Índice do post
Se você é apaixonado por trilhas, você precisa colocar Grampians na sua lista de destinos aqui da Austrália. São quase 1.700km² de área verde recheada de trilhas e montanhas para fazer qualquer aventureiro ficar maluco!
Localizado a apenas 3 horas de Melbourne, o Parque Nacional agrada a todo o tipo de público. Não importa se você é um louco por trilhas e cachoeiras como nós ou só quer ter um pouco de contato com a natureza, mas sem abrir mão do conforto.
Mas já fica aqui minha opinião de que Grampians sem camping não é a mesma coisa! Dormir em meio à natureza, complementa muito a experiência! Em alguns dos campgrounds é possível acordar e ter alguns cangurus pulando bem pertinho das barracas ou quem sabe até roubando a sua comida, não que isso seja algo legal, mas no mínimo rende umas risadas!
Assim como este post, aqui no vídeo nós damos diversas dicas de passeios e também diversos outros detalhes sobre o Grampians!
O que fazer em Grampians
Visitar Grampians não é só questão de ir de um ponto turístico até outro, mas também contemplar a estrada que interliga todos estes locais. Há diversos pontos que merecem uma desacelerada ou até mesmo uma paradinha para observar a paisagem, seja ela um campo dourado de trigo ou um aglomerado de cangurus descansando e pulando de um lado para o outro.
Somando isso à quantidade de atrações no parque, é impossível explorar tudo o que Grampians tem a oferecer em uma única viagem. Nós fizemos uma viagem de 4 dias e conseguimos ver apenas a região central e um pedacinho da parte norte do parque.
Lá você encontra diversas das melhores trilhas do estado de Victoria, como por exemplo a que vai beirando o Grand Canyon e te guia até Pinnacles Lookout. Outras que te levam para o incrível Chatauqua Peak, de onde é possível ver o enorme Lago Bellfield, no qual é possível nadar e até praticar stand up se você tiver uma prancha.
Mas se você não é muito de caminhar ou subir em montanhas, há diversos locais que você acessa de carro e precisa fazer apenas pequenas caminhadas. Como por exemplo, o mirante Boroka (foto da capa deste post) para ver o nascer do sol e Reed Lookout de onde é possível curtir o pôr do sol.
Estas são só algumas das maravilhas que você vai encontrar por lá! Aqui no blog você encontra uma lista com 9 passeios imperdíveis para se fazer no Grampians. Mas se preferir, também temos um roteiro de 4 dias passando por todos estes lugares!
Quanto custa viajar pelo Grampians
Para variar, depende. Em relação a hospedagem, se você está planejando acampar, então o custo irá ficar em torno de AU$15 a 30 por dia. Mas não é por dia e por pessoa e sim para o grupo todo, pois o aluguel do espaço para camping possui um valor fixo e pode abrigar até 6 pessoas. Ou seja, se você estiver em um grupo de 6, irá gastar no máximo AU$5 por cabeça! Incrível né? Mas se você for alugar um casa ou se hospedar em um hotel, os valores ficam bem maiores, chegando à marca de AU$100-150/dia.
Com relação ao transporte, nós gastamos algo em torno de um tanque e meio de combustível, aproximadamente 90 dólares. Somando o aluguel do carro que foi de A$270, podemos dizer que o custo total de transporte ficou em torno dos A$360,00 para 4 dias indo pra cima e pra baixo.
Agora o mais legal é que você não paga nada para visitar nenhum dos lugares! Tudo é de graça e não vai te custar nada, então seus gastos vão se resumir em hospedagem, carro e alimentação. Segue uma tabelinha para você ter uma noção dos gastos por pessoa
Despesa | Valor (AUD) |
---|---|
Carro | 270,00 |
Gasolina | 89,46 |
Pedágios | 3,35 |
Alimentação | 90,00 |
Hospedagem | 85,90 |
Total | 538,71 |
Total por pessoa (3) | 134,67 |
Como chegar em Grampians
Chegar em Grampians é bastante simples, pelo menos para quem estiver de carro. Basta se manter nas rodovias M8 e A8 o tempo todo que você irá chegar em Halls Gap, cidade vizinha do parque nacional. No entanto, para quem depende de transporte público, a tarefa se torna muito mais complicada.
