Índice do post
Ao longo do planejamento de uma viagem sempre surge a pergunta sobre onde ficar, afinal, descansar e tomar banho é necessário. Mas com tipos de acomodação, hostel, hotel e Airbnb, qual é o melhor? O que um tem de melhor que o outro? É sobre isso que vou falar aqui, além de mostrar as principais diferenças e vantagens de cada um.
Hotel

O hotel é a hospedagem mais comum entre os turistas, possui uma série de comodidades que podem variar de acordo com a sua classificação. Os hotéis podem ser classificados de 1 a 5 estrelas, sendo que devem cumprir uma série de requisitos para serem classificados como tal. Quanto mais estrelas, mais comodidades, mais espaço interno do quarto, mas também mais caro!
Seguem algumas das vantagens de um hotel para que você possa levar em consideração antes de fazer a sua escolha!
Vantagens Hotel
- Geralmente é o tipo de acomodação mais aconchegante.
- Todos os hotéis fornecem roupa de cama, toalhas, shampoo e sabonetes.
- Conta com outras “regalias” que às vezes não temos em hostel ou airbnb, como os serviços de quarto e restaurante no local.
- Os banheiros são privativos.
- Pode ser melhor adaptado para receber crianças, idosos ou portadores de necessidades especiais.
- Em sua grande maioria, oferecem café da manhã inclusos na hospedagem. Para quem come bem, pode ser uma ótima vantagem.
- Diferente de um AirBnb, o hotel pode fornecer parcerias com empresas de passeio, shows ou até aluguel de carro.
O site mais famoso e que sempre utilizamos para reservar nossos hotéis é o Booking.com
Hostel

Também conhecido como albergue, este tipo de acomodação é cercado de preconceitos. Pelo menos eu sempre tive aquela imagem de que albergue era sujo, feio, aquela coisa de filme de terror! Mas quando perdi este preconceito e resolvi me hospedar em um, a minha opinião mudou completamente!
Você sabia que nem todo quarto de hostel é compartilhado? Isso mesmo! Alguns deles possuem opções de quartos privativos, com banheiro e até ar condicionado! Mas daí é que vem a grande vantagem. Já ficamos em hostels que eram melhores que alguns hotéis e pagamos valores super baixos, como por exemplo um que ficamos em Bruxelas por R$65,00 a noite!
Mesmo que você fique em um quarto compartilhado, os hostels disponibilizam lockers (armários) individuais, bastando levar um cadeado para trancar sua mala dentro com toda a segurança!
Além disso, todos que ficamos até hoje, sempre nos forneceram jogo de cama e alguns até toalhas de banho! E por falar em banho, vamos para o tópico mais polêmico de todos. O banheiro compartilhado!
O banheiro compartilhado não é tão ruim quanto você pensa! Ser compartilhado, não significa um lugar aberto em que todo mundo toma banho junto e ao mesmo tempo! É só um banheiro que todos podem usar para tomar banho, mas um de cada vez. Tipo o da sua casa!
Mas assim como os hotéis, é preciso pesquisar muito e ficar de olho nas avaliações, principalmente sobre a limpeza! Fazendo isso, dificilmente você vai passar algum perrengue neste quesito!
Aqui embaixo eu listei as principais vantagens para quem sabe, incentivá-lo a fazer a próxima viagem se hospedando em um hostel.
Vantagens do Hostel
- Em geral o hostel é a opção mais barata das 3 que listei neste post, podendo ser até melhor que um hotel!
- Geralmente, os hostels possuem uma cozinha “aberta” para o viajante utilizar. Dessa forma, você pode utilizar todos os utensílios da cozinha para fazer sua própria comida, manter a dieta e ainda economizar!
- Possuem áreas comuns onde são promovidas festas e ou eventos gratuitos para que os viajantes possam interagir. Uma ótima opção para conhecer gente nova e trocar experiências!
- Assim como um hotel, hostels também podem fornecer parcerias para empresas de passeio, shows ou aluguel de carro.
Para reserva de hostels nós sempre utilizamos os sites: Booking.com e HostelWorld
AirBnb

