Índice do post
Começou a planejar uma viagem e não sabe se você vai colocar suas coisas em uma mala ou mochila? Então você está no post certo! Aqui vamos te dar dicas e listar as vantagens de cada uma delas para te ajudar a fazer uma boa avaliação e escolher a melhor opção durante a sua próxima viagem!
Para começar, responda às perguntas abaixo:
- Sua viagem é do tipo pinga-pinga? Aquelas em que você vai ficar 3 dias em uma cidade, depois vai para outra, fica mais uns dias e assim por diante?
- Quão longe fica a sua acomodação do aeroporto/rodoviária?
- Como são as ruas do lugar? Asfaltadas ou todo irregular, com terra e pedras?
- Tem muita subida na cidade?
Respondendo à estas perguntas você já consegue ter uma noção do que vai ser melhor, mas além destes, temos alguns outros fatores que podem pesar durante a sua escolha!
Vantagens da Mala
Quando falamos de viagens, a mala é a escolha mais comum entre os viajantes. Por preferência minha, eu prefiro muito mais uma mochila, mas não posso dizer que a mala não tem suas vantagens!
- Facilidade na hora de carregar em terrenos lisos e evitam o esforço do usuário ao carregá-la, afinal é para isso que as rodinhas estão lá!
- Protege seus pertences devido sua rigidez externa que acaba formando um “casco” para aqueles itens mais frágeis.
- Elas se abrem completamente, ficando mais fácil de organizar e também de encontrar qualquer coisa que você queira.
- Por conta do puxador, elas podem virar um suporte para uma bolsa/mochila, aliviando ainda mais o peso para você.
Vantagens da Mochila
Versáteis e práticas, elas evitam que você leve mais do que realmente precisa em uma viagem. Em geral, são utilizadas por aqueles que querem fazer um mochilão pelo mundo, pois andar pra lá e pra cá puxando uma mala, nem sempre é vantajoso!
Além disso, temos mais outras vantagens a seguir:
- Você carrega de um lado para o outro em qualquer tipo de terreno sem maiores problemas, especialmente em escadas.
- Ela é mais versátil, permitindo que você não só carregue itens internamente, mas também pendurar muitas coisas do lado de fora por meio dos elásticos e outros acessórios.
- A mochila se encaixa bem nos bagageiros de qualquer meio de transporte, pois é mais maleável e não rígida como uma mala.
- Não tem risco de quebrar a rodinha e nem o “casco”, mesmo porque, elas não tem nenhum! ?
- Em sua maioria, se você não exagerar no tamanho, elas cabem nos bagageiros dos aviões, então você não precisa ficar esperando ela chegar naquela fatídiga esteira do aeroporto.
- E o mais importante, mãos livres! Você não ocupa uma das mãos para puxar a mala por aí.
Qual é a melhor mala de viagem?
“Já decidi! Vou comprar uma mala! Mas qual é a melhor mala para mim?”
De forma geral o nosso estilo de viagem é sempre utilizando mochilões, mas se fosse para levar uma mala de bordo mesmo pequena para não ter que pagar bagagem extra.
“Poxa Lidia, vou viajar 20 dias. Como vou levar tanta roupa numa mala tão pequena?”
Meus queridos, hoje em dia existe lavanderia ?. Geralmente você não gasta muito e evita que você faça uma mala grande. Mas se você está viajando para fazer compras, daí sim vale a pena levar uma mala maior.
O que eu preciso verificar na hora de comprar uma mala?
- Qualidade da rodinha: verifique se ela está girando bem! O Thiago sempre se dá mal com elas. A rodinha trava, não gira direito e aí já viu, o que era para ser cômodo acaba virando um problemão!
- Alça telescópica: é aquela alça que usamos para puxar a mala, que geralmente estendemos e também apoiamos a nossa bolsa/mala pequena. Ela não pode emperrar, é bem comum ter malas com alças que estragam facilmente e não recolhem mais.
- Material da mala: cada um possui um gosto/opinião diferente quanto a este quesito. Então se você busca uma mala mais estilosa, talvez você prefira a mala de ABS, que na minha opinião são mais bonitas! Mas caso prefira uma que seja duradoura, a mala de policarbonato ou de tecido podem ser uma melhor opção, pois o risco de quebrar é menor. Nós nunca demos sorte e já perdemos 3 malas deste tipo! ?
- Mala com expansível: não é mandatório, mas pode ajudar demais em determinadas situações! Se a nossa não tivesse esta extensão, teríamos problemas para colocar tudo que tínhamos que trazer aqui para a Austrália!
