Índice do post
Um dos passeios mais comuns e procurados no Deserto de Atacama são os Geysers del Tatio. Isso porque eles compõe o terceiro maior campo geotérmico do mundo, com cerca de aproximadamente 80 geysers. Perdendo apenas para os parques The Valley of Geysers, na Rússia e Yellowstone, nos Estados Unidos (maior do mundo).
Esse campo geotérmico fica na cidade de Antofagasta, a aproximadamente 80km de San Pedro de Atacama, com uma altitude que chega a 4.300m, ou seja, não é um passeio recomendado para o primeiro dia, especialmente se você ainda não está adaptado à altitude.
Mas o que é um Geyser (ou Geiser)? De forma simplificada, são fontes termais que lançam água aquecida para fora da terra. Estas águas são provenientes das geleiras e neves que ao derreterem, penetram no solo, entram em contato com as rochas vulcânicas e por conta do aquecimento, geram pressão e “explodem” para fora, criando os fenômenos que você observa durante o passeio.
Trajeto e chegada no Geyser del Tatio
Nós fizemos esse passeio com uma agência e eles nos buscaram no hotel bem cedoinho, umas 05h00 para ser mais exata. Então minh dica é: deixe tudo pronto na noite anterior para não ter que sair correndo no dia do passeio. Fazendo isso, sua única preocupação será acordar, entrar na van e dormir durante o trajeto!
O trajeto é bem cheio de curvas em uma estrada bem ruim. Eu que sou do tipo de pessoa que dorme super bem em carros cheguei a sentir um pouco da tremedeira. Após aproximadamente 1h30, nós chegamos ao local e ainda estava escuro e bem frio, mas logo após alguns minutos o céu começou a ganhar uma coloração linda e o frio deixou de ser um problema.
O Geyser del Tatio
O fenômeno tem maior pico para observação logo no nascer do sol por conta do choque térmico entre a água quente expelida e a temperatura gelada do ar, formando enormes colunas de vapor. São muitos geysers, uns bem pequenos e outros com jatos de água que chegam a até 10m!
Apesar de estar muito frio, é muito importante que você não tente se aquecer colocando as mãos ou qualquer parte do seu corpo nos jatos d’água. Afinal, a temperatura dos jatos beiram os 100ºC, podendo causar sérias queimaduras. Então sempre respeite as pedras que estão ao redor dos geysers, pois elas demarcam uma distância segura para observação.
Logo após ver os geysers, o sol já vai ficando mais forte, com isso a temperaura sobe e a visibilidade dos vapores começa a diminuir. Após diversas sessões de explicações do guia, foi a hora de tomarmos um café da manhã bem gostoso (incluso no passeio) para nos aquecer no frio do Atacama.
Dica: Mesmo que você tenha alugado um carro, eu recomendo que faça o passeio com agência. Visto que a estrada não é muito boa e para ver os Geysers “funcionando” você tem que ir muito cedo, você acaba curtindo melhor o passeio e também não precisa se preocupar com o estado do carro.
Piscina termal del Tatio
Para completar essa experiência que tal entrar na piscina logo cedo? No local, existe uma piscina com águas termais que chegam aos 30°C! Confesso que o mais difícil é entrar, mas logo depois se torna uma delícia! E por mais que soe esquisito, ao sair da água, o seu corpo está tão quente, que você não chega a sentir frio! Mas isso dura somente até você se enxugar e colocar a roupa.
Nós só não entramos porque tínhamos entrado em uma piscina termal na Bolívia uns dias antes e resolvemos ficar só tirando fotos do local (muito lindo por sinal), mesmo porque nem fomos com roupas de banho por baixo.
Volta para San Pedro de Atacama
Agora voltando para San Pedro, com a luz do sol clareando tudo, pudemos fazer várias paradas. Uma delas foi no Mirador Putana, um local com uma paisagem simples, mas daquelas apaixonantes que só se vê no Atacama.
Uma outra parada rápida é no Pueblo de Machuca, um pequeno povoado no qual você pode ver uma igreja, experimentar espetinho de lhama ou empanada de queijo de cabra.
Ainda no caminho, você consegue observar alguns animais característicos da região como viscacha, vicunha, avestruzes e até outras aves. Além disso, como o trajeto passa por Guatin, você conseguirá ver parte da trilha do Trekking de Guatin e os cactos gigantes que cercam a região.
Informações importantes sobre o passeio de Geyser del Tatio
Informações importantes sobre o local:
- Temperatura: muito frio podendo chegar a até -15°C dependendo da época.
- Melhor horário para ver os geysers: entre 5h30 e 07h00. Na verdade é quando o sol começa a nascer.
Informações importantes sobre o passeio:
Agência: Nós fizemos o passeio com a FuiGosteiTrips e adoramos!
Valor do passeio: 25.000 CLP (não inclui os ingressos dos parques)
Valor do ingresso: 10.000 CLP
Duração: das 5:00 às 12:00
O que está incluso: transporte, guia (castelhano), café da manhã.
Importante: Vale ressaltar que cada agência possui suas regras, preços e roteiros diferentes. O que está descrito aqui é a nossa experiência com a FuiGosteiTrips.
Recomendações para realizar esse passeio:
- Evite alimentos pesados e álcool na noite anterior
- Leve bastante água
- É um dos passeios mais frios do Atacama, então gorro, luvas, calça ou meia calça flanelada, blusa corta-vento e bota de frio são essenciais!
- Vá vestido com roupa de banho por baixo disso tudo, pois há uma piscina termal no local.
- Levar protetor solar e labial, toalha, chinelo e uma roupa de troca.
- Caso ainda não esteja aclimatado, deixe esse passeio para um dos últimos dias, pois assim você não sofre tanto com o mal da altitude.
Amou o local e já quer preparar a sua mala? Veja nosso Guia completo sobre o Chile para programar a sua viagem!
Deixar comentário