Índice do post
Quem nos acompanha pelo Instagram sabe que no final de 2021 nós fizemos uma road trip em Queensland aqui na Austrália. Foram mais de 3000km percorridos durante 12 dias de viagem indo de Brisbane até Airlie Beach e retornando até Brisbane.
Aqui neste post, nós vamos listar todos os passeios dia por dia para te ajudar a organizar sua road trip, além de dar dicas, citar a melhor época para fazer essa viagem, o mapa dos pontos e o custo em casal.
Dia 1 – Glass Mountains e Noosa Heads
Assim que você pegar seu carro, vá direto para a região de Glass Mountains, um conjunto de diversas montanhas cercadas por pinheiros e com visuais maravilhosos.
Se você for experiente em montanhismo, pode tentar subir o Mount Beerwah, mas já deixo o aviso que esta trilha é muito desafiadora, com diversos avisos durante toda a trilha sobre deslizamentos e risco de morte. Como não tínhamos experiência, acabamos desistindo no meio do caminho.
Então se você não está confiante como nós, pode seguir direto para o Mount Ngungun, que é bem mais tranquilo e vai te proporcionar uma vista maravilhosa de toda a região, inclusive do Mount Beerwah.
Para subir o Ngungun são necessários apenas 40 minutos e um pouco de disposição para percorrer os 2,8km de trilha (somente ida). São muitos degraus por todo o percurso, mas que valem a pena serem percorridos.
Dica: Tente chegar o mais cedo possível, pois como a trilha passa por uma floresta tropical e de clima mais úmido, em dias de muito sol o calor será intenso e pode ficar bem abafado, exigindo mais da subida.
Leve bastante água e não esqueça de prender bem os pertences, pois apesar da montanha ter apenas 253m de altura, venta bastante e é fácil perder alguma coisa que esteja solta.
Após descer a montanha, siga em direção à Noosa Heads.
Nós nos hospedamos no Noosa River Holiday Park que fica de frente para o Noosa River, onde você poderá curtir o final do dia enquanto se banha nas águas quentinhas do rio.
Onde ficamos: Noosa River Holiday Park – Noosa
Distância percorrida: 143km
Dia 2 – Noosa Coastal Walk e Bundaberg
Acorde bem cedo e vá direto para o Noosa National Park para fazer a Noosa Coastal Walk, uma trilha com 10,8km de extensão ida e volta.
Dica: Visto que a trilha é pavimentada e bastante popular, as vagas do estacionamento tendem a acabar e o local mais próximo para parar os carros fica a quase 1km de distância. Portanto, chegue cedo!
A trilha é muito gostosa e passa por diversos pontos interessantes, com destaque para a Dolphin Point e Alexandria Bay. Caso queira, dá para fazer a trilha somente até a praia de Alexandria Bay e curtir o dia por lá, o que reduz a trilha em 2km, totalizando 8,8km.
A praia é maravilhosa, mas assim como todas as outras praias da Austrália, ela não possui estrutura nenhuma. Então não é uma praia para ficar horas e horas torrando no sol, porque nem árvore para fazer uma sombrinha você vai encontrar.
Atenção: O tempo de permanência no estacionamento é de apenas 4 horas! Então fique atento para não tomar uma multa ou ter seu carro guinchado.
Voltando ao estacionamento, se quiser pode ir até o Noosa River para curtir um pouquinho as águas de lá e depois seguir viagem até Bundaberg onde você irá pernoitar.
Opção para os meses de Novembro à Março
Para quem estiver planejando uma road trip em Queensland entre os meses de Novembro e final de Março, eu recomendo ir até Mon Repos Turtle Center assim que chegar em Bundaberg.
Ele é um centro de preservação das tartarugas marinhas, muito similar ao Projeto Tamar que temos no Brasil. Mas o mais interessante de ir nesta época é que esta é a época de desova das tartarugas, o que significa que você pode adquirir um tour guiado para observar as tartarugas botando os ovos ou até mesmo ver os filhotes nascendo e correndo para o mar. O tour custa AU$27,90 e precisa ser agendado com antecedência.
Onde ficamos: AAOK Riverdale caravan park – Bundaberg
Distância percorrida: 320km
Dia 3 – Lady Musgrave – Grande Barreira de Corais
Dia de acordar cedo para ir até o porto de Bundaberg para fazer o passeio para Lady Musgrave.
Nós fizemos o full-day tour com a Lady Musgrave Experience. Um passeio que consiste em uma viagem de barco até os corais de Lady Musgrave. Lá você terá a oportunidade de fazer snorkel na Grande Barreira de Corais, além de ver peixes das mais diversas cores e é claro, tartarugas.
