Índice do post
Estudar inglês na Austrália vai muito além de ir até a escola para aprender uma nova língua. Vir para cá é vivenciar o dia a dia e ter uma imersão completa no idioma, enfrentando todas as situações e dificuldades que você possa imaginar. Arrumar um emprego, pedir uma informação e assim vai.
Então se você ainda está na dúvida sobre vir para a Austrália ou não, te digo que é uma ótima ideia e aqui vou dar o meu relato. Além disso, vou contar coisas que você deve ou não fazer caso queira elevar seu nível de inglês e fazer o intercâmbio valer a pena! Vale lembrar que eu estudei inglês em uma época de pandemia e só tive duas semanas de aula presencial.
Preparação para o intercâmbio antes de sair do Brasil
A preparação para estudar inglês na Austrália já começa antes mesmo de sair do país e envolve algumas horas de pesquisas. Afinal, o investimento de tempo e dinheiro não é baixo.
1 – Escolha uma boa escola de inglês
A primeira recomendação é que você escolha a escola através da indicação de algum conhecido ou procure ajuda nas comunidades do Facebook como “Estudantes brasileiros em Melbourne” ou “Brasileiros em Sydney“, coisas do tipo. Claro, a opinião sobre a qualidade de uma escola pode variar dependendo de cada pessoa, assim como sua metodologia e material utilizado em aula. Mas de forma geral, as escolas de inglês acabam sendo bem parecidas. Uma coisa que pode mudar é a carga horária de uma escola para a outra.
Eu estudei inglês na Greenwich College em Melbourne e gostei muito. A infraestrutura da escola, secretaria, professores e material didático me atenderam muito bem. Mesmo durante a pandemia, a escola teve uma rápida adaptação para o sistema online para atender os alunos de forma eficaz. Uma das regras da Greenwich é que você deve falar inglês 100% do tempo dentro da escola, sendo até passível de advertência caso seja pego falando na sua língua nativa ou outra que não o inglês.
2 – Escolha o melhor período de estudos para você
Assim como a prática de exercícios, cada pessoa possui um horário mais apropriado para estudar. Há pessoas que aprendem muito bem durante o dia, enquanto que outros preferem o período noturno. Então seria um pouco errado eu dizer que estudar durante o dia é a melhor opção, pois isso depende de cada pessoa.
Assim que cheguei, minhas aulas começavam às 09:00 e iam até as 15:00 de segunda à quinta, mas depois acabei trocando para o período da tarde, indo das 16:30 às 21:00 de segunda à sexta. Tive que fazer esta troca para ter um pouco mais de flexibilidade e poder trabalhar durante o dia.
Vantagens de estudar durante o dia: a minha sensação é que eu participava mais das aulas e tinha mais vontade de questionar. Como a cabeça estava fresca, eu conseguia pensar com mais clareza.
Desvantagens de estudar durante o dia: Se você pretende trabalhar em um café, com limpeza de casas ou até mesmo construção, estudar de manhã poderá limitar um pouco as suas oportunidades de trabalho, pois a grande maioria das vagas são para este período.
Desvantagens de estudar durante a tarde/noite: a impressão que eu tive é que a aula não rendia tanto. Não só eu, como os alunos estavam cansados devido ao trabalho e isso não dava tanta dinâmica na aula, mas isso depende também da sua turma.
Veja o que é melhor para você, as suas prioridades e se não gostar, é só solicitar a troca na sua escola.
3 – Faça um curso básico de inglês no Brasil
Pode parecer um pouco contraditório ir para outro país para aprender inglês e ter que fazer um curso antes, porém é algo que facilitou muito na minha adaptação, principalmente nas primeiras semanas e também para conseguir um emprego.
Quando eu era adolescente, fiz aulas de inglês particular, com turmas de no máximo 6 alunos e foi uma época que aprendi muito. Assim como muitos brasileiros, aprendi a língua, porém não usava no meu dia-a-dia para nada. Via filmes, séries e ouvia músicas em inglês, porém quando viajávamos eu sempre tinha muita vergonha de falar e o Thiago quem sempre pedia as coisas para mim. Quando decidimos vir para a Austrália, fizemos 2 meses de aula particular em casa e o meu inglês destravou. Percebi que eu só precisava de auto confiança e cheguei aqui com um nível bom.