Primeiro porque para chegar até Halls Gap, você irá levar em torno de 5 horas ao invés de 3. Além disso, ainda será preciso pegar três conduções diferentes, fazendo baldeações em diversos pontos pelo caminho.
O segundo e pior motivo, é que não há circulação de ônibus na região das montanhas do Grampians. Então mesmo que você chegue em Halls Gap, não terá como ir para os pontos turísticos. O máximo que dá para fazer é alugar uma bicicleta elétrica na cidade, mas nem preciso dizer que isto não é viável.
Melhor época para ir
Nada mais frustrante e chato do que fazer trilhas debaixo de chuva! Então o melhor a se fazer é ir para Grampians entre Outubro e Março, meses em que a chance de chuvas é mais baixa. Se quiser algo mais específico ainda, os meses de Outubro, Dezembro e Março tendem a ser os mais secos.
No entanto, isto não significa que você pode deixar as blusas e roupas de frio em casa! Muito pelo contrário! Ao cair da noite e no começo da manhã, a temperatura tende a ser bem baixa mesmo nos meses mais quentes. Fomos em Dezembro para passar a virada do ano e mesmo assim, chegamos a pegar temperaturas mínimas de 7 a 11ºC.
Onde se hospedar em Grampians
Por todo o parque nacional, estão distribuídos inúmeros campgrounds que vão facilitar muito a logística dos seus passeios, especialmente para quem estiver de campervan ou motorhome. Apesar de a maioria não oferecer vagas com energia elétrica, grande parte deles possui uma ótima estrutura com mesas para picnic, banheiros e até chuveiro! Que apesar de ser um “bush shower” funciona bem e dá para tirara a sujeira do corpo!
A grande vantagem é que a maioria dos campgrounds estão localizados bem próximos de diversos pontos turísticos. Desta forma, acampar vai te poupar muito tempo, pois você não terá que ficar dirigindo por grandes distâncias o tempo todo. Além disso, se tiver sorte ainda é possível ver cangurus ou emus de pertinho circulando pela área do camping!
Mas para quem busca algo mais sofisticado, é possível se hospedar em Halls Gap, uma cidade que fica praticamente na entrada do Grampians. Além de diversos hotéis e pousadas, você ainda encontra casas para alugar, mercado, lojinhas e restaurantes para matar a fome depois das caminhadas
Dica: Se você pretende ir nas épocas de alta temporada, é bom fazer suas reservas com antecedência! Deixamos para fazer um mês antes e a maior parte dos campgrounds já estavam lotados.
Sugestões de campgrounds em Grampians
Todos os campgrounds sugeridos aqui são administrados pelo governo e devem ser reservados com antecedência. No site do parque, você consegue encontrar outras opções, mas deve-se ficar atento, pois algumas delas são acessadas somente via trilha ou carros 4×4.
Smiths Mill Campground
Para uma primeira experiência com camping, este é um que oferece uma ótima infra estrutura. Apesar do “bush-shower” não oferecer água quente, o local possui banheiro e os pontos para montar sua barraca são demarcados e o mais importante, não sofrem com alagamentos.
Passeios próximos: Mackenzie Falls, Halls Gap, Boroka Lookout, Reed Lookout, The Balconies, Pinnacles Lookout, Splitter Falls
Stapylton Campground
Apesar de possuir as mesmas comodidades (banheiro e chuveiro) do acampamento anterior, este aqui não possui um terreno tão nivelado. Alguns pontos são bem inclinados e é preciso procurar um espaço mais plano para montar sua barraca. Além disso, vimos alguns percevejos na área, então é bom tomar cuidado onde vai montar a barraca.
Para quem está pensando em acampar por aqui, o ideal é pegar os espaços C ou D, pois eles possuem acesso à uma grande área coberta onde é possível se abrigar em casos de chuva.
Passeios próximos: Mount Zero, Mount Stapylton, Hollow Mountain, Ngamadjidj Shelter, Gulgurn Manja Shelter.
