmente você vai ficar com um quarto para você ou pode compartilhar um quarto (shared room), pode compartilhar um banheiro ou ter um só para você, tudo depende do valor que você está disposto a pagar. Na shared house geralmente as contas são divididas por todos os moradores da casa ou o valor já está embutido no aluguel.
Leasing é quando você aluga o imóvel todo em seu nome diretamente com uma agência imobiliária. É possível pegar casas furnished (com móveis) ou não furnished. Você tem que pagar as contas a parte e dependendo, mobiliar a casa toda. É a mesma responsabilidade de ser um inquilino no Brasil.
Dica: Ao chegar na Austrália, opte por uma shared house. Além de ser mais barato, em geral, os custos de água, energia e internet já estão inclusos no pacote do aluguel. Sendo assim, seus gastos mensais ficam muito mais em conta do que no leasing, onde você deverá pagar tudo separadamente.
Termos usados no mundo do Real Estate na Austrália
Para começar, vou explicar um pouco sobre os termos utilizados nesse mundo imobiliário. Dentre os mais ouvidos estão short term, long term, bond e inspection.
Short/Long term
Estes são termos utilizados para determinar o tempo de aluguel do imóvel.
Short Term é usado para determinar períodos curtos de aluguel, geralmente de no máximo 3 meses, enquanto que o Long Term, serve para se referenciar a contratos de aluguel de no mínimo 6 meses.
Você verá muito estas nomenclaturas em anúncios de aluguel ou nas conversas com o locador do imóvel durante uma inspection.
Inspection
A inspection nada mais é do que uma visita ao imóvel para fazer uma “inspeção”, seja por conta própria ou através de uma imobiliária.
É uma ótima forma de conhecer o local e ver aqueles pequenos detalhes que as fotos não mostram, como algum mal cheiro, rachaduras, etc. Além disso, se você estiver alugando um quarto numa casa compartilhada, é bem possível que você já conheça as pessoas com quem irá morar, o que eu considero uma das partes mais importantes quando se divide uma casa.
No caso da inspection com uma imobiliária, o processo é um pouco diferente. O agente irá marcar uma data e todos os interessados no imóvel agendam a visita. Às vezes, devido ao valor chamativo, a inspection ocorre com inúmeras pessoas juntas. E no fim, você pode ter todos seus documentos, ficha limpa, tudo mais, mas quem irá decidir o novo morador é o dono do imóvel.
Bond
O tal do bond é uma espécie de cheque caução exigido em qualquer contrato de locação, seja ele short ou long term, sendo devolvido para você ao final do contrato.
No entanto, você só terá este valor de volta caso o imóvel esteja em boas (entenda perfeitas) condições no final do contrato. Qualquer probleminha que for identificado no imóvel, desde danos ou até mesmo um carpete sujo, será utilizado para ter parte ou todo o valor do bond descontado e você nunca mais verá a cor deste dinheiro.
Por conta disso, é muito comum ver gente buscando as limpezas de “end of lease”, que são um tipo de faxina mais pesada para garantir que você tenha o seu bond de volta.
Atenção: O valor do bond geralmente é de 2 semanas ou 1 mês de aluguel. Dessa forma, é preciso se planejar bem antes de alugar qualquer coisa. O ideal é ter o dinheiro do bond + valor do aluguel do primeiro mês para não ter nenhum sufoco financeiro.
Como fazer para pegar um leasing no seu nome
Para pegar um lease o processo é um pouco mais burocrático, então fiz o fluxograma abaixo para deixar o entendimento do processo mais simples.
Os documentos mais comuns a serem exigidos são:
- Bank statement: Extrato bancário
- os 3 últimos payslips (holerites)
- carta de referência de algum landlord (dono da propriedade) passado, caso você já tenha alugado algum imóvel anteriormente
- contato do atual empregador
Mas vale dizer que cada imobiliária/contrato pode pedir documentos ou informações diferentes, então a dica é prover o máximo de informações possíveis para que suas chances de obter sucesso aumentem.
Além disso, é possível alugar o imóvel no nome de mais de uma pessoa. No nosso caso, como aplicamos como casal, cada um de nós teve de mandar todos os documentos listados acima durante a aplicação.
Sites utilizados para alugar uma casa ou apartamento na Austrália
- Gumtree: Neste site você encontra de tudo, desde coisas novas, usadas, empregos e até imóveis para alugar. Por ser um site de classificados, os contatos são feitos diretamente com o proprietário do imóvel ou com alguém que está sublocando um quarto da casa.
- Flatmates: Neste site, você vai encontrar apenas casas compartilhadas, o que é ótimo para quem vem sozinho, pois você poderá dividir casa com pessoas do mundo todo. O legal é que você pode fazer o oposto, ou seja, cadastrar o seu perfil como “estou procurando um quarto” e se as pessoas gostarem de você, elas entram em contato.
- Airbnb: Muitos vem para a Austrália com um contrato de Airbnb para as primeiras semanas, afinal não é fácil arrumar um contrato de aluguel sem estar fisicamente aqui. O problema é que esta opção é muito cara, mas se for sua única opção, segue aqui um voucher de desconto (para primeira reserva) para te ajudar um pouquinho no início do seu intercâmbio.
- Facebook: Assim como o Gumtree, o Marketplace e grupos do facebook são ótimos para encontrar uma moradia. Sempre tem alguém procurando um flatmate para dividir os custos de uma casa. Aqui também é possível encontrar repasses de contrato, permitindo que você consiga uma casa inteira só para você mesmo que em um contrato de menos de 6 meses sem tanta burocracia.
- Real Estate: Aqui você só vai encontrar casas, apartamentos ou flats inteiros, sejam eles mobiliados, os chamados “fully furnished“, ou não. O processo é bem mais chato, conforme falamos no tópico acima, e geralmente o tempo mínimo de contrato é de 6 meses.
- Domain: Bem semelhante ao Real Estate, porém esse daqui você encontra propriedades para compartilhar.
Como é feito o cálculo do valor do aluguel
Nos anúncios de imóveis disponíveis para alugar você sempre verá o valor por semana, por exemplo, AU$350/week. Mas apesar disso, os pagamentos são sempre feitos mensalmente.
Para chegar ao valor mensal, é preciso fazer a seguinte conta:
Valor semanal x 52 (número de semanas do ano) e dividir tudo isso por 12. Sendo assim, no exemplo de AU$350,00/semana, o valor mensal a ser pago será de AU$1516,00.
Aqui neste vídeo, nós explicamos tudo isso e mais algumas outras coisas sobre o custo de vida aqui na Austrália.
Dicas a lo Pobre
- Se você estiver procurando um lugar para alugar numa cidade mais fria, não esqueça de ver o tipo de aquecimento da casa. Aquecedores elétricos são práticos, porém podem ser mais onerosos no final do mês, então se possível tente optar pelo aquecimento a gás.
- Assim que entrar no imóvel, tire foto de tudo. Manchas, amassados, especialmente de coisas que tenham algum defeito, pois isto é uma forma de assegurar que as coisas já estavam daquela maneira antes de você morar lá e garantir o seu bond de volta ao final do contrato.
- Se atente aos “Agreements” (acordos) que são feitos com o landlord, especialmente em relação ao tempo mínimo de aviso prévio antes de sair da casa. Caso você descumpra algum acordo, terá que pagar uma multa ou poderá receber o bond incompleto.
- Se você está vindo para a Austrália, recomendo que já venha com uma acomodação certa para pelo menos 1 mês. Assim você terá tempo suficiente para procurar um cantinho para ficar sem se atropelar e fazer um mal negócio.
Deixar comentário