Índice do post
O Deserto do Atacama possui diversas atividades e uma das mais legais é o passeio que te leva para ver as Piedras Rojas e as Lagunas Altiplanicas. Se você nos acompanha aqui pelo blog ou pelo nosso Instagram, já sabe que o Atacama foi um dos nossos destinos preferidos.
O passeio é mais contemplativo e não oferece grandes desafios, com excessão é claro, da altitude. Como o próprio nome diz, as Lagunas Altiplanicas ficam em um altiplano (ou planalto, como queira chamar) à mais ou menos 4.200m de altitude. Por conta disso, algumas pessoas podem ter episódios de dores de cabeça ou mal estar. Mas apesar disso, este passeio é uma ótima opção para fazer nos primeiros dias, pois a subida é gradativa e feita de carro, sem necessidade de muito esforço.
O legal é que além de você conhecer estes 2 lugares, o passeio ainda incluiu café da manhã e almoço em Socaire, além de paradas em outros pontos turísticos como o Parque Laguna Chaxa e o Vilarejo de Toconao.
Primeira parada – Piedras Rojas
O passeio se inicia às 7 horas da manhã com a agência te buscando na porta do hotel. A partir daí somos conduzidos pela van com um guia explicando sobre a geografia e fauna local. Não é raro cruzar com diversos animais diferentes, em especial as vicuñas, alpacas e lhamas, que por sinal, são as “fornecedoras” da matéria prima para fabricação de diversas peças de roupas que você vê nas lojinhas espalhadas por todo o Chile.
No caminho passamos por Socaire, onde fazemos uma parada para tomar o café da manhã no restaurante Cocineria Santa Barbara. O café da manhã é bem simples, mas o suficiente para encher a barriga e dar uma acordada com o café. Além disso, é possível tomar chá de coca caso esteja sofrendo demais com o mal de altitude.
De barriga cheia, seguimos direto até as Piedras Rojas. Infelizmente não é possível chegar tão próximo da região dos lagos, pois o local foi fechado. O motivo? Um canal brasileiro, resolveu ir até lá gravar um atleta também brasileiro praticando kitesurf no local, que por sinal, é um local de preservação ambiental. Há toda uma repercussão desta história, mas não cabe eu falar aqui.
Enfim, mesmo não podendo chegar perto, o local é lindo e merece ser apreciado. Principalmente por conta das cores geradas pelos minérios presentes nas montanhas que cercam a região.
Se você der sorte, ainda poderá observar alguns flamingos e um outro bichinho da região, a viscacha (lê-se biscatia), uma mistura de coelho com chinchila bem fofinho e de cor esverdeada. Será que você consegue encontrar um?
Segunda parada – Lagunas Altiplanicas
Após passar um tempo contemplando a região e obviamente tirando milhares de fotos, voltamos para a van e partimos direto para as Lagunas Altiplanicas, o ponto mais alto (em todos os sentidos) do dia.
Aqui tivemos que pagar 3.000 CLP cada, pois a entrada do parque não está inclusa no valor do passeio.
O local possui duas lagunas, a “pequena” Miñiques e a gigantesca (e mais bonita) Miscanti. O único problema deste lugar é que para chegar na Miñiques você passa pela laguna Miscanti primeiro, então se você não estiver dirigindo, feche os olhos para não estragar a surpresa! haha
Fomos levados direto para a Laguna Miñiques e após 20-30 minutos, pegamos uma trilha (em torno de 2km) em direção à Laguna Miscanti. Mas para quem não quiser caminhar, basta subir na van que ela te deixa na frente da próxima laguna.
Dependendo da época do ano, o cenário será bem diferente. No Inverno as montanhas ficam completamente brancas cobertas de neve, enquanto que no Verão, somente parte delas estará com o topo branquinho. O que não é ruim! Afinal, neve demais é sinônimo de frio demais! Mas lembre-se que você está a mais de 4000m de altura, então uma blusa corta vento é bem vinda mesmo no verão!
Terceira parada – Parque Laguna Chaxa
Após mais ou menos uma hora curtindo as lagunas, partimos novamente em direção à Socaire, onde paramos novamente no Cocineria Santa Barbara para almoçar e matar a fome. Assim que todos estavam satisfeitos seguimos para o Parque Laguna Chaxa. Chegando lá foi preciso pagar a entrada no valor de 2.500 CLP.
O parque é composto por um enorme salar e lagos formados pelas águas das chuvas e derretimento de geleiras que infiltram no solo e viajam através dos lençóis freáticos até brotar nesta região. Com isso temos um dos cenários mais impressionantes do Atacama.
Para deixar tudo mais bonito, os lagos são fonte de alimento dos flamingos, então espere encontrar alguns deles por lá.
Curiosidade: Você sabia que existem 3 espécies de flamingos? O Andino, de James e o Chileno. Todos eles podem ser avistados no parque, no entanto o de James é bem raro!
Visto que o Brasil possui um clima muito mais úmido, estar no meio do deserto e cercado de sal é algo bem fora da nossa rotina. A umidade do ar no local fica abaixo dos 9%, então em pouco tempo você já começa a sentir sua boca mais seca e muita sede. Então para aliviar um pouco a situação, não se esqueça de carregar consigo um protetor labial e muita água!
Quarta parada – Vilarejo de Toconao
Muito perto de lá fica a última parada, o Vilarejo de Toconao. Um pequeno vilarejo ocupado em sua maioria por nativos, que conta com algumas lojinhas de artesanato e lembrancinhas.
O destaque do vilarejo fica para o antigo campanário feito de pedras vulcânicas, construído no ano de 1.700, mais de 300 anos atrás! Ele vem sobrevivendo aos séculos, juntamente dos cactos gigantescos que crescem na região ao redor.
Informações sobre o passeio de Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas
Para quem ficou curioso e quer fazer este passeio, aí vão algumas informações bem importantes!
Agência: Nós fizemos o passeio com a FuiGosteiTrips e adoramos! A agência é de brasileiros e possui uma sede na cidade de San Pedro de Atacama. A atendente (Valentina), apesar de ser Chilena, fala em português, o que facilita muito a vida caso fosse necessário um socorro de última hora. Além disso, ainda fomos presenteados com dois chips de celular assim que chegamos! Isso facilitou ainda mais as coisas, principalmente naqueles momentos que você precisa de uma indicação de restaurante ou algum suporte qualquer.
Valor do passeio: 45.000 CLP (não inclui os ingressos dos parques)
Valor dos ingressos: 5.500 CLP (Lagunas Altiplanicas + Laguna Chaxa)
Duração: das 7:00 às 16:00
O que está incluso: transporte, guia (castelhano), café da manhã e almoço.
Importante: Vale ressaltar que cada agência possui suas regras, preços e roteiros. O que está descrito aqui é a nossa experiência com a FuiGosteiTrips.
Dicas a lo pobre
- Não se esqueça de levar uma blusa! O passeio começa bem cedo e vai até o final da tarde. Então pode ser que já esteja frio.
- Hidrate-se! Durante todo o passeio você estará debaixo do sol, no salar a situação piora ainda mais, então é importante que você leve pelo menos 1 litro de água para beber durante o dia.
- Protetor solar e labial são essenciais no Atacama! Apesar do sol intenso, o vento é constante, o que faz com que você nem perceba o quão queimado está.
- Fique atento às regras de entrada no país! São diversas regrinhas que você precisa cumprir e que podem complicar a sua viagem, então fizemos um guia completo para a sua viagem ao Chile!
- Não se esqueça de contemplar o lugar com seus olhos e não só pela telinha da câmera/celular!
Deixar comentário