Índice do post
Se você assistiu ao nosso vídeo do Youtube onde mostramos a Three Capes Track já deve estar se perguntando: Como é e como fazer esta trilha?!
A Three Capes Track é uma trilha de aproximadamente 46km que fica no Tasman National Park, na Tasmânia, Austrália. A trilha passa por algumas das paisagens mais espetaculares da Tasmânia, incluindo as impressionantes formações rochosas de Cape Hauy.
Ela é um verdadeiro paraíso para quem ama natureza e quer se aventurar em meio a paisagens que parecem intocadas pelo ser humano.
O que saber antes de iniciar a Three Capes Track
Antes de começar a caminhada, é importante saber que a trilha é desafiadora e requer uma boa preparação física.
Além do bom preparo físico, também é importante saber planejar e montar bem a sua mochila para fazer uma caminhada tranquila e segura.
Também é preciso dizer que há duas formas de fazer esta trilha. Pagando os (absurdos) AU$495,00 para ter a experiência completa, com direito a passeio de barco e lodges para pernoitar (com banho frio) durante a trilha OU de forma gratuita, dormindo em barraca e sem banho.
E é claro que nós optamos pela segunda opção. Também conhecida como FREE Capes Track.
Como é o percurso da Three Capes Track
A trilha se divide em 3 partes, tendo início em Fortescue Bay com parada em Bare Knoll, seguindo até Cape Pillar e finalizando passando por Cape Hauy até chegar em Fortescue Bay novamente.
O camping de Bare Knoll possui 8 grandes plataformas de madeira com capacidade para 2 a 3 barracas de uma ou duas pessoas.
Além disso ele possui um banheiro (sem chuveiro) e um reservatório de água da chuva. Ou seja, a disponibilidade de água no local é limitada.
Então assim que chegar em Fortescue Bay, procure saber com um ranger (guarda) ou através de avisos se ainda há vagas em Bare Knoll e como está o reservatório de água. Você não vai querer andar 8km e não ter onde dormir.
Se isto acontecer, minha sugestão (se possível) é dormir uma noite no camping de Fortescue Bay e iniciar a trilha no dia seguinte.
Mas se o problema for somente a água, considere levar uns litros a mais (falo mais sobre isso no tópico de o que levar para a trilha).
Parte 1 – Fortescue Bay > Bare Knoll (8 km)
Pouco tempo depois de iniciar a trilha, você verá uma casinha com um livro de registros.
É importante que você coloque seus dados corretamente e todos os dados do percurso que você irá realizar, como o trecho da trilha, data de início e previsão de volta.
Isto é para assegurar que caso algo aconteça, ou você não volte no tempo previsto, alguém vai sair em busca de você e seu grupo para resgate.
A trilha não é patrulhada, então esta é a única maneira de garantir a sua segurança.
Feito o registro, continue a caminhada até o acampamento. Apesar de não ser um terreno muito irregular, será uma subida praticamente constante.
Então como você vai estar carregando toda a tralha nas costas, vá com calma e no seu tempo.
Chegando no acampamento, monte a barraca, se estabeleça e este é o momento que você vai definir se vai fazer esta trilha em 2 ou 3 dias.
Caso tenha pique, pode fazer a parte 2 logo no mesmo dia, caso contrário, aproveite o resto do dia para descansar, você vai precisar.
Dica: Se você não quiser utilizar o banheiro deste camping, você pode andar mais 2 kms e ir até o Munro Campground. Este é o camping para quem paga os AU$495,00 e possui um banheiro bem mais “civilizado”. Mas ainda assim não é possível tomar banho! hehe
Parte 2 – Bare Knoll > Cape Pillar > Bare Knoll (20Km)
Agora é que começam as paisagens mais impressionantes da trilha. Esta segunda parte pode ser feita somente com uma pequena mochila de ataque para levar água e alguns snacks.
A primeira parada é logo no Munro Campground, que dá uma vista incrível para o litoral.
Seguindo em frente você vai seguir por um caminho muito mais fácil e repleto das chamadas walking boards (plataformas de madeira).
A partir daí boa parte do caminho será feito beirando os penhascos e passando por mirantes que proporcionam visuais incríveis do contraste das rochas com o azul do mar.
Continue assim até chegar na The Blade, uma enorme coluna de rochas que se ergue a praticamente 300m de altura (em relação ao mar) e proporciona uma das melhores vistas de toda a trilha. Mas apesar da altura, você terá que subir poucos metros para chegar no topo.
Dica: Apesar de ser uma subida fácil, antes da subida final, você pode deixar suas mochilas apoiadas nas pedras e fazer o percurso um pouco mais leve.
Seguindo mais 2 ou 3 kms você vai chegar no Cape Pillar, destino final desta parte. Depois é só voltar para o acampamento e descansar para o último e mais cansativo dos dias.
Parte 3 – Bare Knoll > Cape Hauy > Fortescue Bay (18km)
Acorde cedo para percorrer a última parte desta trilha.
Você terá que voltar parte da trilha que você fez no primeiro dia até o cruzamento da Old Cape Pillar Track com a Three Capes Track (aproximadamente 1.1km).
Em seguida, vá em direção ao Retakkuna Camping Ground, onde você vai encontrar outro camping (pago) com boa estrutura de banheiros caso você precise.
Agora vem o que eu considero uma das piores partes da trilha, pois apesar da floresta ser digna de um cenário do Senhor dos Anéis, este trecho é só subida. São aproximadamente 356m de ganho de altitude em apenas 2km!
Mas pelo menos depois disso, o caminho se torna bem mais plano até o momento de iniciar a parte final até Cape Hauy.
