Índice do post
Há 40km do centro de Melbourne está localizado o Dandenong Ranges National Park. Com muitos animais, plantas, flores e trilhas, esse local merece uma atenção especial, pois de acordo com a época do ano a paisagem pode mudar completamente e te surpreender mais e mais a cada visita.
Apesar do terreno montanhoso, Dandenong Ranges não possui grandes picos como outros locais aqui de Victoria, sendo que seu pico mais alto, o Mount Dandenong, possui apenas 633 metros de altura. Além disso, das trilhas que fomos por aqui, posso dizer que a região de Dandenong é a que mais se assemelha com as trilhas do Brasil.
O que fazer em Dandenong Ranges
São muitas as opções de entretenimento, entre elas podemos citar: trilhas para todos os níveis físicos, passeio de trem, contemplação dos diversos jardins da região e assim vai. Com tantas opção, é impossível conhecer tudo no mesmo dia, então com certeza você terá de ir mais de uma vez pra lá!
1000 steps
Também conhecida como Kokoda Track Memorial Walk, esta é uma das trilhas mais populares (e cheias) da região. Ela possui um total de 3km de percurso, com quase 1000 degraus e simula a dificuldade que os soldados tiveram durante a Segunda Guerra Mundial na Papua-Nova Guiné. Assim que você chega, é possível visitar um tipo de memorial para os soldados da guerra. Além disso, durante o trajeto da trilha, é possível ver algumas placas com relatos do que aconteceu nesse período de guerra.
Como você deve imaginar, com tantos degraus assim, essa trilha não é tão fácil. Apesar de não ter como você se perder no trajeto, é necessário ter uma certa condição física e bons joelhos. Um ponto importante sobre esse local é que você vá com tênis adequado, pois algumas pedras podem ficar escorregadias se estiverem molhadas.
Confesso que não foi minha trilha preferida aqui da Austrália, pois além de não ter 1000 degraus (sim, nós contamos) a vista final ficou a desejar.
Distância: 3 km ida e volta
Nível de dificuldade: Moderada.
Como chegar:
Se você estiver indo de carro, basta ir até o Carpark que fica logo em frente a entrada principal. Caso vá de transporte público, basta pegar um trem no sentido Belgrave e parar num dos últimos pontos, no “Upper Ferntree Gully”.
Lyrebird Walk
Essa trilha possui 5,9km (em circuito) e vai te deixar admirado pela beleza local. Ela possui este nome devido ao pássaro Lyrebird, bastante comum na região e que possui um canto muito bonito. Mas não é muito fácil encontrá-lo, então é preciso ficar em silêncio e quem sabe ouvir e até ver a ave. Como não poderia faltar, ainda pudemos avistar uma pequena família de cangurus, mas como foi a primeira vez que vimos cangurus selvagens, ficamos receosos de chegar muito perto.
Durante a trilha você vai encontrar muitas árvores de eucalipto, algumas delas gigantescas como esta da foto abaixo. Além disso, algo muito interessante que vemos nesta trilha são os chamados “Dragon’s Nest“, exatamente, ninhos de dragão. Obviamente não foram feitos por dragões, mas não se sabe quem o fez e nem o motivo deles estarem lá. Para aumentar ainda mais o mistério, a quantidade de ninhos pode ser diferente a cada visita.
A trilha em si não apresenta muitas dificuldades, mas ela possui diversas bifurcações, o que pode confundir os trilheiros despreparados. Ela se inicia no Grants Picnic Ground, segue pela Lyrebird Walk, Hall Track, Neuman Track e volta novamente até o início da Lyrebird. Para ver a descrição completa da trilha, você pode acessar o site oficial do parque.
Distância: 5,9 km ida e volta
Nível de dificuldade: Fácil, porém com muitas bifurcações
Como chegar:
Se você estiver indo de carro, basta ir até o Grants Picnic Ground e deixar o seu carro lá, mas se estiver indo de transporte público, pegue um trem no sentido Belgrave até a estação final. Saia da estação e pegue o ônibus 694 ou 663 e desça no ponto “Kallista Community Centre”.
Cloudehill Gardens
O Cloudehill Gardens é um jardim que pode ser visitado durante o ano inteiro. Ele é um lugar muito encantador, bem cuidado e de acordo com cada época do ano a paisagem muda completamente. Devido a esse cenário deslumbrante, ele pode ser usado para ensaios fotográficos e até cerimônias de casamento, mas para isso é necessário agendar com a administração do jardim através do site oficial.
Na entrada/saída do jardim, há uma loja onde você pode comprar sementes, plantas e artigos de jardinagem. Então caso você queira só fazer as compras, não há necessidade de pagar o ingresso de entrada do jardim.
Eu gostei muito de ter vindo aqui, principalmente porque viemos no outono, época em que as cores das árvores e plantas estavam lindas. Além disso, o cenário com bancos coloridos, corredores de flores e diversos outros elementos, é algo que deixa qualquer um doido para tirar uma foto bonita para guardar na lembrança.
