Índice do post
Procurando o que fazer em Antuérpia? Apesar de ter o status de segunda maior cidade da Bélgica, os principais pontos turísticos de Antuérpia podem ser visitados todos em um único dia.
Para quem curte história, aí vai uma pequena curiosidade da cidade relacionada ao seu nome.
Existe uma lenda, de que a muito tempo atrás, havia na cidade um gigante chamado Antigoon que cobrava um pedágio daqueles que queriam entrar na cidade através do Rio Scheldt.
Aqueles que se recusavam ou não podiam pagar, tinham uma de suas mãos cortadas e jogadas ao rio. Certo dia um soldado romano chamado Brabo resolveu confrontar o gigante e este teve sua própria mão cortada e jogada ao rio.
E foi através daí que surgiu o nome da cidade Antuérpia, que em flamengo se diz Antwerpen, originado de “hand-werpen” que em português poderia ser traduzido para algo como “lançar as mãos”. Interessante não é? Tanto é que diversas referências à esta lenda estão espalhadas pela cidade.
Enfim, aqui vão as minhas sugestões do que fazer durante uma visita à Antuérpia.
1 – Estação Central
Assim que você chegar em Antuérpia, seja de trem ou ônibus, vai dar de cara com a estação que foi considerada o melhor exemplo de arquitetura ferroviária de toda a Bélgica. Além disso ela é considerada uma das mais bonitas do mundo!
Sua construção, que data de 1895 à 1905, sofreu influência de diversos estilos, o que dificultou bastante para que especialistas pudessem determinar em qual deles ela se encaixava.
Ficamos boquiabertos com a quantidade de detalhes da estação, principalmente com seu estado de conservação, especialmente dos detalhes em dourado. Parece que tudo acabou de ser colocado de tão limpo e brilhante!
Para completar, eventualmente uma roda gigante é montada em frente à estação, permitindo que você veja não só a cidade, mas a estação central de um ângulo totalmente diferente!
O problema é que não há uma época específica em que ela é montada lá. Nós tivemos sorte de pegar ela montadinha ali no final de julho, mas caso você queira, você pode acompanhar pela página do facebook ou até mesmo pelo site oficial da Giant Wheel.
2 – Grote Mark
Uma praça bastante semelhante à Grand Place em Bruxelas, principalmente pelo seu estilo arquitetônico.
É aqui onde se encontra a prefeitura da cidade (Stadhuis) e a primeira referência à lenda do gigante. Uma fonte que retrata o momento em que o herói Brabo (citado lá no começo) corta a mão do gigante.
Além disso, aqui é possível encontrar uma série de restaurantes e bares que dispõem de mesas ao livre, sendo um ponto ideal para aquela paradinha para descansar e encher a barriga.
Se quiser uma sugestão, a opção é o restaurante El Toro Negro, que fica na Oude Koornmarkt 12, um restaurante argentino onde você pode comer ótimos steaks!
3 – Catedral de Nossa Senhora (Cathedral of Our Lady)
Construída em 1521, esta é a catedral gótica mais alta de toda a região dos países baixos, atingindo os 123m de altura no topo de sua torre mais alta.
Assim como a Estação Central, a catedral é rica em detalhes, com um destaque especial para sua entrada, marcada por um enorme arco e diversos anjos e santos gravados na pedra. Não à toa, ela levou cerca de 169 anos para ser construída!
Dentro dela você ainda encontra diversas pinturas e obras do artista Peter Paul Rubens, sendo que as principais a “Elevação da Cruz” e a “Descida da Cruz”. No site oficial é possível verificar todo o mapa da galeria de artes e ainda verificar toda a história da catedral em uma linha do tempo interativa.
Horário de funcionamento:
- Segunda à sexta-feria: das 10:00 às 17:00
- Sábados: das 10:00 às 15:00
- Domingos: das 13:00 às 17:00
- Fechado durante dia 1 de Janeiro
Valor da entrada:
- Adultos: 8 euros
- Estudantes, idosos (60+) e grupos com pelo menos 20 pessoas: 6 euros
- Menores de 18 anos: gratuita
4 – Estátua de Nello e Patrasche
Logo à frente da Catedral da Nossa Senhora você vai encontrar esta escultura um tanto quanto peculiar. Ela representa os personagens Nello (o menino) e Patrasche (o cachorro) de um conto chamado “A Dog of Flanders“.
A animação conta a história de um pobre garoto órfão que sonhava em ser pintor e ver as obras “A elevação da cruz” e a “Descida da cruz” que estavam dentro da Catedral.
Nello era um garoto que vendia leite no centro da cidade para ajudar seu avô. Certo dia, enquanto voltavam para casa, os dois encontraram um cachorro à beira da morte. Eles o resgataram, e a partir daí, o cachorro (Patrasche) passou a acompanhar o garoto todos os dias durante suas idas até o mercado.
