Índice do post
Agora que as bordas estão abertas e a Austrália está recebendo estudantes e turistas, é necessário se atentar às novas regras, principalmente em relação a como comprovar sua vacinação de covid no país.
Neste post vamos mostrar o passo-a-passo para você fazer a conversão do comprovante internacional emitido pelo ConecteSUS para o comprovante de vacinação australiano.
No entanto, caso você não tenha tomado nenhuma vacina, será necessário fazer quarentena e seguir outras regras de acordo com as regras do estado. Além disso, muitos estabelecimentos e eventos aceitam somente pessoas que estejam completamente vacinadas, podendo em alguns casos, ser exigida até a dose de reforço.
Chegando na Austrália agora? Veja10 coisas para se fazer assim que chegar no país!
Vacinas aceitas pela Austrália
As vacinas aprovadas pela Austrália são:
- AstraZeneca Vaxzevria
- Pfizer/Biontech Comirnaty
- Moderna Spikevax
- Novavax NUVAXOVID
- Janssen-Cilag COVID Vaccine
- AstraZeneca COVISHIELD
- Bharat Biotech Covaxin
- Gamaleya Sputnik V
- Sinopharm BBIBP-CorV
- Sinovac Coronavac.
Comprovante da vacinação brasileira Covid-19 ConectSUS
Como exigência não só da Austrália, mas de muitos países da Europa, o país exige que o turista ou estudante mostre o comprovante de vacinação emitido em inglês.
Então se você optar pela versão digital, basta emitir o comprovante no próprio aplicativo do ConecteSus. Mas independente de qual versão de comprovante você optar, para que ele seja aceito pelo governo Australiano, as seguintes informações devem estar presentes:
- nome completo, da mesma forma que está no passaporte
- data de nascimento ou número do passaporte
- marca da vacina
- data de cada dose ou data que a imunização foi concluída.
Como linkar o comprovante de vacinação contra Covid no MyGov
Para ter o comprovante de vacinação Australiano, será preciso adicionar seu comprovante brasileiro no sistema “MyGov”. Um sistema do governo que reúne diversos serviços online como por exemplo Centrelink, IHI (Individual Healthcare Identifiers) e o ATO para Declaração de Impostos.
Então vamos ao passo-a-passo:
1. Primeiramente você deverá criar uma conta no “myGov“, através de um processo bem simples e auto guiado.
2. Em seguida, entre no site do myGov, clique em “Link another service” (imagem abaixo) e busque pelo serviço do IHI. Aqui é possível criar o número IHI e também atrelar este serviço à sua conta do MyGov. Mas caso prefira, é possível fazer tudo isso por telefone com um intérprete em português.
3. Assim que tiver seu IHI criado e linkado ao myGov, basta marcar um médico (o famoso GP) e ir na consulta presencial com seu número de IHI em mãos para que ele faça a linkagem do seu comprovante ao sistema australiano.
Pronto! A partir de agora, ao acessar o site do myGov, será possível visualizar seu histórico de imunização.
Comprovando o status da vacinação
Agora que você já tem o seu comprovante australiano, o ideal é baixar o aplicativo de “check in” de acordo com o estado que você estiver. Aqui em Victoria por exemplo, nós temos o Service Victoria, já em Queensland o app é o “Check In QLD” e assim vai de estado para estado.
Com estes aplicativos você faz o check-in nos estabelecimentos (quando exigidos) e também pode mostrar seu comprovante de vacinação sem a necessidade de fazer o login no site do myGov a todo momento.
Mas para facilitar ainda mais, também é possível acessar o myGov pelo celular, ir até o seu histórico de imunização e adicionar o certificado de vacinação na sua carteira do Google Pay.
Deixar comentário