Horário de funcionamento:
- Diariamente das 10:00 às 16:00 (exceto feriados de sexta-feira Santa, Véspera de Natal e Natal).
Valor do ingresso:
- Crianças: Gratuito
- Adultos: AUD$10,00
Como chegar:
O local conta com estacionamento no local, o que facilita a vida de quem está indo de carro. Para quem não tem carro, além do transporte público, será preciso usar as pernas. É preciso pegar um trem no sentido Belgrave e parar na última estação. Em seguida, pegue o ônibus 694 e desça no ponto “Parsons La” e caminhe por mais 20 minutos até a entrada do jardim.
Dandenong Ranges Botanic Garden
Também chamado de National Rhododendron Gardens, este enorme jardim conta com uma área de 100 hectares. O local possui uma enorme variedade de plantas como azaléias, camélias e hortênsias. Lá você também encontra uma sessão repleta de cerejeiras e ainda conta com dois pequenos lagos que ajudam a compor um belíssimo cenário.
Além disso, animais como echidnas (um bichinho parecido com um porco espinho), lyrebirds e wombats também podem ser vistos por aqui. Nós vimos um wombat comendo sua graminha tranquilamente, enquanto estávamos próximos da Serenity Point. Então se você ainda não viu esse bichinho, está aí uma oportunidade para vê-lo!
Muita coisa me impressionou por lá, principalmente as cores do outono, que estava estonteantes! Dentre umas passadas e outras, nos deparamos com uma fileira de flor de cerejeiras (cherry blossom). Diferentemente do Brasil, durante o outono, as folhas das árvores eram alaranjadas e no Brasil só vimos no tom marrom. Ficamos muito impressionados, pois o corredor formado pelas cerejeiras era lindo demais!!! Mal podemos esperar para ir na época que elas florescem!
Horário de funcionamento:
- Diariamente das 10:00 às 17:00 (o portão de entrada fecha às 16:30).
Valor do ingresso: Gratuito
Como chegar:
Assim como os outros passeios, para quem não tem carro, basta pegar um trem no sentido Belgrave, parar na estação final e pegar o ônibus 694 até o ponto “Parsons La”. Depois basta caminhar por 20 minutos e você chega no Jardim Botânico. Se você estiver indo de carro, basta ir até o Dandenong Ranges Botanic Garden Carpark.
Outras atividades por Dandenong Ranges
Há uma série de outras atividades para se fazer por Dandenong que nós mesmos ainda não fomos, mas com certeza já colocamos em nossa lista!
Wiliam Ricketts Sanctuary
Este é um santuário criado por William Rickett como um lugar para reflexão e renovação de espírito. No santuário você encontra muitos monumentos de pessoas, sendo que a maioria fica incorporada na paisagem de forma bem natural. Por ser um jardim bem excêntrico, ele se torna um tanto quanto instigante. Para maiores informações, basta acessar o site oficial.
Horário de funcionamento:
- Diariamente das 10:00 às 16:30
Valor do ingresso: Gratuito
SkyHigh Mount Dandenong
Por estar num dos pontos mais altos da parte metropolitana de Melbourne, em dias de céu aberto, é possível ter uma das vistas mais privilegiadas da cidade de Melbourne. Além de proporcionar uma vista privilegiada, você ainda encontra um restaurante (não muito barato) e também um jardim de labirinto, ideal para as crianças.
Mas vale dizer que para ir ao restaurante é preciso fazer reserva online, especialmente se você pretende ir no horário do jantar.
Horário de funcionamento:
- De segunda a quinta-feira: das 09:15 às 21:00
- Sexta à Domingo: 09:15 às 22:00
Valor do ingresso: A entrada é gratuita, mas o estacionamento é pago, sendo AUD$7,00 por carro ou AUD$2,00 por moto.
Valor do ingresso para o labirinto:
- Abaixo de 12 anos AUD$5,00
- Adultos AUD$7,00
Trees Adventure
Em Belgrave você encontra um local para a prática do arvorismo. Por mais que pareça, este não é um programa só para crianças, os adultos também são bem vindos no local. O local é aberto mesmo para quem não quiser praticar a atividade, então se quiser ir lá só para passear, você pode. A brincadeira em si (incluindo o treinamento) possui 2,5 horas de duração. Bastante tempo para se divertir e curtir a natureza ao mesmo tempo!
Para quem quiser ir lá se aventurar, é obrigatório fazer o agendamento online.
Horário de funcionamento:
- Diariamente das 09:00 às 17:00 (horário de abertura varia nas segundas-feiras do período de férias escolares)
Valor do ingresso:
- Crianças de 4 – 7 anos: AUD$28,00;
- Crianças de 8 – 17 anos: AUD$41,00;
- Estudantes e outros: AUD$46,00;
- Adultos: AUD$51,00
Puffing Billy Railway
Em Dandenong Ranges é possível fazer um passeio de trem à vapor, a nossa conhecida maria fumaça. Ele foi construído em 1928 e após algumas reformas e investimentos, passou a ser um trem de passeio turístico na região. De forma geral, os trens partem de Belgrave para Emerald Lake Park, Menzies Creek ou Gembrook.
