Índice do post
Quando falamos de intercâmbio na Austrália, a primeira coisa que vêm à cabeça é estudar inglês. No entanto, existem outras opções de estudo no país, como os cursos VET ou graduações, que podem te encaminhar para um processo de residência permanente. As opções são diversas e você vai precisar pensar e pesquisar bastante sobre qual trilha você quer caminhar. Para isso vou dar uma breve explicação de cada uma delas, te dando uma noção de custo e como é o estilo de cada um dos tipos de cursos que você pode estudar na Austrália.
Mas vale lembrar que os valores dos cursos que eu estou apresentando aqui, não estão considerando OSHC (plano de saúde), gastos com o consulado e outros custos relacionados à emissão do seu visto. Para estas informações, temos um post sobre o intercâmbio na Austrália, onde falamos quanto custa um intercâmbio na Austrália, escolha de agência de intercâmbio, quais documentações necessárias, entre diversas outras dicas e informações importantes.
Estudar inglês na Austrália
Há uma infinidade de tipos de cursos de inglês aqui na Austrália. Os quais podem ir desde o General English, até aqueles com fins mais específicos, focados em negócios, tecnologia ou testes de proficiência como Cambridge e IELTS. Por conta disso, os preços acabam variando bastante de um curso/escola para outro. Além disso, algumas escolas fornecem descontos e ofertas exclusivas para algumas agências de intercâmbio! Então se você já sabe em qual escola quer estudar, vale dar uma pesquisada entre as agências para tentar pagar um pouquinho menos, seja com um desconto na mensalidade, matrícula grátis ou até melhores condições de parcelamento.
Neste tipo de curso, você vai ter aulas todos os dias e terá direito a 20 horas de trabalho semanais! Tempo ideal para os trabalhos de meio período, os chamados part-time jobs. Uma observação importante é que para quem vem em casal, a pessoa que vem acompanhando o estudante, possui os mesmos direitos de trabalho. Nós preparamos um post inteiro contando a experiência da Lidia e dando diversas dicas sobre como é estudar inglês na Austrália.
Custo: A$6.000,00 para um curso de 8 meses, uma média de A$750,00 mensais.
Cursos VET
Estes são os Vocational Education and Training Courses, uma espécie de curso profissionalizante. Além de permitem que você ingresse no mercado de trabalho de áreas mais específicas como TI, business, culinária, entre outras. Eles ainda são parte de uma das opções para adquirir a residência permanente no país. A desvantagem, é que em sua maioria, será exigido um inglês mais avançado, fazendo com que algumas escolas exijam um certificado de proficiência ou uma prova teste para saber se o seu nível está de acordo com o exigido.
Assim como os cursos de inglês, estes aqui dão direito a 20 horas semanais de trabalho, tanto para o estudante como para o acompanhante. No entanto, eles possuem uma carga horária muito menor, se limitando a 1 ou 2 dias de aula por semana, sobrando muito mais tempo para fazer o que quiser.
Estes cursos são divididos em níveis de certificação: Certificate I, II, III, IV, Diploma e Advanced Diploma, que apesar dos nomes, não são diplomas do mesmo nível de uma graduação. O comum é você combiná-los para conseguir um tempo de visto maior na Austrália. A Lidia por exemplo, está cursando um Diploma + Advanced Diploma, com duração total de 2 anos e meio.
Custo: A princípio, esta opção parece mais cara, mas a longo prazo, você percebe que não é. O curso que estamos fazendo saiu por A$18.000, ou seja, A$600,00 mensais. A$150,00 a menos do que fazer inglês! Isso é o suficiente para fazer o mercado do mês! Mas calma, você não precisa pagar tudo de uma vez, na maior parte dos casos é possível parcelar o pagamento e facilitar a sua vida, tudo depende da negociação!
Ensino Superior na Austrália
Estas são as opções mais caras e de maior duração, porém para quem quer migrar para a Austrália, talvez seja uma das melhores opções. Você pode optar entre fazer uma graduação normal (Undergraduated Study), pós graduação (postgraduated) ou até mesmo um mestrado/PhD (masters/research study).
Apesar dos custos elevadíssimos, esta opção é ótima, pois te dá muito mais direitos do que os cursos VET e de inglês. Por exemplo, você e o seu parceiro (se for o caso) terão direito a 40 horas de trabalho semanais cada! Além disso, ao finalizar o curso, você ainda ganha mais 2 anos de visto para exercer a profissão e quem sabe conseguir um sponsor ou até mesmo a residência permanente no país.
Dica: Para aqueles que estão atrás do skilled visa (189), estes cursos somam 20 pontos para a sua aplicação. O que irá te dar uma ótima vantagem frente às milhares de pessoas que aplicam para o visto todos os anos. No entanto, é preciso ficar atento se o curso escolhido está na lista de profissões consideradas elegíveis para este tipo de visto.
As maiores universidades aqui da Austrália são:
- University of Sydney
- Australian National University
- University of Melbourne
- Monash University
- University of New South Wales
- University of Queensland
- RMIT
- University of Western Australia
Custo: Em média, uma pós-graduação ou mestrado aqui na Austrália irá te custar em torno de A$14.000 a A$18.000 por semestre.
Bolsas de estudo na Austrália
De fato, os cursos superiores são muito mais caros, especialmente para quem ainda não está na Austrália, pois será preciso pagar o valor integral, 50% ou pelo menos o 1º ano do curso (depende da faculdade) para que o seu visto possa ser emitido e aprovado pelo governo. Por conta disso, dificilmente as pessoas optam por um curso deste tipo logo de cara. O mais fácil é vir com um inglês ou VET, trabalhar, juntar dinheiro e aí sim dar início a uma graduação.
No entanto, para facilitar a vida do estudante, algumas das universidades possuem programas de bolsa de estudos (os chamados scholarship) que podem chegar a até A$50.000 de desconto, como na Monash por exemplo. Mas é preciso atender a uma série de regras e critérios para que a bolsa seja concedida. Já no caso da RMIT, você pode receber 20% de desconto, basta ser residente da América Latina, ter uma nota mínima de 70% na sua última graduação e cumprir algumas outras exigências. No geral o processo de aplicação não é muito complicado, mas é preciso analisar com calma cada uma delas.
Saiba mais: No site da CRICOS, você encontra uma lista de todos os cursos (exceto inglês) disponíveis no país. Assim você só precisa dizer para a agência de intercâmbio o que quer estudar para que eles te indiquem as melhores opções!
Deixar comentário