Índice do post
Quem vai à Bruges na Bélgica, mal imagina que esta cidade já foi considerada a cidade mais pobre de toda a Europa.
Atualmente, suas estruturas que remetem à Idade Média atraem milhares de turistas todos os anos. Neste post vou listar os principais passeios em Bruges para você curtir o que ela tem de melhor.
O melhor de tudo é que visitar Bruges é extremamente barato, afinal, quase todas as atrações são gratuitas! O máximo que gastamos por lá foi com comida e a entrada para o campanário.
Então vamos à lista!
1 – Minnewater Park
Assim que chegar na cidade, este parque que circunda o lago Minnewater é passagem praticamente obrigatória para quem quer ir ao centro da cidade.

Assim como Antuérpia, Bruges possui a sua própria lenda.
Ela fala sobre uma garota chamada Minna (daí o nome do lago) que fugiu de um casamento arranjado pelo pai para morrer aos braços de seu amante, que por sinal, era de uma tribo rival.
O local da morte? Na ponte que cruza o lago. Por conta disso, a ponte passou a ser conhecida como “Lovers Bridge” ou Ponte dos Amantes em português.

A lenda diz que se você cruzar a ponte com seu parceiro, o amor de vocês será eterno, mas há também variações da lenda que dizem que vocês devem se beijar sobre a ponte.
Então na dúvida, faça os dois! Nunca se sabe né? Se você está viajando com aquele crush… tá aí uma oportunidade!
Enfim, lendas a parte, o parque oferece uma ótima e agradável caminhada para você começar o dia.
2 – Begijnhof (Beguinage)
Assim como em Amsterdam, Bruges também possui seu próprio beguinário.
Datado do ano de 1245, ele ainda mantém o mesmo layout desde que foi construído, porém suas casas ao redor datam já do século XIX, não tão antigas.
Atualmente considerado patrimônio Mundial, o local é habitado por uma comunidade de freiras que mantém um pequeno museu (Beguine’s House) e uma loja de souvenirs com itens ligados à igreja católica.

Vale dizer inclusive, que assim que você adentrar o Begijnhof, há placas pedindo para manter o silêncio, o que chega a causar até estranheza. O silêncio é tanto que parece que o local está cercado por uma bolha invisível.
Mas se tem uma coisa que torna o Begijnhof interessante é que durante a primavera (março a maio), o jardim no centro da vila fica repleto de narcisos, dando um visual completamente diferente para o ambiente.
Horário de funcionamento:
- Todos os dias das 06:30 às 18:30
Obs: No momento o Begijnhof se encontra fechado por conta do Covid. Atualizaremos a informação assim que o local reabrir!
Valor do ingresso para a área do Begijnhof:
- Gratuito
3 – Grote Markt
Localizada no centro da cidade, a Grote Markt é repleta de restaurantes e bares, reunindo diversas opções num lugar só.
Mas como é de se esperar, os restaurantes desta praça não possuem os melhores preços, então se você estiver afim de economizar, o ideal é ir para as ruas que ficam no entorno da praça. Além de preços mais amigáveis, você ainda pode encontrar opções de fast food para ajudar na economia.

Visto que o local é bastante turístico, lá é possível encontrar serviços de passeios de charrete pela cidade. Mas se quiser algo mais discreto (e barato), é de lá que saem a maior parte dos tours guiados para conhecer melhor a cidade.
Por fim, é na Grote Markt que você vai encontrar o passeio mais clássico de Bruges, o campanário Belfort.
4 – Belfort – Campanário
Este campanário possui 83m de altura e é o segundo ponto mais alto da cidade, perdendo apenas para a torre da Igreja de Nossa Senhora que possui 115m.

Para subir ao ponto mais alto da torre é necessário um certo preparo físico e fôlego, pois são 366 degraus. O bom é que essa escadaria toda é dividida em vários andares que contam a história do campanário como se fosse um museu vertical.
Chegando lá em cima, o visual compensa todo o esforço, pois é possível ver a cidade com um visual 360º. Além disso você vai poder ver todo o mecanismo do “tambor” que é responsável por tocar e operar os 47 sinos do campanário. É incrível!

Mas não deixe para subir na última hora. As escadas são um tanto quanto estreitas, então o fluxo de pessoas por vez é bem pequeno e como é uma das principais atrações da cidade, pode formar uma fila considerável para entrar.
Por exemplo, nós esperamos uns 30 minutos para conseguir começar a subida.
Dica: No topo da torre venta muito! Então se você é uma pessoa que sofre com o frio, aconselho levar uma blusa leve para colocar quando estiver lá.
Horário de funcionamento:
- Segundas-feiras: Fechado
- Terça à Domingo: das 09:30 às 17:00
- 21 de maio: das 09:30 às 13:00
- 24 e 31 de Dezembro: das 09:30 às 16:00
- 25 de Dezembro: fechado
Valor do ingresso:
- Acima de 26 anos: 14,00 euros
- Jovens entre 7 e 25 anos: 12,00 euros
- Até 7 anos: gratuito
5 – Basílica do Sangue Sagrado
Logo ao lado da Grote Markt, você vai encontrar a praça Burg, que além do prédio da prefeitura, também abriga esta pequena e discreta basílica. Tão discreta que pode passar despercebida facilmente caso você não saiba que ela exista.