Horário de funcionamento:
- Em geral de sexta-feira, sábado e domingo, com partidas iniciando às 10:00, sendo que as datas e horários dependem da origem e destino escolhidos. Todas as opções você encontra aqui.
Valores de ingresso:
Assim como o horário de funcionamento, o valor das passagens variam bastante conforme idade do passageiro e destino escolhido, indo desde AU$19,50 até AU$39,50 para crianças ou AU$36,00 até AU$78,50 para adultos.
Coleta de frutas em fazendas
Entre Novembro a Abril, é possível ir em algumas fazendas e coletar frutas como morangos, framboesas e cerejas, cada uma delas tendo sua época específica. Na maioria das fazendas você paga um valor para entrar e comer o quanto de frutas você quiser durante 1h ou 1h30 de permanência. É possível colher e levar as frutas para casa, mas neste caso, você terá que pesar e pagar um valor extra. Chappies ou Blue Hills Berries and Cherries são algumas das fazendas que ficam na região de Dandenong e promovem essa experiência.
Horário de funcionamento:
As fazendas abrem apenas no período de temporada de colheita e normalmente ficam abertas entre as 09:00 até 17:00, podendo sofrer variações de uma para a outra. Então, além de verificar o horário de abertura, se você quer alguma fruta específica, precisa ficar de olho no calendário e nos sites das fazendas para não perder a época e ter que esperar mais um ano para colher suas frutas!
Valor do ingresso da Fazenda Chappies:
- Crianças pré-escolares: gratuito;
- Crianças em escola primária: AUD$7,50;
- Adultos: AUD$15,00.
Valor do ingresso da Fazenda Blue Hills:
- Crianças menores que 5 anos: gratuito;
- Crianças entre 5 a 14 anos: AUD$6,00;
- Acima de 15 anos: AUD$12,00
Tesselaar Tulip Festival
Entre o meio de setembro a meio de outubro, a fazenda Tesselaar abre as portas para o festival de tulipas. Com cerca de 900.000 tulipas e apresentações folclóricas, é um ótimo evento tanto para adultos quanto para crianças. Então se você não quer gastar e ir até a Holanda para ver os famosos campos de tulipa, esta é uma ótima oportunidade!
Horário de funcionamento:
- Neste ano ele ocorrerá entre 11/09 a 10/10/2021, abrindo diariamente entre as 10:00 às 17:00.
Valor do ingresso:
- Crianças abaixo de 16 anos: gratuito;
- Estudantes e outros: AUD$26,00;
- Adultos: AUD$30,00
As vendas para o festival de 2021 começam dia 01/08, compre seu ingresso antecipadamente pelo site do festival.
Como chegar em Dandenong Ranges
Antes de mais nada, é muito importante lembrar que Dandenong Ranges é diferente do subúrbio de Dandenong. Dessa forma é muito importante você colocar o endereço certo completo para não pegar a direção errada quando for fazer fazer alguma trilha!
Transporte público: Depende muito de qual o seu destino e passeio em Dandenong. Saindo da CBD de Melbourne, o mais comum é pegar um trem em direção à Belgrave ou Lilydale e de lá pegar um ônibus que vá te deixar próximo do seu destino. O Google Maps passa estas informações praticamente com exatidão, então fica bem fácil descobrir qual ônibus pegar.
Carro: o carro é o mais apropriado para visitar essas regiões, pois muitas vezes você poderá fazer mais de um passeio no mesmo dia e ele vai te ajudar bastante com a locomoção. Além disso, na maioria dos locais há estacionamento gratuito para deixar o carro enquanto você curte os passeios.
Melhor época para visitar Dandenong Ranges
Essa é uma pergunta muito difícil, pois cada época tem suas vantagens e belezas, então vou colocar aqui um pouco de cada época.
- Primavera: Além de muitas flores e jardins coloridos, é nesta época que ocorre o festival da Tulipa e também o florescer das cerejeiras. Então se você, assim como eu, ama flor de cerejeira, fique esperto entre setembro e novembro.
- Verão: Sol e calor! Época perfeita para se fazer um pic nic na região ou ir até as fazendas para fazer a colheita de frutas!
- Outono: Aqui a temperatura já começa a cair (bastante), mas em compensação, tudo fica com as cores de outono, ou seja, as folhas ficam vermelhas, laranjas e marrons, dando um charme aos jardins e às ruas da região.
- Inverno: muito frio, contudo há registros de neve na região! Imagine poder ir ver neve logo aqui do lado de Melbourne, maravilha não?
É bem difícil decidir! Então se você mora em Melbourne, por que não ir em todas as épocas do ano?
Dicas a lo Pobre
A temperatura da região de Dandenong Ranges é bem diferente de Melbourne, sendo geralmente mais fria. Dessa forma, no outono e no inverno, leve toucas e luvas para ter um passeio agradável.
A região conta com muitos eventos durante o ano inteiro. Então fique atento ao site oficial da região.
Deixar comentário