Índice do post
Por mais que a Bélgica seja um país fácil de se passear a pé, em determinados momentos será preciso usar o transporte público. Então neste post, vou explicar como ele funciona e como você pode fazer para economizar, nem que sejam alguns poucos euros durante a sua visita ao país.
Aviso: se você quer algo mais direto e reto, sem saber como cada uma das tarifas funciona, pule direto para a tabela comparativa. Lá dou um comparativo de preços e falo qual a melhor opção com base no número de viajantes, dia da semana e destino.
Rede de transporte da Bélgica
Em primeiro lugar, vamos dividir a rede de transporte em duas: SNCB e MVIB-STIB. A primeira é responsável por operar os trens que interligam as cidades, enquanto que a segunda é a que opera dentro da região metropolitana de Bruxelas.
Em seguida, nós temos os diferentes tipos de tarifas que são bem chatinhas de entender, mas eu explico com calma cada uma delas.
Dica: Não jogue seus bilhetes fora! Durante as viagens de trem, principalmente se você estiver indo para outras cidades, é comum ter fiscais pedindo para checar os seus tickets. Além disso, em determinadas estações é necessário apresentar o ticket novamente para que a catraca abra e você possa sair.
Tarifas de trem – SNCB
São diversas tarifas diferentes, mas para nós turistas, as mais importantes e relevantes são: Standard, Rail Pass e Weekend Pass.
Tarifa Standard
Diferente do Brasil, as tarifas Standard são baseadas na distância percorrida.
Este tipo de tarifa vale mais a pena para quem vai fazer uso dos trens para distâncias curtas, mas para quem vai para outras cidades, especialmente durante o final de semana, há alternativas muito mais atraentes que eu falo mais abaixo.
Valor: de 2,50 a 21,50 euros.
Rail Pass
Este tipo de bilhete te dá direito a 10 viagens de trem pela rede SNCB, independente da distância.
O legal é que o passe é transferível, ou seja, se você estiver em 2, 3 ou até 10 pessoas, basta comprar apenas um Rail Pass para todos. Então no momento de passar nas catracas, você terá que bater o cartão o número de vezes referente ao tamanho do seu grupo. Por exemplo, para 3 pessoas, você vai passar o cartão 3 vezes e assim por diante.
Valor: 86,00 euros para segunda classe, 131,00 euros para primeira classe.
Weekend Pass
Esta opção é uma ótima para quem vai viajar entre cidades durante o final de semana.
A Bélgica oferece uma opção de transporte que é o Weekend Ticket, onde todas as passagens saem por 50% do valor da tarifa Standard, durante todo o final de semana, começando às 19 horas da sexta feira.
Mas só para esclarecer, o desconto só é aplicado em cima do montante que exceder a taxa mínima de 2,50. Por exemplo, de forma simplificada, uma viagem que te custaria 20 euros na tarifa Standard, com o Weekend Pass ficaria 2,50 + (17,50/2) = 11,25 euros.
Então uma viagem de trem ida e volta para Bruges que sairia por 28,80 em dias normais, cai para 15,60 euros.
Valor: de 2,50 a 10,75 euros
Tarifas MVIB-STIB
Falando especificamente de Bruxelas, a rede de transportes é composta por metrô, trams e ônibus.
É importante ressaltar que esta rede cobre todos os pontos turísticos que eu já citei no post do que fazer em Bruxelas.
Assim como a rede de trens, o STIB-MVIB tem diversas (um total de 12) tarifas diferentes, mas o que realmente importa para nós são: STIB-MIVB 1 Journey e STIB-MIVB 1 Day.
STIB-MIVB 1 JOURNEY
Diferente dos trens, a tarifa aqui é calculada por viagem e não por distância. Eles são a opção mais em conta para quem vai usar o transporte público poucas vezes e está viajando em poucas pessoas.
Estes tickets podem ser comprados em quaisquer totens e te dão direito a uma única viagem dentro da rede metropolitana.