É um serviço onde pessoas comuns abrem suas casas fornecendo hospedagens para os viajantes. Você pode locar somente um quarto ou o local inteiro, depende do anúncio. Isso tudo de forma simples, por meio do site ou aplicativo.
No entanto, assim como os outros tipos de hospedagens, o Airbnb pode se tornar um pesadelo. Algumas pessoas pesquisam a hospedagem só pela foto e acham que a casa é linda e maravilhosa, mas ao chegar no local, ela é completamente diferente!
Nós já tivemos experiências ruins, como uma vez em que tivemos que passar o Natal em uma casa muito mal cuidada, tanto que num dos dias estava chovendo dentro da casa por conta de goteiras, o forno não funcionava, acabou o gás, um caos! ? Mas também já tivemos uma experiência ótima e surpreendente em uma casa de campo em Socorro no qual a dona nos recepcionou com um delicioso bolo de fubá!
Além deste tipo de problemas, ainda podem haver casas que simplesmente não existem. Mas calma, o AirBnb está sempre de olho em anúncios fraudulentos. Além disso, se isso acontecer você estará coberto pelo site que irá te dar todo o suporte necessário.
Para diminuir os riscos, sempre veja as avaliações de outros hóspedes, o perfil do anunciante e se possível, peça fotos ou vídeos recentes do local. Mas o mais importante de tudo: nunca feche ou pague pela casa por fora da plataforma. Fazendo isso, você fica completamente descoberto de qualquer proteção que o Airbnb possa te oferecer.
Vantagens do AirBnb
- Geralmente possui o melhor custo-benefício quando você está viajando em grupo.
- Quando o proprietário te recebe, ele pode ser muito acolhedor, te dando dicas do local, mostrando os detalhes da casa e tudo mais, como se você estivesse cuidando da casa dele.
- Quando se loca apenas o quarto, geralmente o proprietário estará presente, então é possível vivenciar o que os locais fazem no dia a dia (além do turismo padrão).
- Ao alugar a casa inteira, você pode ter mais privacidade do que ficando em um hotel ou hostel.
- Flexibilidade de horário. Diferente de hotéis e hostels, é muito mais fácil você negociar horários de check-in e check-out com os proprietários.
Nunca alugou pelo Airbnb? Então clica aqui para receber até R$300,00 de desconto na sua primeira reserva!
O que avaliar antes de fazer a sua escolha
As nossas avaliações de acomodação também são feitas baseadas nos quesitos abaixo:
- A primeira coisa que vemos antes de decidir a acomodação que ficaremos é a avaliação de outros hóspedes. Sempre vemos a opinião de outros hóspedes sobre conforto, se tem água quente no chuveiro (principalmente se você está indo para países frios ou desérticos) e limpeza do local. Veja os quesitos que são importantes para você de acordo com seu nível de exigência.
- Outro ponto importante é em relação à localização. Às vezes a hospedagem mais barata fica muito distante, sendo necessário gastar com condução, e aí o barato sai caro.
- Quando você está em uma cidade e quer visitar locais próximos, ao invés de ficar mudando de lugar a cada dia, talvez valha a pena ficar no “meio” dos destinos e fazer um “bate-volta”. Lembre-se que processos de check in/check out e locomoção tomam muito tempo!
- Algumas hospedagens contam com café da manhã incluso na diária por uma taxa extra. Tente descobrir qual o custo médio de um café da manhã na cidade, faça as contas e veja qual vale mais a pena para você. Eu, por exemplo, sempre busco por locais que oferecem café da manhã à vontade, pois com isso posso economizar no almoço!
E agora qual vou escolher?
Quando viajo, a primeira coisa que vejo é quem são os participantes da viagem. No nosso caso, costumamos viajar só nós dois, mas há vezes que vamos em galera ou até com família que tem bebê pequeno. Então segue como escolhemos tais acomodações:
- Casal: geralmente pegamos um hostel que tenha banheiro privativo, mas quando fica muito caro pegamos o de banheiro compartilhado mesmo.
- Em grupo: geralmente optamos pelo Airbnb, pois o valor do aluguel é pela casa e não por pessoa, o que baixa bem os custos da viagem.
- Viagem com crianças ou pessoas que precisam de algum cuidado especial: Nestes casos optamos por hotel, pois além de toda a estrutura, ainda fornecem muito suporte para qualquer necessidade que tivermos.
Dicas a lo Pobre
- Vai se hospedar em um hostel? Então não esqueça de levar um cadeado para o locker e protetores auriculares caso durma em quartos compartilhados.
- Caso você tenha gostado do hostel, mas esteja com medo do barulho, entre em contato para verificar a possibilidade de colocar você em um quarto mais afastado do bar. Fizemos isso em um hostel e a nossa noite foi bem tranquila.
- Independente de qual acomodação você escolha, verifique sempre as avaliações de outros viajantes!
Já se decidiu qual tipo de hospedagem ficar? Então que tal organizar a sua viagem com a gente? Assim é só fechar as malas e ir viajar!
Deixar comentário