Para realizar seu sonho, Nello resolveu entrar em um concurso para levantar o dinheiro para pagar a entrada da Catedral.
No entanto, durante um incêndio no vilarejo, Nello foi acusado injustamente de ter iniciado o fogo, fazendo com que fosse desclassificado do concurso e proibido de vender leites. Desta forma, ele e seu avô perderam toda sua fonte de renda.
Pouco tempo depois, seu avô veio a falecer e sem ter o que comer e para onde ir, Nello acabou parando em frente à catedral durante a véspera de Natal, onde faleceu junto de seu fiel companheiro Patrasche.
Além dos personagens, a escultura representa o forte vínculo entre os dois amigos e principalmente a amizade.
Esta animação foi um sucesso maior na Ásia, fato que faz com que muitos turistas asiáticos fossem atraídos para Antuérpia justamente por conta desta escultura.
5 – Het Steen
Não muito longe da Catedral você encontra esta linda fortaleza, que por sinal foi a primeira fortaleza de pedra construída em Antuérpia.
Devido aos seus aproximados 820 anos, a fortaleza teve de passar por diversas restaurações e reformas. Por conta disso, ela acabou ganhando um aspecto bicolor em seus muros.
Originalmente construída para controlar o acesso ao rio Scheldt, ela já foi usada como prisão, abrigo para soldados de guerra, serraria, armazém de peixes e hoje abriga um museu com coisas de época, como por exemplo, a ampulheta de meia hora mais antiga do mundo!
Em sua entrada é possível ver uma estátua de outra lenda do folclore belga, o Lange Wapper.
Dizem as lendas que este homem era um simples fazendeiro que recebeu seus poderes após ajudar uma senhora que havia caído dentro do rio Scheldt, podendo alterar sua forma e tamanho sempre que quisesse. Desde então, ele utiliza estes poderes para atormentar bêbados, enganar crianças e abordar mães ou mulheres grávidas.
Desde 2018 até o atual momento o local está fechado para uma reestruturação e renovação, portanto só é possível visualizar sua parte externa.
Após a reabertura o museu promete trazer mais conteúdos sobre a história do local, mas como sabemos, as coisas ficaram um pouquinho complicadas nestes últimos anos, o que acabou atrasando o cronograma.
Horário de funcionamento:
- 24 hrs, mas fechado para visitação interna.
Valor do ingresso:
- Gratuito
6 – Igreja de São Paulo (Saint Paul’s Church)
Outro ponto turístico bastante interessante, especialmente para quem gosta de visitar igrejas, é a Igreja de São Paulo.
Construída em 1571, ela está localizada muito próxima ao rio Scheldt e abriga mais de 200 esculturas e 50 pinturas de diversos artistas como Peter Paul Rubens, o mesmo autor das obras expostas na Catedral de Nossa Senhora.
Além disso, em seu jardim você encontra um imenso e impressionante calvário com 60 esculturas em tamanho real construídas no século XVIII.
Horário de funcionamento:
- De 31/03/21 à 31/10/21: Todos os dias das 14:00 às 17:00
- De 1/11/21 à 31/03/22: Somente aos finais de semana das 14:00 às 17:00
Valor do ingresso:
- Gratuito
7 – Vlaaikensgang
Que tal visitar a menor rua de Antuérpia?
A rua é tão pequena e discreta que vai passar despercebida por aqueles que não estiverem buscando por ela. Afinal, o acesso à Vlaaikensgang fica camuflado entre os restaurantes da rua Oude Koornmarkt, dando a sensação de ser uma passagem secreta.
No passado, quem morava nesta rua eram as pessoas mais pobres e os sapateiros da cidade, mas hoje você encontra lojinhas de antiguidades e até restaurantes, sendo um deles merecedor de uma estrela Michellin.
A melhor hora para se visitar a rua é durante o badalar dos sinos da igreja, pois o som se propaga para dentro da rua te dando a sensação de ter voltado no tempo, indo parar no século XVI.
A entrada da Vlaaikensgang fica na rua Oude Koornmarkt, 20.
Outras atividades
Não quer ficar caminhando sem saber para onde ir? Você pode contratar um guia local para fazer um walking tour, o que torna sua experiência na cidade muito melhor, pois ele vai saber exatamente como encontrar cada lugar e te contar todos os detalhes da história local!
Agora se não estiver muito afim de caminhar, que tal pedalar? Existem opções de tours guiados com bicicleta, assim você conhece a cidade e ainda foge do walking tour padrão!
Depois de andar tanto, ficou com fome? Sede? Então que tal uma cervejinha? Depois de visitar os pontos turísticos na parte da manhã você pode se deliciar com uma degustação de cervejas belgas! E o melhor? A comida já está inclusa!
Existem diversas outras opções de experiências que você pode encontrar e adquirir clicando aqui. Veja qual a melhor opção para você!
Deixar comentário