Valor: 2,10 euros
STIB-MIVB 1 DAY
Se você pretende usar o transporte público por pelo menos 4 vezes num único dia, então vale a pena comprar o STIB-MIVB 1 DAY.
Com ele você pode fazer viagens ilimitadas dentro de um intervalo de 24 horas a partir do primeiro uso, ou seja, se você usá-lo pela primeira vez às 17 horas de um dia, ele vai funcionar até as 17 horas do dia seguinte. Dependendo do seu roteiro, dá para tentar economizar uns trocados com passagem!
Valor: 7,50 euros
Viajando de ônibus
Na maioria dos casos, os ônibus são a melhor opção para viajar entre as cidades da Bélgica.
Como eu já falei no meu post de tudo sobre a Bélgica, uma viagem de Bruxelas para Bruges por exemplo, pode sair por apenas 19,00 euros contra 28,80 para quem vai de trem durante a semana. A diferença chega a ser maior ainda quando se trata de Antuérpia, onde a diferença chega a ser de quase 50% a menos.
Mas este cenário pode mudar um pouco se a viagem for feita durante o final de semana, pois como eu citei lá em cima, com o Weekend Pass dos trens, os valores caem bastante e podem ser mais atrativos.
As melhores opções de preços são da Flixbus, uma empresa de ônibus lowcost super famosa na Europa.
Qual a melhor opção de transporte público na Bélgica?
Para andar dentro da região metropolitana de Bruxelas, só é preciso se preocupar com o número de viagens que você pretende fazer no dia. Se este número for maior que 3, então a melhor opção é o STIB-MIVB 1 DAY, caso contrário vá de STIB-MIVB 1 JOURNEY.
Mas para quem vai sair de Bruxelas e ir até Bruges e Antuérpia, a resposta não é assim tão óbvia. Então para te ajudar a escolher, aqui vai um gráfico que resume este post inteiro.
Um site que eu uso bastante para fazer este comparativo de preços entre trem, ônibus e avião é o Omio. Com uma única busca você já vai ter num só lugar a comparação de preços dos 3 tipos de transporte e pode comprar tickets no próprio site. Já me fez poupar uma boa grana!
Como ir do aeroporto até Bruxelas
Para quem chega em Bruxelas pelo aeroporto, é importante saber que os preços das passagens são diferenciadas se comparadas com as tarifas normais citadas neste post.
Mas pelo menos não sofrem variação com relação ao dia da semana, tendo uma tabela de preços muito mais simples.
Go2City – 1 Journey
Com este ticket você pode utilizar a linha 12 dos ônibus que partem do aeroporto (BRU) para o centro da cidade.
A desvantagem em relação aos trens, é que você terá que descer na estação Trône e andar mais 12 minutos para chegar na estação central. Então se você estiver com muitas malas, isto pode ser um problema.
O meu conselho neste caso, é usar mochila! Não gosta da ideia? Leia o nosso post onde fazemos um comparativo entre mala e mochila para te mostrar os benefícios de usar uma!
Valor: 7,00 euros se comprado nos totens ou 8,00 euros se comprado diretamente no ônibus
Go2City – 10 Journeys
Com a mesma lógica do 1 journey, este bilhete te dá direito a 10 viagens. Mas para poder utilizá-lo, você terá de adquirir um cartão MOBIB Basic Card, como se fosse um bilhete único de São Paulo.
Mas ele só é vantagem para as pessoas que estão viajando em grupo, especialmente em 5, pois o valor pode ser dividido e a ida e volta do aeroporto fica muito mais barata.
Valor: 46,00 euros + 5,00 euros do MOBIB Basic Card
Airport line – train
Esta é a linha do metrô que liga o aeroporto até a cidade.
A principal vantagem é que ele te deixa já na estação central e você não vai precisar andar para chegar lá. Claro, talvez você precise pegar uma condução ou outra até seu hotel, mas isso vai acontecer independente da condução escolhida.
De qualquer maneira, esta opção é a mais confortável para quem está com muitas malas.
Valor: 9,10 euros ou 18,20 euros para viagem ida e volta.
Deixar comentário