Se seu inglês é zero, recomendo que estude algumas frases básicas para pelo menos conseguir chegar na Austrália e se virar nos aeroportos que terá pelo caminho ?
Durante o seu período de intercâmbio na Austrália
Chegando na Austrália, tudo parece diferente. O que você aprendeu no Brasil parece um inglês e na terra dos cangurus parece uma outra língua, isso tudo por conta das gírias e da maneira que eles falam. Conheço pessoas que são fluentes em inglês que chegaram aqui e acharam o inglês australiano bem desafiador, então não fique decepcionado se isto acontecer com você! É completamente normal!
1 – Participe das aulas eletivas
Se seu objetivo realmente é aprender inglês, participe de quantas aulas aguentar. Muitas escolas dão aulas que vão além do horário regular da grade. Quanto mais você se expor à língua, maior a sua chance de aprender coisas novas. Além disso, as aulas eletivas são uma boa oportunidade para fazer amizades, afinal, o intercâmbio não é só estudar e sim trocar experiências e vivenciar novas culturas!
2 – Pratique inglês fora da escola
Uma das melhores formas de aprender inglês é praticando. Na escola você irá aprender a gramática, pronúncia, melhorar sua escrita, entre outras coisas. No entanto, é no dia-a-dia que o bicho pega, pois não haverá nenhum professor ao seu lado quando você tiver aquela dúvida.
Eu fiquei em um emprego temporário em que eu fazia limpeza de locais públicos e trabalhei por cerca de 20 horas semanais com estrangeiros. Nesse emprego fiz amizade com uma estoniana e enquanto trabalhávamos, conversávamos sobre tudo, por conta disso senti que meu inglês deu uma boa alavancada.
Caso consiga escolher, opte por trabalhar em empregos que exijam que você fale bastante em inglês. Garçom/garçonete, barista, vendas são opções em que você terá bastante contato com pessoas e público de forma geral.
Outro ponto interessante é dividir casa com estrangeiros. Apesar de vivenciar uma cultura diferente da sua, o que pode ser bom ou ruim, você também será obrigado a falar em inglês em casa. Já pensou você cozinhando o seu jantar conversando em inglês com seus flatmates (companheiro de casa) sobre como foi o seu dia? Chique não?
3 – Faça amizade com estrangeiros
Ao chegar na escola de inglês você conhecerá muitos colombianos, brasileiros, europeus e também asiáticos. A nossa tendência é ficar próximo a pessoas que falam a nossa língua, principalmente quando não entendemos muito inglês. Mas já te falo que esse é um grande erro, que por sinal, é o próximo tópico logo abaixo.
Os maiores erros dos estudantes internacionais durante um intercâmbio
Ter medo de errar: Este é um, senão o maior dos erros. Não deixe a falta de confiança no seu inglês te travar ou impedir de conversar com os outros. Quando as pessoas percebem que seu inglês é básico, elas tem paciência para tentar te entender e falam mais devagar. E se mesmo assim você ainda não entender nada, não tenha vergonha e peça para repetir, simples assim! Errado não é errar e sim deixar de tentar!
Socializar apenas com brasileiros: É muito confortável não precisar falar em inglês e estar em uma roda de amigos brasileiros. Mas não torne isto uma regra! Na Austrália há uma enorme chance de você fazer amizade com pessoas do mundo todo, então aproveite para aprender sobre outras culturas. Além da troca de experiências, esta é a melhor forma de você se forçar a falar em inglês.
Ter vergonha: Fale para fora! Só porque não é sua língua nativa, não quer dizer que você precisa ter vergonha de você mesmo. Há pessoas que se sentem julgadas pelos colegas de classe ao ler uma frase em voz alta ou fazer aquela pergunta que parece idiota, mas lembre-se que todos estão lá com o mesmo intuito que você, ou seja, aprender!
Ficar preso à gramática: Quando se está na sala de aula é super importante aprender e usar a gramática corretamente. Isso vai te ajudar a criar frases e tudo mais. No entanto, em conversas do dia a dia, se tentar seguir a gramática ao pé da letra, você vai travar. Lembre-se que o importante é que se você está passando a mensagem que quer, está ótimo! Conforme seu inglês for evoluindo, você começa a se corrigir naturalmente.
Para ter um intercâmbio de sucesso na Austrália, veja o post que fizemos com as 10 dicas para se dar bem no Intercâmbio na Austrália.
Deixar comentário