Índice do post
Durante temporada de esqui na Austrália, nós tivemos a chance de ir visitar Falls Creek, um dos melhores resorts para se esquiar em Victoria!
Com aproximadamente 50 pistas diferentes, o resort agrada a todos, desde os que não fazem a menor ideia do que estão fazendo até os que já praticam o esporte com naturalidade.
Visto que somos do Brasil, é fácil saber em qual destes grupos nós nos encaixamos.
Mas não pense que isto é um problema! As pistas de iniciantes são bem tranquilas e não costumam ter pessoas “correndo”, então não há risco de ser atropelado. Pelo menos não aconteceu com ninguém do nosso grupo.
Então vamos ao que interessa e comece a separar suas roupas para ter um dos melhores finais de semana da sua vida!
O resort de Falls Creek
Em primeiro lugar, você vai precisar de um Resort Permit Entry, que seria o equivalente a um ingresso, cujo valor sai por apenas AU$55,00.
Mas o legal é que você só vai precisar de um por carro, independente de quantas pessoas estiverem dentro dele. Ou seja, indo em um carro cheio, o valor fica em AU$11,00 por pessoa.
Com ele você tem acesso ao resort, pode deixar seu carro no estacionamento e também usufruir da estrutura, bares e restaurantes durante toda a estadia.
“Ah que legal! Então só preciso disso e já posso esquiar o dia todo?”
Infelizmente a minha resposta é não.
O resort é dividido em 2 partes. A parte baixa, onde ficam a maior parte dos restaurantes e lojinhas. E a parte alta, onde ficam as pistas de esqui.
E é aí que a brincadeira começa a ficar mais cara. Para chegar à parte alta, você terá que comprar um lift pass, pois é impossível chegar lá a pé.
Atenção: Se você está alugando um carro, na hora de preencher o formulário para compra da entrada do resort, basta preencher o campo “car register” como RENTAL. Então quando você pegar o carro, basta ligar lá e pedir para atualizarem os dados.
Como funciona o Lift Pass em Falls Creek
O Lift Pass nada mais é do que um cartão que te permite subir e descer das montanhas sempre que desejar.
Ele é obrigatório, pois subir as pistas a pé está fora de cogitação. Além disso ser loucura e um cansaço imenso, você vai colocar a sua e a vida de outras pessoas em risco.
Por conta disso, você já deve imaginar que este é o item mais caro de todos.
Quanto custa um Lift Pass em Falls Creek
O custo do Lift Pass varia de acordo com dia da semana e quantidade de dias.
Por exemplo, se você for ficar apenas um dia no final de semana, ele vai te custar AU$185,00, enquanto que durante a semana, o valor já cai para AU$148,00.
Mas se você tem bastante tempo (e dinheiro), o valor da diária pode cair para até AU$122,57 caso adquira os pacotes de 7 dias.
Há pacotes de aluguel de equipamento + lift pass que acabam dando pequenos descontos, mas é preciso pegar a calculadora e ver se realmente vai valer a pena.
É possível encontrar inúmeras lojas de aluguel de equipamentos fora do resort, nas quais o custo do aluguel pode ser bem mais baixo, especialmente para quem quer passar apenas um dia.
Dica: Não deixe para decidir se vai usar o lift ou não lá na hora! Reserve o seu online, pois além de ser mais barato, o resort está com limite de visitantes por conta do Covid!
Onde alugar equipamentos de ski e snowboard
Há diversas lojas nas cidades próximas de Falls Creek onde você pode alugar tudo o que você precisa. Pranchas, esquis, capacete e até roupas se for o caso.
Para quem sai de Melbourne, as cidades mais próximas de Falls Creek são Bright e Mount Beauty. Nós alugamos em uma loja chamada Skiplus, em Mount Beauty.
Tivemos um atendimento maravilhoso, onde nos explicaram tudo o que precisávamos saber sobre as botas e como prender a prancha em nossos pés.
A diária do kit de snowboard (prancha, botas e bindings) saiu por AU$70,00, o que achamos um preço bem justo pelo equipamento utilizado. Não que eu seja um expert, mas pelo menos não eram marcas genéricas e estavam em ótimas condições.
Vale a pena dizer que para quem faz a reserva online na Skiplus e usar o código Rental2022 para receber um desconto de 10% no valor do aluguel. E assim como o lift pass, quanto maior for o período de aluguel, menor o valor da diária.
Como escolher seus equipamentos
Falando especificamente de Snowboard, há 3 coisas que você precisa prestar bastante atenção:
- Tamanho da bota: o dedão do seu pé precisa encostar na parte da frente da bota e o seu calcanhar também deve estar justo. Mas você não pode estar sentindo dor! Isto é importante para que você consiga fazer os movimentos da prancha com melhor precisão. Além disso, vale a dica para você fazer a bota da neve já com sua meia de neve!
- Tamanho da prancha: Ela precisa ter um tamanho que fique entre seu queixo e o topo do seu peitoral. Caso fique muito maior ou muito menor do que isto, a tarefa de controlar a prancha durante a descida vai ser bem mais difícil.
