Índice do post
Com os acontecimentos dos últimos anos, a road trip tornou-se um dos estilos de viagens mais buscados entre os viajantes. Mas organizar uma road trip vai muito além de simplesmente jogar a mala no carro e sair dirigindo.
Claro, este é um dos modos, mas para que nada dê errado e ter um melhor aproveitamento do percurso, é preciso muito planejamento e organização.
Então é por isso que resolvi montar este post para te ajudar a organizar de forma prática e eficiente a sua primeira (ou próxima) road trip.
Defina o destino, duração e pontos de parada da sua road trip
O primeiro passo é definir qual destino e percurso você quer realizar. Em segundo lugar, é importante que você defina quanto tempo quer ficar viajando, só assim será possível determinar qual distância será percorrida durante a viagem.
Não quer perder tempo montando o roteiro? Aqui no blog nós temos um roteiro prontinho de 12 dias de road trip lá em Queensland, indo e voltando de Brisbane até Airlie Beach. Além disso, temos vários vídeos no YouTube falando sobre diversos pontos de parada desta viagem, confere lá!
A partir daí a minha estratégia é olhar tudo o que você tem para fazer no caminho. Abra o Google Maps, pesquise em blogs, sites e marque tudo no Mymaps do Google.
Depois classificamos os passeios como imperdíveis ou alternativos (aqueles que faríamos se desse tempo ou se sobrasse dinheiro). Em seguida, vemos qual o melhor caminho e estratégia para visitar o maior número de locais possíveis.
Atenção: Por mais que a ideia de estar livre para ir e vir para onde quiser seja tentadora, tente organizar seu roteiro de forma otimizada. Ao chegar numa cidade, procure fazer as coisas mais próximas e evite pegar estrada à noite, pois os locais onde você irá pernoitar podem ter limite de horário para check-in.
Faça uma boa distribuição da km percorrida
Assim que você definir os pontos de parada, é hora de organizar o que será visitado e determinar quantos kms serão percorridos em cada dia.
A minha recomendação é que você faça trechos de 3 a 4 horas (300-400km) por dia. Desta forma, haverá tempo suficiente para curtir os destinos e você não vai ficar tão cansado de dirigir, especialmente se for o único motorista.
Dica: Para evitar a fadiga, “quebre” o seu caminho no GPS. Quando houver necessidade de dirigir 400km, direcione seu GPS para algo no meio do caminho, um posto de gasolina por exemplo. Chegando lá, você remarca o GPS para o destino final. Parece bobagem, mas ver que faltam apenas 180km ao invés de 400km é mais animador e faz com que você não se canse tanto.
Escolha o carro conforme as estradas da road trip
Imagine que boa parte da sua road trip vai passar por um deserto, ou áreas com estradas de terra e cheias de buraco.
Então estude bem o caminho a ser percorrido e veja se o tipo de carro que você tem é condizente com a viagem que você pretende fazer. Caso vá para regiões mais praianas, considere alugar um 4×4, pois com elas é possível acessar regiões mais “hostis” sem risco de atolar.
A pior coisa é alugar uma van 4×2 e ter ela atolada em meio a um lamaçal, pois além de ter que chamar um guincho para te buscar no meio do nada, você ainda terá de pagar uma multa pesada para a locadora.
O que levar em uma road trip
Em geral, você só precisa levar suas roupas, alguns itens que podem deixar sua viagem mais confortável, econômica e obviamente, comida.
Durante uma longa viagem, quanto menos coisas esquecemos, mais economizamos. Então fizemos um check list com os itens que você precisa levar na sua road trip. Além disso, coloquei uma aba com ideias de comidas que você pode comprar para fazer suas refeições. Temos também o vídeo sobre Coisas que você precisa levar em toda viagem, onde falamos sobre alguns itens que colocamos no nosso check list.
Pesquise o que vem na Campervan
Mas antes de fazer a sua mala, é necessário saber o que vem dentro da Campervan. Aqui na Austrália, a empresa que alugamos a campervan possuía todo o equipamento necessário. Como por exemplo, panelas, copos, talheres e pratos, travesseiros, sacos de dormir e jogo de cama.
Obs: No nosso caso os sacos de dormir estavam cheirando muito mal, pois tinham sido guardados ainda úmidos. Então fica a dica para levar o seu caso você vá fazer este tipo de viagem durante o inverno ou verifique as condições dos itens antes de sair da locadora.
Além disso, a empresa também aluga diversos itens. Nós pegamos cadeiras de camping e o carregador veicular USB. Este último item foi muito útil e totalmente recomendável que você tenha para sua viagem. Já as cadeiras eu não recomendaria, pois usamos apenas uma vez e acabou sendo um gasto desnecessário.