Além disso, você também irá visitar uma pequena ilha que fica junto dos corais, a ilha de Lady Musgrave. Onde você fará uma trilha de aproximadamente 1,2km em uma floresta bem diferente e repleta de Shearwaters, um pássaro típico da região.
Por fim, você ainda faz um passeio num barco com fundo de vidro, que vai navegando pelos pontos mais interessantes dos recifes com a chance de ver pequenos tubarões e mais tartarugas.
O tour dura aproximadamente 10 horas e custa AU$228,00 por pessoa, com transporte, equipamentos de snorkel e todas as refeições inclusas.
Dica: Ao subir no barco, você será colocado em um grupo. Cada grupo possui uma programação diferente. Portanto, fique atento com os horários. Se acaso a última atividade do seu grupo seja a visita à ilha, pegue os primeiros barcos que saem da base para a ilha. Caso contrário, a visita à ilha e o passeio do barco terão de ser encurtados.
Visto que este dia é bastante cansativo, opte por dormir novamente em Bundaberg antes de seguir viagem para a próxima cidade.
Onde ficamos: AAOK Riverdale caravan park – Bundaberg
Distância percorrida: 0 km
Dia 4 – 1770 ou Agnes Water e Rockhampton
Comece o dia dirigindo até a cidade de 1770. Lá você pode optar por fazer um passeio de caiaque com a 1770 Liquid Adventure. O aluguel do caiaque custa apenas AU$20,00 por hora e vale a pena para dar uma volta e explorar a região.
Mas quem não quiser, é possível fazer algumas trilhas para visitar os mirantes Bustard Bay Lookout ou Wave Lookout.
Finalizadas as atividades em 1770 você pode ir até Agnes Water, que fica bem pertinho para fazer uma curta caminhada pela Paperbark Forest Boardwalk.
Importante: Passe muito repelente antes de chegar na Paperbark Forest! Especialmente se estiver indo pra lá no verão (o que eu não recomendo). O local é cheio de pernilongos e um outro bicho chamado midge que vão te transformar em um verdadeiro banquete se você não se proteger.
Finalizados os passeios, siga até o Mount Archer, na cidade de Rockhampton. A subida da montanha é feita toda de carro, então não precisa ficar preocupado em fazer esforço físico.
Chegando lá, vá em direção à Nurim Circuit, para chegar ao Treetop Boardwalk, uma passarela que se estende para além da montanha. De lá você terá uma linda vista do rio Fitzroy e toda a cidade de Rockampton enquanto assiste a um maravilhoso pôr do sol.
Dica: Abasteça o carro em Rockhampton antes de seguir até Capricorn Caves, pois no dia seguinte serão mais de 500km até Airlie Beach. Caso contrário, o próximo posto fica somente a 80km depois de Capricorn Caves e os preços não são muito amigáveis.
Onde ficamos: Capricorn Caravan Park – The Caves
Distância percorrida: 402 km (129 até 1770, 273 até Rockhampton)
Dia 5 – Capricorn Caves e Cape Hillsborough
Neste dia você pode madrugar para subir o Mount Etna e assistir o nascer do sol. A trilha para subida da montanha é curtinha e tranquila, levando apenas 20 minutos, exigindo apenas pernas e uma lanterna.
Subindo a montanha, você chegará em um tablado de onde é possível ter um lindo visual das montanhas. Assista o nascer do sol e em seguida caminhe por mais alguns minutos até chegar na entrada da caverna onde é possível avistar um dos morcegos mais raros da Austrália, o ghost bat.
O acesso desta trilha é feito através da Rossmoya Rd, aproximadamente 2,4 km do The Caves Country Club. Se você jogar Mount Etna, Rockhampton no Google, você vai cair no lugar errado!
Mas para quem não quiser madrugar ou estiver indo no período em que a trilha está fechada, a opção é explorar uma das cavernas da Capricorn Caves. No entanto, é preciso agendar seu tour com antecedência.
Obs: De Novembro a Fevereiro, o acesso ao tablado e caverna fica fechado ao público para preservação dos morcegos. Sendo assim, você só poderá ir até certo ponto da trilha. Então se quiser a experiência completa, é preciso agendar um tour guiado.
Finalizados os tours e trilhas é hora de iniciar a viagem até Airlie Beach parando em Cape Hillsborough para dar uma esticada nas pernas e relaxar um pouco nesta praia com uma água deliciosa!
Diferente das praias de Victoria, as águas desta praia são incrivelmente quentes, podendo atingir temperaturas de até 29ºC dependendo da época do ano.
Onde ficamos: NRMA Parks Airlie Beach – Airlie Beach
Distância percorrida: 506 km
Dia 6 – Airlie Beach
Airlie Beach é o ponto alto da viagem, com direito à visita a outro ponto da grande barreira de corais e a uma das praias mais bonitas do mundo.