- Prancha encerada: A parte debaixo da prancha precisa estar encerada para que ela deslize corretamente na neve. Caso contrário, ela não vai deslizar bem e você vai passar mais tempo com a cara no chão do que o normal. Então basta soltar a pergunta “The board is already waxed?” e eles vão saber do que se trata.
Como fomos todos com snowboard, não sei dizer quais são as especificações do esqui, mas a loja que vai te alugar com certeza saberá qual o melhor equipamento para você.
Equipamentos Standard vs Demo/Performance
Em diversas lojas de aluguel você verá as opções de equipamentos Standard e Demo/Performance.
A diferença básica entre elas é que as versões Standard são equipamentos produzidos especialmente para aluguel. Em outras palavras, todas elas saíram da mesma forma e estão lá para serem alugadas.
Já as Demo/Performance são linhas de equipamentos mais bem trabalhados e que são produzidos para venda, mas as lojas colocam para alugar por um preço um pouco mais elevado.
Ambas vão funcionar e nós como amadores, dificilmente iríamos perceber a real diferença entre uma ou outra, mas mesmo assim acabamos indo na linha Performance.
Para você ter uma idéia, onde nós alugamos o kit standard saía por AU$50,00, enquanto que o Demo saía por AU$70,00.
Correntes
Além dos equipamentos de esqui/snowboard, você também terá que alugar as correntes para colocar nas rodas do seu carro.
Assim como as pistas de esqui, as pistas de asfalto tendem a ficar bastante escorregadias caso haja presença de gelo. Por conta disso, as correntes são obrigatórias, mesmo que seja para ficarem dentro do carro.
Mas não se preocupe, pois o valor das correntes é bem baixo. No mesmo lugar onde fizemos o aluguel dos equipamentos, nós alugamos uma corrente por apenas AU$20,00.
Roupas
Por último, mas não menos importante, você precisará de roupas específicas para neve.
Mesmo que você já tenha uma jaqueta ou calça a prova d’água, elas provavelmente não serão suficientes.
O custo do aluguel é bem baixo, coisa de AU$30,00 (calça + jaqueta). Mas a minha recomendação é que antes de alugar, você faça as contas. Há promoções em lojas especializadas o tempo todo e muitas pessoas vendendo este tipo de roupa no marketplace do Facebook ou Gumtree.
O mais importante é você observar o tamanho das roupas, pois elas são bem maiores do que o normal, especialmente as calças. Não estranhe se ficar sobrando, pois a bota de neve é extremamente grande e a calça precisa ser larga mesmo.
Além disso, elas não podem travar seu movimento. O esporte exige muita movimentação, então vista-se em camadas para se proteger bem do frio, mas sem virar um boneco de neve!
O capacete faz parte da sua vestimenta. Apesar de não ser um item obrigatório, nós recomendamos seu uso! Caímos diversas vezes e se não estivéssemos com ele, provavelmente não estaríamos aqui para escrever este post.
Assim como o capacete, luvas de neve não são itens obrigatórios, mas também recomendamos o uso pois o frio é extremo e acidentes irreparáveis podem acontecer se você não estiver usando uma!
Por fim, balaclava e óculos de proteção são itens essenciais para proteger seu rosto e olhos, tanto do frio e sol, quanto de qualquer outra coisa que possa voar da pista durante as descidas e quedas.
Aulas de Ski/Snowboard
Para aqueles que querem se aprofundar ou aprender da forma correta e sem cair demais, no resort de Falls Creek você pode optar por ter aulas de Ski ou Snowboard.
As aulas custam AU$77,00 e tem duração de 2 horas e meia. Nelas você vai aprender os princípios básicos do esporte para poder aproveitar melhor o resto do seu dia no resort.
O interessante é que você faz as aulas com pessoas do mesmo nível, então não vai ter que passar vergonha caindo sozinho!
Mas é óbvio que nós optamos por economizar nesta parte e acabamos fazendo as aulas de casa mesmo. Vimos bastante dicas de snowboard nos canais SnowboardProCamp e no Snowboard Addiction. Lá eles dão diversas dicas desde como fazer curvas, parar e até cair sem se machucar, sendo que estas são as mais importantes!
Epic Pass
Este aqui é para os que estão esbanjando e querem aproveitar a temporada de inverno ao máximo. O Epic Pass te dá passe livre para acessar o resort quando bem entender durante toda a temporada.
Claro, no momento há algumas regras a serem cumpridas por conta do Covid, mas o acesso é livre para os resorts de Falls Creek, Rotham e Perish aqui na Austrália e também em outros resorts no Canadá e Estados Unidos.
Além de garantir o acesso aos resorts, o passe para os lifts também estão inclusos, o que significa que você não terá de pagar mais nada além dos AU$1149,00. Uma pechincha! #SQN
Para maiores informações e saber tudo o que está incluso no Epic Pass, você pode acessar o site oficial.
