Índice do post
Melbourne tem uma infinidade de coisas para fazer. Dá para passar dias explorando a cidade e sempre vai ter algo novo para você conhecer. Mas aqui vamos listar 17 passeios incríveis que você pode fazer em Melbourne sem carro! E para melhorar ainda mais, boa parte deles são gratuitos!
1 – Capital City Trail
Um dos passeios para quem está com bastante tempo e aos que gostam de explorar a cidade de uma forma diferente é fazer essa trilha de bicicleta.
De forma geral a Capital City Trail é de nível fácil-médio, com poucas subidas e caminho 100% asfaltado. O percurso total é de 29,6km em formato de circuito, o que vai tomar um certo tempo do seu dia. Os destaques desta trilha ficam para o Convento de Abbotsford, Dight Falls e esta ponte (foto) que passa por cima do Yarra River.
2 – Sea Life
Uma ida a um aquário pode ser uma ótima pedida, principalmente naqueles dias de chuva. Mas independente do clima de Melbourne, ir ao Sea Life é uma ótima opção de passeio. O local conta com diversos animais marinhos, alguns bichos medonhos e algumas criaturas que até parecem mágicas, como o dragão marinho.
Além disso, o aquário ainda conta com experiências em VR, cinema 4D e outras atividades interativas.
Ficou interessado em saber mais? Então veja o post completo sobre o Sea Life que contamos tudo por lá!
3 – Eureka
O Eureka é um dos prédios mais altos da cidade e para acessá-lo você precisa comprar um ingresso no Melbourne Skydeck ou agendar um almoço/jantar no Eureka 89. Nós fomos no Skydeck, no qual subimos até o 88º andar e pudemos ter uma vista 360º da cidade. Adoramos a vista, porém recomendo que você tente ir antes do pôr do sol, para ter a vista da cidade durante o dia e dos prédios iluminados de Melbourne à noite.
Nesse mesmo andar você pode ter a experiência de ficar em um cubo de vidro suspenso a quase 300m da altura do chão, o The Edge. O acesso a ele é pago a parte, mas pode ser uma boa para você que gosta de aventura ou quer ter uma experiência mais inusitada.
Dica: durante a época de aniversário do Eureka (12 a 26 de maio) o ingresso é vendido com um preço promocional, sendo este a idade do prédio. Ou seja, se o Eureka faz 15 anos, o ingresso é vendido a 15 dólares.
4 – Flinders Station
A Flinders Station é a estação de trem mais antiga de toda Austrália. Com sua construção finalizada em 1910, ela possui uma arquitetura linda e que merece um tempo da sua atenção.
Além de ser um marco na cidade e ponto obrigatório para tirar uma foto, à noite a estação fica toda iluminada com diversas cores que mudam diariamente.
5 – Melbourne Museum
Se você acha que ir para museu é só para quem gosta de artes, está muito enganado.
A fachada moderna do museu já diz muito do que você encontrará por lá. Ele é bem grande e conta com diversas alas interativas e também sobre a história da Austrália.
Na época que fomos, vimos essa exposição do Triceratops nos deixou boquiabertos. Vimos também uma área toda dedicada a insetos, meteoros e muito mais coisas que valeram a pena. A entrada para adultos custa AUD$15,00.
6 – Carlton Gardens
Melbourne é uma cidade que possui muitos parques e o Carlton Gardens é um dos principais. Localizado no bairro de Carlton, é um ótimo passeio para fazer junto ao Melbourne Museum citado acima.
Com uma enorme área verde, o local é uma ótima opção para fazer um picnic, relaxar e observar as flores do jardim. Além disso, ele também abriga o Royal Exhibition Building, que é considerado um Patrimônio Mundial.
Uma coisa bem legal do Carlton Gardens é que a paisagem muda completamente ao longo das estações do ano. Ficando completamente florido durante a primavera e forrado de folhas amarelas e laranjas durante o outono.
7 – China Town
Como toda grande cidade, Melbourne tem a sua China Town. Ela fica localizada na Little Bourke street e tem uma decoração bem característica, com o seu portal e as lanternas vermelhas.
Mas não é só isso que você vai encontrar na China Town, além de restaurantes, é nessa rua que está o Chinese Museum. Este museu conta um pouco da história da imigração dos chineses em 1850, durante a época de mineração de ouro na Austrália.
8 – Halfmoon bay
Melbourne é conhecida por suas praias de águas geladas, mas não é por isso que você precisa fugir delas! Uma praia bem diferente é a Halfmoon bay, pois ela possui um navio naufragado bem próximo da costa, o HMVS Cerberus.
É possível fazer snorkel ou ir com um stand up paddle até próximo ao naufrágio, mas é preciso ficar atento e não ultrapassar a área de risco, pois ele é bem antigo e sua estrutura está colapsando.