A Basílica é dividida em 2 pequenas capelas. No térreo você encontra a Capela de St. Basílio (Saint-Basile), bem simplória, mas que impressiona por estar lá conservada desde o século XII.
Enquanto que no andar superior, você encontra a Capela do Sangue Sagrado, onde você já percebe um estilo bem diferente, relembrando mais às igrejas católicas atuais, com belos vitrais e diversas pinturas.
Ela ganhou sua fama por guardar uma relíquia que contém, supostamente, um pedaço de pano com o sangue de Jesus Cristo. Tal artefato veio parar na Bélgica durante a segunda cruzada, no ano de 1150. No entanto, ainda há muita discussão sobre o assunto e não está claro quando e como foi que a relíquia chegou aqui.

Mas independente se tudo isso não passa de uma lenda ou não, vale a pena a visita! E para quem quiser conferir a relíquia de perto, ela é exibida diariamente entre 14:00 e 15:00 e também às sextas das 10:15 às 11:00.
Além disso, uma vez ao ano ocorre uma procissão na cidade durante o Dia da Ascensão como expressão de gratidão e fé.
Horário de funcionamento:
- Todos os dias: das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:30
Valor do ingresso:
- Gratuito, mas é possível fazer doações voluntárias
6 – Parque Kruisvest e Museu Janshuismolen
Assim como a Holanda, Bruges possui seus próprios moinhos de vento.
Um pouco mais afastado do centro de Bruges, na parte leste da cidade, você vai encontrar o parque Kruisvest, onde é possível encontrar 4 moinhos de vento.
Os moinhos desempenharam um papel bastante importante na economia local, desde o século XIII até meados do século XIX, mas atualmente, somente um deles se mantém operante, o Sint-Janshuismolen.

O interessante, é que além de operante, ele também está aberto para visitação e se o vento estiver forte o bastante, é possível vê-lo operando!
Aproveite para fazer uma caminhada ao final do dia e curtir o clima da cidade num cenário totalmente único. Suba nos moinhos, tire fotos, aproveite o pôr do sol e veja a cidade acender suas luzes e ganhar uma cara totalmente diferente!

Para finalizar, não se esqueça da blusa, pois venta bastante nesta região! Não é a toa que os moinhos foram construídos aí.
Dica: Após visitar os moinhos, se não tiver interesse em voltar para o centro histórico, você pode voltar para o Minnewater Park e ir para a estação caminhando pelo parque. São 2,2km de distância até lá, que é um pouco menor do que se você fizer o caminho pelo Grote Markt!
Horário de funcionamento do moinho:
- Segunda à Quinta fechado
- De Sexta à Domingo: das 09:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:00
Valor do ingresso:
- A partir de 26 anos: 4 euros
- De 13 a 25 anos: 3 euros
- Menores de 13 anos: Gratuito
7 – Igreja de Nossa Senhora (Church of Our Lady)
Detentora do título de segunda torre de tijolos mais alta do mundo, esta igreja está ligada ao Kerk Museum, um museu que abriga a obra “Nossa Senhora e a Criança” de Michelangelo, feita em 1504.

O curioso desta obra é que originalmente era para ela ficar na Catedral de Siena na Itália, mas uma família de Belgas acabou adquirindo a peça e enviando para Bruges. Com isso, ela se tornou a única obra de Michelangelo a sair da Itália.
Bem em frente à igreja você vai encontrar a Bonifacius Bridge, uma ponte que junto de todo o cenário ao seu redor nos fazem imaginar como deveria ser a Europa medieval.
Horário de funcionamento:
- Diariamente das 09:30 às 17:00
- 24 e 31 de Dezembro: 09:30 às 16:00
Valor do ingresso:
- Para entrar na igreja:
- Gratuito.
- Entrada para Kerk Museum:
- Público geral: 7,00 euros
- 18 à 25 anos: 6,00 euros
- A partir de 65 anos: 6,00 euros
- Menores de 18 anos: Gratuito
Outras atividades
Além dos tours guiados, Bruges também oferece outras atividades como por exemplo, um tour bastante diferente que vai te levar para o ano de 1435 através da realidade virtual.
Além disso, também há opões de tours com direito à chocolate e cerveja e até um workshop para fazer seu próprio chocolate!
Todas estas atrações e diversas outras você pode encontrar aqui.
Dicas a lo pobre
- Caso você queira fazer compras, a Steenstraat é uma rua onde você irá encontrar diversas lojas, chocolaterias e até algumas casas de câmbio caso precise trocar dinheiro de última hora
- Não hesite em explorar cada cantinho da cidade! Há muita coisa que você pode encontrar que “não está no mapa” ou nas listas (inclusive esta) de melhores passeios pela cidade!
Deixar comentário