Quanto custa ir para Falls Creek
Então agora vamos para a parte que todos devem estar se perguntando. Quanto sai a brincadeira?
Bom, se parar para pensar, não é tão caro frente à experiência que você vai ter!
Então vou deixar aqui uma tabela com os nossos gastos. Mas vale lembrar que estávamos em um grupo de 5, o que reduziu e muito os custos com aluguel de carro e gasolina.
Descrição | Valor (AUD) |
---|---|
Aluguel de carro * | 799,96 |
Combustível | 160,00 |
Hospedagem ** | 719,00 |
Lift Pass *** | 925 |
Resort Entry Permit | 55,00 |
Aluguel de Equipamentos | 350,00 |
Corrente para carro | 22,00 |
Total | 2049,00 |
Total por pessoa | 409,80 |
** 3 diárias em apartamento alugado
*** Lift pass para apenas 1 dia
Onde comer em Falls Creek
Se você não quer gastar fortunas, leve comida e deixe no carro, pois além de você ter acesso fácil aos carros, não há tanta necessidade de se preocupar com a conservação dos alimentos. Lembre-se, você vai estar numa geladeira natural.
Claro, não vá levar nada que estrague super rápido, mas levamos uns wraps de frango com maionese numa sacola de mercado mesmo e ninguém ficou com dor de barriga!
De qualquer maneira, o resort é cheio de restaurantes e bares nas vilas baixas, porém o preço não é muito atrativo. Nós comemos no Stingray, pedimos 2 x-salada com batata e refrigerante e o total foi de AU$57,00.
Ok, não foi o pior lanche do mundo, mas está longe de estar no top10 que já comemos aqui na Austrália.
Seja lá qual for sua opção, a empolgação de descer as montanhas é enorme, mas não se esqueça de parar para comer e se hidratar!
Onde se hospedar em Falls Creek
Caso você não esteja afim de pagar absurdos para ficar dentro do resort, você pode optar por opções mais baratas em Bright, que fica a 40 minutos de Falls Creek. Mas se você preferir, pode ficar em Mount Beauty que fica um pouco mais perto.
Onde se hospedar em Bright
Bright é uma ótima opção, pois além de estar bem no meio das principais montanhas para esquiar aqui de Victoria, a cidade conta com uma série de restaurantes e outras comodidades.
Só é preciso ficar atento ao horário, pois assim como tudo aqui em Melbourne, as coisas fecham super cedo (20 horas já está tudo fechando ou super lotado) e você pode ficar sem ter onde comer.
Alpine Sports Resort
Este é o lodge que ficamos. Os quartos tem capacidade para até 8 pessoas e são equipados com ar-condicionado/aquecedor, o que ajuda demais no frio do inverno!
Além disso, eles ainda fornecem roupa de cama e toalhas, o que é ótimo já que as roupas de neve irão ocupar bastante espaço na sua mala.
É uma das melhores opções para grupos grandes.
Motel Sierra Bright
- Quartos com banheiro privativo
- Próximo à avenida principal de Bright
- Para quem sente muito frio, as camas ainda dispõe de cobertores elétricos
Ficamos nest hotel e achamos bem confortável! O quarto também tem microondas, chaleira elétrica e alguns cafés instantâneos, bolachinhas e chás gratuitos.
Onde se hospedar em Mount Beauty
Mount Beauty fica um pouco mais próximo de Falls Creek do que Bright, no entanto, possui uma estrutura menor com menos opções de restaurantes e mercados.
A maior vantagem é que você terá que dirigir menos tempo depois de ter se cansado tanto subindo e descendo as montanhas.
Snowgum Motel
- Banheiro privativo com secador de cabelo
- Quartos bem espaçosos
- Aceita Pets
Snow View Holiday Units
- Apartamentos inteiros com cozinha, banheiro quartos e até churrasqueira
- Próximo à rodovia, facilitando o acesso de ida e vinda do hotel
- O hotel ainda oferece piscina e banheira de hidromassagem como opções de lazer
Dicas a lo Pobre
- Se você é uma pessoa muito friorenta, recomendo que quando fizer a parada para alugar os equipamentos já coloque suas roupas de neve! Desta forma, ao chegar no resort você não congela assim que sair do carro.
- Não se concentre apenas no resort! Há outros pontos de parada entre Melbourne e Falls Creek, como o Mount Buffalo por exemplo, onde você encontra diversas trilhas e mais neve para brincar. Inclusive foi lá onde montamos nosso primeiro boneco de neve da vida! Então se possível, separe um tempinho para curtir este lindo lugar também!
- Não deixe de passar protetor solar no rosto e use protetor labial com constância! Os lábios queimam muito, especialmente se você não estiver usando balaclava.
- Uma vez por ano, antes da temporada da neve iniciar, o mercado Aldi faz uma mega promoção de roupas e coisas de neve. Foi nesta promoção que compramos nossas roupas, capacetes, luvas e até óculos! Então se você resolver ir mais de uma vez para a neve, talvez vale mais a pena comprar tudo ao invés de alugar.
4 Comentários
Deixar comentário