Borough Huts Campground
Com exceção do chuveiro, este aqui possui todas as outras comodidades, então quem quiser tomar banho aqui, terá de deixar para outro dia ou usar as torneiras e uma canequinha com água gelada.
Mas é preciso ficar atento onde você vai montar sua barraca. Se a área reservada estiver próximo demais de árvores grandes, evite ficar exatamente debaixo delas, pois apesar de parecer um abrigo da chuva, nós vimos vários galhos se partindo com o vento forte durante uma tempestade.
Passeios próximos: Boroka Lookout, Lago Bellfield, Mount William, Chatauqua Peak
Há também outras opções de campgrounds gratuitos, no entanto, apesar de serem locais onde é permitido acampar, eles não são administrados pelo governo. Ou seja, não possuem infraestrutura como banheiros, água ou chuveiro. Você deve levar e trazer tudo de volta consigo. Para encontrar estes locais, você pode baixar o aplicativo WikiCamps que é bem útil e fácil de usar!
Obs.: Aqui na Austrália só é permitido acampar dentro dos campgrounds, sejam eles administrados pelo governo ou não. Qualquer local diferente disso, é ilegal e você pode tomar sérias punições por descumprir a lei. Além disso, você pode causar um incêndio, sofrer algum acidente ou até mesmo ser picado por uma cobra e ninguém vai ficar sabendo.
Sugestões de hospedagem em Halls Gap
Seguem algumas sugestões de hospedagem em Halls Gap! Os valores são bem atraentes frente à infraestrutura
BIG4 NRMA Halls Gap Holiday Park
- Boa localização;
- Chalés particulares com opções para casais e grupos de até 6 pessoas;
- Infraestrutura conta com piscina, quadra de tênis, mesa de bilhar e diversas outras opções;
- Ótima opção para famílias com crianças;
- Fornece cancelamento grátis*.
Breeze Holiday Parks – Grampians
- Apesar de não ser a melhor localização, a infra estrutura compensa;
- Quartos e suítes privativas com frigobar, ar condicionado e até cobertores elétricos;
- Alguns chalés são equipados com fogão;
- Não fornece cancelamento gratuito.
Kookaburra Motor Lodge
- Os quartos possuem diversas amenidades, inclusive secador de cabelo, microondas e roupas de cama;
- Ótima localização, a somente 400m do Visitor Information Centre e somente 4 minutos do Jardim Botânico, local de início de várias trilhas;
- Oferecem cancelamento grátis*.
Halls Gap Motel
- Excelente localização, este motel fica na avenida principal de Halls Gap com vista sensacional das montanhas;
- Possui locais para fazer churrasco e fogueiras à beira do lago;
- Diversas comodidades nas acomodações, inclusive toalhas, roupas de cama e produtos de higiene pessoal.
- Fornece cancelamento grátis*
Mountain View Motor Inn & Holiday Lodges
- Um pouco mais afastado do centro, porém com ótima infraestrutura;
- Alguns quartos possuem cozinha completa, permitindo que você economize com alimentação.
*Para as acomodações que fornecem cancelamento grátis, é preciso ficar atento às regras para que você consiga o reembolso completo.
Dicas a lo Pobre
- Se você está indo de carro, fique sempre de olho no combustível! O único posto que você vai encontrar por lá fica em Halls Gap, então antes de ir para regiões mais afastadas, tenha certeza de que haverá combustível suficiente para ir e vir.
- Para quem está acampando, é importante ficar de olho onde irá montar a barraca, pois há muitas árvores e à noite tende a ventar bastante. Então procure regiões com proteção em volta para bloquear o vento, mas evite ficar exatamente debaixo das árvores, pois vimos alguns galhos caírem por conta da ventania.
- Não deixe comida dentro da barraca, afinal, há muitos animais por lá e você não vai querer ter sua barraca invadida por nenhum deles.
- Não poupe esforços para acordar cedo! Um dos passeios mais bonitos é ver o nascer do sol no Boroka Lookout! O que significa estar de pé às 4 da manhã.
- Como sempre, carregue todo o seu lixo de volta! A natureza agradece!
Deixar comentário