Qual é a melhor mochila?
“Eu decidi comprar um mochilão, mas são tantas opções, o que você indica?”
Realmente, no mercado temos inúmeros tamanhos, modelos e cores de mochilas. Seguem alguns pontos a serem observados antes de efetuar a compra:
- Fitas de regulagem: Este é um dos mais importantes itens. As fitas de regulagem devem ser de bom material! Além disso, elas devem “deslizar” facilmente para que você possa fazer um ajuste apropriado sem ter que fazer muita força.
- Respirabilidade: Parece bobo, mas a parte que fica encostada nas suas costas precisa ter uma boa ventilação! Você vai me agradecer em dias de muito sol!
- Presilhas: Assim como as fitas de regulagem, as presilhas exercem um papel importante, afinal, são elas quem vão auxiliar você e “tirar o peso” das suas costas!
- Acolchoamento: Tanto as alças, quanto a barrigueira da mochila devem ser confortáveis para que você não sofra demais depois de carregar a mochila por tanto tempo.
- Tamanho: Veja se a mochila cheia respeita os limites do permitido como bagagem de bordo. Normalmente elas estão classificadas por litragem, podendo ir de 30 até 85 litros.
- Formato: Algumas marcas oferecem opções de mochilas exclusivas para cada sexo por conta da diferença anatômica de nossos corpos. Nas femininas, a fita peitoral por exemplo, fica posicionada mais próxima à altura dos ombros, nos dando um conforto maior!
Dica: Se é a sua primeira viagem com mochila e você ainda não tem certeza se este é realmente o seu estilo de viagem, o melhor a se fazer é pedir uma emprestada.
Regras da mala ou mochila de bordo
Para levar sua mala/mochila como bagagem de bordo você também deve seguir algumas regras. Veja aí o que a maioria das companhias proíbe ou recomenda:
- Itens proibidos: Armas de fogo de todo tipo (inclusive, réplicas e armas de brinquedo), líquidos, gel, aerossóis, sprays de pimenta. Objetos cortantes, como: facas, lixas, cortadores de unha, barbeadores, ferramentas de mão de obra ou pinças, tacos de beisebol e tacos de sinuca só podem ser despachados (Fonte: site Latam).
- Líquidos: Para levar líquidos à bordo, é preciso que os produtos estejam em recipientes individuais de até 100 ml cada, dentro de uma bolsa transparente, para que seja possível verificar seu conteúdo.
Dica: Para quem está levando líquido, principalmente coisas de banho, deixe tudo em uma sacolinha transparente! Eu por exemplo, já levei bronca, pois os produtos líquidos estavam fora do saco plástico transparente. E gel/pomada de cabelo são considerados líquidos e não podem passar de 100ml. O Thiago já teve que jogar fora um pote de pomada novinho porque ele tinha mais de 100ml!
Nossa opinião sobre mochila ou mala
Nós particularmente gostamos de mochila. Achamos ela muito mais prática, principalmente quando temos que caminhar bastante e também pela facilidade de carregá-la para qualquer lugar que você vai.
Minha mochila é uma de 34 litros e a do Thiago é de 42. Acreditem, cabe bastante coisa dentro e mesmo assim, nós nunca tivemos problemas com excesso de bagagem, nem em ter que despachá-las por causa do tamanho. Já viajamos com ela para locais frios e quentes e em todas as ocasiões, não faltou espaço para as roupas!
As nossas mochilas são da marca Deuter e são de ótima qualidade, compramos elas em 2017 e estão como novas até hoje. O investimento para compra dessa mochila não é dos mais baixos, mas você verá que a longo prazo o custo-benefício é muito grande. Caso você opte por comprar uma mais simples, a Decathlon possui mochilas que também são bem boas e com um custo mais baixo.
Acredito que um dos segredos na hora de montar a sua bagagem é criar looks que sejam facilmente combináveis com outras peças, dê preferência a roupas que não necessitam serem passadas e que não sejam muito volumosas.
Outro ponto importante é a organização. Pode ser que a primeira vez que você coloque suas coisas na mochila fique um pouco bagunçado e falte espaço, mas isso é normal. Com prática você verá qual a melhor forma de dobrar suas roupas (gostamos de dobrar em rolinhos) e também aprenderá a carregar apenas o essencial, o que pode se tornar uma lição para a sua vida.
E ae, conseguiu definir qual a melhor opção para você? Se ainda estiver com dúvidas, coloque aqui no comentário! Conte aqui se você prefere viajar com mochila ou mala.
Deixar comentário