No primeiro dia, opte por algo bem leve para relaxar do tanto que você dirigiu no dia anterior, então vá até a Cedar Creek Falls, uma cachoeira bem gostosa e sem necessidade de fazer trilhas para acessar. Em seguida se quiser, pode fazer algo bem excêntrico, um safari pelo Prosperine River onde estima-se que vivam 150 crocodilos de água salgada.
Voltando para a cidade é possível dar um mergulho e relaxar nas piscinas públicas da Airlie Beach Lagoon ou até mesmo fazer a Honeyeater Lookout trail, uma trilha de 8km ida e volta para ver toda a Airlie Beach de cima.
Onde ficamos: NRMA Parks Airlie Beach – Airlie Beach
Distância percorrida: 0 km
Dias 7 e 8 – Whitsundays e Hardy Reef
Estes dois dias são reservados para fazer os passeios para explorar Withsundays e a Grande Barreira de Corais.
A recomendação são os passeios da Cruise Whitsundays, que por sinal, possui fama de ser a melhor empresa para se fazer estes passeios. O primeiro deles é o Camira Sailing Adventure, que vai te levar para a ilha de Whitsundays com parada na maravilhosa Whitehaven Beach. Além disso o passeio ainda inclui todas as refeições e equipamentos para snorkel.
O outro passeio é a ida até o Hardy Reef, onde você poderá nadar novamente sobre os corais da grande barreira de corais.
Mas para quem quiser um passeio diferente, há a opção de voar sobre os corais, onde você poderá avistar o famoso Heart Reef, aquele famoso recife de corais com formato de coração.
Onde ficamos: NRMA Parks Airlie Beach – Airlie Beach
Distância percorrida: 0 km
Dia 9 – Yeppoon
Hora de iniciar a volta e percorrer o longo caminho até a cidade de Yeppoon. Serão 499km de estrada, então caso queira parar para dar uma relaxada e quebrar a viagem em 2 partes, minha sugestão é dar um pulinho em Clairview.
A praia não é grande coisa e também não possui nada de muito espetacular, mas serve como alívio para as pernas. Para ser sincero, não há muito o que se ver entre e Clairview também oferece um cantinho para você cozinhar na sua campervan/trailer caso a fome aperte.
Ao chegar em Yeppoon, aproveite para deixar o tanque cheio e vá direto para a Bluff Point Walking Track. Uma trilha curtinha de apenas 2,3km de extensão, mas que vale muito a pena. Lá você terá um lindo visual das Kepple Islands e também acesso ao Turtle Lookout, um mirante de onde é possível observar tartarugas que vem até a costa para se alimentar.
Então para finalizar o dia, passe na Yeppoon Lagoon, um espaço com uma piscina de borda infinita voltada para o mar. A área possui uma estrutura bem completa, com direito a chuveiros de água quente, espreguiçadeiras e até um bar/restaurante onde você pode jantar. Mas o melhor de tudo, é que toda esta infra-estrutura é pública e gratuita, com exceção dos comes e bebes.
Onde ficamos: Poinciana Tourist Park – Yeppoon
Distância percorrida: 499 km
Dia 10 – Great Kepple Island
Quem vai à Yeppoon não pode deixar de visitar a Great Keppek Island. Para chegar até ela, é preciso pegar uma ferry num percurso de aproximadamente 30 minutos.
Na ilha é possível praticar snorkel, stand up, fazer trilhas até outros pontos da ilha, picnics e uma série de atividades praianas. No entanto, somente na praia principal, onde você desembarca, é que você vai encontrar um restaurante e local para aluguel das pranchas.
Dica: Não deixe de experimentar o açaí deles! Foi o mais próximo do açaí brasileiro que nós já comemos aqui na Austrália.
Outro ponto a salientar é que não há muitos pontos de sombra na praia, então é importante que você leve um guarda sol ou gazebo para poder passar o dia com mais tranquilidade.
Nós fomos com a Freedom Fast Cats e o transfer custou AU$50,00 por pessoa (ida e volta), mas para quem prefere um tour mais requintado, há opções mais salgadas com outras empresas que fazem tours de veleiros que te levam até outros pontos da ilha com direito a snorkel e até churrasco.
Obs: Por ser um barco de alta velocidade, as ferries balançam bastante, então se você sofre de sea sickeness, o ideal é tomar um remedinho para controlar o enjoo antes de embarcar.
Ao retornar para o continente, pegue o carro e vá direto para Hervey Bay, mas se preferir, você pode parar rapidamente na Yeppoon Lagoon, tomar um banho/ducha e seguir para Hervey Bay.