9 – Cat Cafe
Um café bem diferente e imperdível para os amantes de gatos é o Cat Cafe Melbourne. Um lugar onde diferentemente das cafeterias da cidade que servem sanduíches ou brunchs, eles não servem nada além de cafés e alguns snacks. Ou seja, deu para ver que o café em si não é o destaque do local, mas sim os gatos!
Você pode comprar o ingresso de acordo com o tempo que quer passar no local (de 1 a 3 horas) e pode optar em incluir bebida e algumas comidinhas, seja para você ou para os gatos. O valor do ingresso é a partir de AUD$13,00
10 – Bay trail
Uma ótima maneira de explorar a costa de Melbourne é fazer essa trilha de bike saindo de Port Melbourne e indo até Mordialloc.
Apesar de ter aproximadamente 30km de percurso (somente ida), essa trilha é bem fácil e tranquila e o bom é que você pode voltar de trem. Esse percurso passa por vários pontos interessantes e se você quiser, pode fazer uma parada rápida para curtir esses lugares. Os destaques ficam para Point Ormond, as casinhas de Brighton e o Mordialloc Pier.
11 – Barco no Yarra River
Uma forma diferente de curtir Melbourne é passeando de barco pelo Yarra River. Mas o que torna esse passeio realmente especial é que você pode pilotar o barco!
O legal é que o passeio pode ser feito por todo tipo de grupo, seja com amigos, família ou até mesmo em casal. Você pode levar um cooler com bebidas, comidas e fazer uma festa no barco.
Nós fomos com a Goboat, sendo que as regras de direção são bem simples e o barco é bem fácil de pilotar. A regra mais importante é que o capitão não pode consumir bebida alcoólica! O aluguel do barco fica a partir de AUD$99,00.
Confira aqui outros 10 passeios de graça em Melbourne.
12 – Fun pass
Para quem gosta de jogos de arcade, boliche, scape room ou mini-golf, o Fun Pass é uma ótima escolha! Principalmente para aquele dia frio ou chuvoso, pois todas as atividades são indoor!
Como ele funciona? Basicamente você faz um cadastro para virar membro, paga AUD$30,00 e com isso você tem o direito a 1 mês de diversão, mas vale lembrar que o Fun Pass é válido somente de domingo à quinta.
Ainda não está convencido? Então assista este vídeo onde explicamos direitinho como ele funciona!
13 – Docklands
Uma das coisas mais legais de fazer em Melbourne é ver o pôr do sol em Docklands. É incrível como a composição contrastante de prédios modernos, barcos e ponte deixa o cenário do pôr do sol lindo nesse local.
Outro ponto bacana de Docklands é a Webb bridge, uma ponte com um formato um tanto quanto diferenciada. Se puder, vá a noite, pois as luzes dão um charme a esse local.
14 – St Kilda
Um dos bairros mais turísticos em Melbourne é St Kilda. O motivo? A famosa praia de St Kilda. Sinceramente, se você está vindo de outra cidade da costa australiana, St Kilda é uma praia bem comum, nada imperdível. Mas o que eu gosto daqui é o clima praiano, a vibe do bairro é bem contagiante, especialmente durante o verão.
Outra coisa legal é que St Kilda é um dos principais palcos de festivais de música ou atividade cultural. Então ao fazer o planejamento da sua viagem, veja o que está rolando em St Kilda.
15- Plenty Gorge
Pegando apenas o tram 86 e caminhando mais 8 minutos você estará no Plenty Gorge Park, um lugar onde é possível fazer trilhas, andar de mountain bike e ver cangurus selvagens.
Esse parque é bem grande, mas infelizmente a identificação das trilhas não é das melhores. Dessa forma, caso faça uma trilha, atente-se ao GPS para não se perder.
16 – Cloudehill Gardens
Esse é um passeio para quem gosta de visitar jardins com flores ou ver umas plantas diferentes. O legal desse lugar é que ele muda completamente de acordo com a época do ano que você o visita.
Além de ser um jardim, o local também é usado para celebração de casamentos e ensaios fotográficos, então pensa se o local não é bonito? A entrada de adultos custa AUD$10,00.
17 – Dandenong Ranges Botanic Garden
Bem próximo ao Cloudehill, o Dandenong Ranges Botanic Garden é um tesouro do estado de Victoria. Na minha opinião é um dos lugares mais bonitos da região de Melbourne e a visita vale a pena.
O local contém árvores de diversos tipos, mas o destaque aqui fica para a área das cerejeiras, onde há um corredor com diversas árvores enfileiradas. Além disso, se você tiver sorte, pode visualizar o Wombat, um animal típico da Austrália.
Para ver mais detalhadamente sobre este e outros passeios da região, veja o nosso post onde listamos diversos passeios na região de Dandenong Ranges.
Deixar comentário