Ao chegar na placa que indica a direção para Cape Hauy (foto abaixo), deixe suas mochilas por lá e siga o caminho o mais leve possível. Leve apenas água, chapéu e alguns snacks.
Trilha até Cape Hauy
Este trecho leva em torno de 2 horas (ida e volta) que se inicia com uma grande descida que precede o primeiro desafio deste trecho. Uma enorme subida que te leva até o primeiro mirante da trilha onde é possível se sentar, tomar um fôlego e ter uma das vistas mais icônicas da Three Capes Track inteira.
De lá é possível visualizar quase todo o percurso até o final da trilha. Que no caso, é composto por mais uma descida seguida de uma escadaria que vai te levar para o ponto final.
No final do percurso você vai chegar no ponto alto de toda a trilha, o Cape Hauy. Um mirante que dá vista para as The Lanterns, duas formações rochosas inacreditáveis. As rochas brancas e o azul do mar formam uma das paisagens mais lindas e impressionantes que já vimos em nossas vidas.
O percurso levou aproximadamente 50 minutos de muito esforço, mas que o prêmio final fez valer a pena cada gota de suor.
Depois dos momentos de contemplação, é “só” voltar, pegar sua mochila e partir para a caminhada final até Fortescue Bay.
O que levar para a Three Capes Track
Visto que você vai caminhar a maior parte da trilha com a mochila nas costas, o ideal é levar pouca coisa e de forma eficiente. Então vamos a uma lista rápida e prática do que você precisa levar para a Three Capes.
Barraca e itens de camping
Opte por uma barraca leve e que tenha boa resistência à água. Não há necessidade de levar os pinos para prender a barraca no chão, pois as plataformas do camping possuem ganchos e correntes para você prender a sua barraca.
Além da barraca, você também vai precisar de diversos itens básicos de camping, que eu listo aqui neste post aqui.
Comida desidratada
2 pacotes por pessoa.
Comidas desidratadas tendem a ser caras (média de AU$15,00), mas geram refeições bem calóricas e pesam praticamente nada. Basta ferver a água, misturar no pacote da comida e voi lá, você tem um beef teriyaki pronto em alguns minutos.
Para economizar nós compramos dois pacotes de arroz pronto no mercado por apenas AU$4,50 cada. Então na hora da janta, nós (Eu e a Lidia) dividimos um pacote de comida desidratada e o arroz. Isso foi mais do que o suficiente para encher a barriga e repor as energias gastas.
Snacks
O ideal é levar coisas leves, de consumo rápido e que forneçam muita caloria, pois eles serão seus melhores amigos durante as longas caminhadas. Lembre-se que não há local no caminho para você sentar e preparar uma refeição apropriada.
Nós levamos 3 barras de chocolate (50g cada), 2 jerk beef (salaminho), 1 sanduíche (para o primeiro dia), amendoins, amêndoas e castanhas (250gr) pois elas são altamente calóricas e leves.
Estas quantidades foram por pessoa, mas eu e a Lidia não costumamos comer muito durante as caminhadas, então fica à seu critério de levar mais ou menos.
Água
O item mais importante de todos.
A quantidade que você vai ter que levar vai variar conforme o nível do reservatório de água do camping. Além disso, isso também vai depender do quanto você consome de água durante as trilhas.
Para nós, 3 litros por pessoa foi o suficiente, pois nos momentos em que estávamos no camping, fizemos uso da água do reservatório.
Caso o reservatório esteja vazio, considere levar pelo menos mais 2-3 litros cada.
Dica: Se você estiver fazendo uso de camelback como nós, considere levar pelo menos uma garrafa plástica para fazer a purificação da água com tabletes. Fazer isso no camelback não é muito prático.
Purificadores de água
Como a água disponível no camping é proveniente de chuva, é preciso tratá-la antes de consumir. Então o ideal é que você ferva ou use um clorin ou algo semelhante.
Estes tabletes são uma espécie de cloro sólido que você joga na água e depois de 30 minutos ela está pronta ser consumida. Mas a grande vantagem de fazer uso deles, é que você economiza gás para usar somente durante os momentos em que você vai realmente cozinhar algo.
Com isso, você diminui a necessidade de carregar uma lata extra ou grande demais de gás. Consequentemente, diminui também o peso total da sua mala.
É fácil encontrar isso em qualquer loja que venda equipamentos para camping ou até mesmo na amazon.
Posso fazer somente uma parte da trilha?
Sim! Se você não está com tempo, ou não tem pique para fazer o percurso todo é possível fazer somente o último trecho da Three Capes. Ou seja, você pode deixar o carro em Fortescue Bay e fazer a trilha que vai até Cape Hauy.
São aproximadamente 10km ida e volta de caminhada sem precisar de mochilas grandes, barraca ou toda esta tralha que eu listei aí em cima.
Quanto custa para fazer a Three Capes Track
Para quem vai fazer a trilha no modo free, bom, o custo é quase zero.
Como eu já falei neste post sobre o park pass, todo parque nacional da Tasmânia exige a compra de um park pass.
Mas como o custo do parkpass é por carro e não por pessoa, o valor não chega a nem 10% dos AU$495,00 da Three Capes Track Experience.
Onde se hospedar?
Como eu já falei neste Roteiro de roadtrip pela Tasmania, o único local com hotéis na região é Port Arthur. Local onde se encontra um dos presídios (desativados) mais importantes do país e que hoje é considerado patrimônio mundial pela UNESCO.
Então se você está afim de fazer somente a parte final da trilha, aproveite para combinar um passeio por Port Arthur e se hospedar em algum hotel da região.
Deixar comentário