Onde ficamos: Fraser Coast RV Park – Hervey Bay
Distância percorrida: 422 km
Dia 11 – Fraser Island
O penúltimo dia da sua viagem fica para um dos passeios mais incríveis de toda a viagem. Existem diversas empresas que fazem este tour, mas no nosso caso, fizemos o Fraser Island Day Tour com a Fraser Explorer Tour.
O tour é ótimo e com tudo incluso, translado, barco e almoço. Passamos por diversos pontos interessantes da ilha, sendo que os destaques ficam para a Eli Creek, um rio em que você pode entrar e descer seu curso flutuando, e para a impressionante Lake Mckenzie. Um lago de água doce super cristalina cercada por uma das areias mais brancas que já vimos na nossa vida.
Ao retornar para o continente, fique atento aos céus, pois ainda há mais para ver! Durante o verão, todas as noites os morcegos saem das tocas, cavernas ou árvores para caçar comida, então fique atento e olhe para o céu para testemunhar este impressionante fenômeno!
Onde ficamos: Fraser Coast RV Park
Distância percorrida: 0 km
Dia 12 – Hervey Bay e Brisbane
Neste último dia, o ideal é não fazer muita coisa, especialmente porque você estará a mais ou menos 3 horas de viagem de Brisbane, então calcule este tempo para devolver o carro em tempo.
Mas acordando cedo, dá tempo de visitar o Urangan pier, um pier gigantesco com quase 1km de extensão. Ele fica na parte norte da cidade de Hervey Bay e vai tomar uns bons 30 minutos para visitar e tirar diversas fotos.
Para quem não quiser caminhar por todo o pier, é possível vê-lo por sua lateral em uma pequena prainha logo ao lado.
A partir daí, é hora de pegar o carro e retornar para Brisbane.
Distância percorrida: 285 km
Melhor época para fazer uma road trip em Queensland
Como Queensland é um estado com clima mais tropical, as estações tendem a ser iguais as do Brasil, ou seja, inverno seco e verão chuvoso.
Com isso, a sua melhor opção é o mês de Maio, que por mais que seja o mês que antecede o inverno, as temperaturas ainda estarão bem agradáveis, mas as chances de chuva estarão bem mais baixas.
Caso não consiga ir neste mês, saiba que durante o inverno, de Julho a Setembro, é considerada alta temporada devido à baixa chance de chuva. Sendo assim, tudo fica mais caro nesta época.
Já a pior época para se ir é durante o verão. Por mais contraditório que seja dizer que o inverno é a melhor época para ir para uma região de praias, no verão chove quase todos os dias e também é a época de ciclones aqui na Austrália. Ou seja, tempos instáveis e muitos passeios de barcos cancelados.
Além disso, há a problemática do calor excessivo e enorme quantidade de mosquitos e pernilongos que tomam conta durante a estação.
Onde alugar a campervan?
Existem diversas opções com relação à aluguel de campervan.
Nós alugamos a Chubby Campers, uma Toyota Hiace pela Travellers Autobarn. O legal é que dá para abastecer com “Petro E10” que é gasolina com até 10% de álcool, o que significa um combustível mais barato.
Além disso, ainda é possível incluir alguns itens adicionais como por exemplo um carregador de celular para carros por apenas AU$5,00 e cadeiras de camping por AU$15,00. Mas este último eu sinceramente não recomendaria, pois acabou que nem tivemos muita oportunidade e necessidade de utilizá-las.
Quanto custa uma viagem de road trip
Os custos de uma road trip podem variar demais dependendo da época. Os custos com o aluguel do carro por exemplo, pode chegar a ficar 50% mais barato.
Na tabela abaixo você pode verificar os valores médios em uma viagem feita em casal.
Baixa temporada
Março até Maio e Outubro até Novembro
- Campervan: média de AU$45,00 por dia
- Camping: média de AU$40,72 por dia (powered sites)
- Alimentação: média de AU$15,00 por pessoa por dia
- Combustível: $530,80 no total
Custo total por pessoa: AU$1803,72*
Alta temporada
Junho até Setembro e Dezembro até Fevereiro
- Campervan: média de AU$90,00 por dia
- Camping: média de AU$47,27 por dia (powered sites)
- Alimentação: média de AU$15,00 por pessoa por dia
- Combustível: $530,80 no total
Custo total por pessoa: AU$2370,77*
*Valores de passeios não inclusos
Achou caro? Aqui no site nós temos um post dando várias dicas de como economizar numa road trip. São dicas básicas que podem fazer você diminuir um pouco os gastos gerais com alimentação, hospedagem e combustível!
Mapa da road trip em Queensland
Veja abaixo todos os pontos citados aqui no post.
E aí, curtiu este conteúdo? Deixe seus comentários!
Se estiver buscando outros destinos aqui na Austrália, temos um post completo falando sobre o Grampians no estado de Victoria!
2 Comentários
Deixar comentário