Planeje a viagem de acordo com o clima
Passar frio ou calor dentro do carro pode ser totalmente desconfortável e te tirar do sério.
No caso do frio, além de verificar se o saco de dormir já está incluso no aluguel do carro, veja também se ele é adequado para a temperatura do seu destino. Caso contrário, leve um da sua casa.
Já para o verão, é altamente recomendo um ventilador USB recarregável, pois fará o ar de dentro do carro circular. Caso você tenha, leve ou alugue uma tela de mosquito para carro. Dessa forma você pode ficar com a porta do carro aberta sem ter medo de ser massacrado pelos insetos.
Dica: Mesmo que você esteja em um local com energia elétrica e ligue a fonte do carro, a bateria principal não será carregada. Ou seja, mesmo com o carro ligado na tomada, deixar o ventilador/ar condicionado ligado irá drenar a bateria e você não vai conseguir mais ligar o carro!
Planeje sua mala de roupas
Assim como toda viagem, não há necessidade de levar roupa para todos os dias. Durante a sua passagem pelos campgrounds, alguns serão mais estruturados, dando acesso à lavanderias por valores bem acessíveis.
Você não deve exagerar devido ao espaço limitado dentro da campervan. Apesar de ser uma casa móvel, ela não possui tanto espaço para colocar muitas malas e dormir em meio a tanta bagunça é um tanto quanto desagradável.
Dica: leve muitas moedas de 1 e de 2 dólares, pois a maioria das máquinas aceitam apenas moedas.
Como fazer uma road trip barata
Mesmo que pareça uma ideia de viagem super em conta, ela ainda pode sair bem mais cara do que você imagina caso não tome certos cuidados.
Então vou listar algumas coisinhas que podem ajudar você a economizar mais durante sua road trip.
Você não precisa de energia todos os dias
A não ser que você esteja em um motor home com geladeira e sem painel solar, você não vai precisar de locais com energia elétrica todas as noites.
As campervans por exemplo, são equipadas com uma bateria extra, a home battery, direcionada apenas para alimentar os plugs USB. Isso é mais do que suficiente para carregar seu celular, câmeras e quaisquer outros gadgets. Locais com energia elétrica podem ser até 30% mais caros, então o ideal é que você faça paradas alternadas entre locais com e sem energia elétrica.
Abasteça somente nas grandes cidades
Fique de olho no ponteiro do combustível e sempre encha o tanque antes de sair das grandes cidades. Os preços serão bem mais amigáveis e convenhamos, você terá que abastecer de qualquer forma.
Então mesmo que você ainda tenha meio ou 3/4 de um tanque, abasteça. Afinal, mesmo que o combustível seja o suficiente, podem haver imprevistos ou até mesmo algo interessante no meio do caminho que faça você desviar um pouco da estrada e tenha que andar mais do que o planejado.
Para se ter uma noção, quando estávamos viajando aqui na Austrália, os preços nas cidades ficavam na média de AU$1,60 por litro, enquanto que na estrada chegamos a pagar AU$1,75. Isso significa 10% mais caro!
Utilize a estrutura do camping
Caso seu carro não tenha uma geladeira e apenas um cooler, preocupe-se em comprar gelo apenas para os momentos em que você for se deslocar.
Muitos campgrounds possuem geladeiras comunitárias onde você pode deixar suas comidas, então ao chegar no campground, coloque todas as coisas em uma sacola com nome e coloque na geladeira. Não há necessidade de comprar gelo só porque você está com um cooler no carro.
Dica: Considere comprar sal grosso e álcool. Misturar estes 2 itens ao gelo, vai fazer com que ele derreta mais devagar e você consegue economizar um pouquinho mais.
O mesmo vale para o fogão. Algumas campervans vem equipadas com um fogão ou possuem um fogão de camping. Mas neste caso, você terá que fazer uso de gás enlatado, o que queira ou não, acaba sendo um gasto extra.
Então opte por usar o fogão que o próprio camping disponibiliza para você, desta forma, além de não deixar seu carro cheirando a fritura, você também economiza gás!
Leve algumas coisas da sua casa
Durante a viagem você irá cozinhar uma vez ou outra, com isso algumas comidas podem sobrar. Dessa forma, considere levar algumas tupperwares com borracha de vedação ou saquinhos plásticos do tipo Zip lock.
Da mesma forma que você irá cozinhar, você também pode levar alguns itens como óleo, sal e temperos de suas preferência.
Coloque detergente naquelas embalagens pequenas de viagem. E já aproveite e faça o kit completo e pegue uma esponja para lavar a louça.Outra coisa que você poderá precisar é do sabão em pó. Coloque dentro de um pote bem fechado e identificado. Prendedor de roupa é muito útil, tanto para pendurar umas roupas dentro da van como para uso nos campgrounds.
Deixar comentário