Índice do post
Pensando em ir para a Europa? Então que tal um roteiro barato de 4 dias na Bélgica?
Vou dar uma sugestão de roteiro onde você vai visitar as principais cidades do país e seus principais pontos turísticos gastando menos de 100 euros por dia.
Se preferir, vá direto ao mapa com todos os pontos de interesse. Além disso, nesse post você vai encontrar a média de custo com esse roteiro na Bélgica!
Dia 1 – Centro Histórico e uma rodada de cerveja em Bruxelas
Assim que chegar em Bruxelas, vá para a sua hospedagem para deixar as coisas. Visto que este processo vai tomar parte do seu dia, aproveite para explorar mais o centro histórico da cidade.
Então para começar, sugiro que você vá até o Parque de Bruxelas e de lá pegue um metrô até a estação Schuman, que por sinal, fica de frente para a sede da União Européia. De lá já será possível avistar o Parque do Cinquentenário e seu enorme arco do triunfo, onde estão seus museus.
Após explorar o parque, você pode voltar até a estação Gare Centrale, seja a pé ou de metrô, para visitar a Catedral de São Michel e São Gudula. Mas se não estiver afim de igrejas, pode dar um pulinho na praça Mont des Arts antes de seguir de volta para a Grand Place.
A esta hora você deve estar faminto, então aproveite para dar um pulo no Panos (lanches naturais) ou na Fritland (batata frita) para comer alguma coisa.
Com a barriga cheia, siga até a Grand Place, sente-se por lá para descansar um pouco enquanto observa todos os detalhes da praça.
Se estiver afim de uma sobremesa, você pode ir até a chocolateria Leônidas ou seguir direto para o Manneken Pis, a escultura do garotinho fazendo xixi, pois lá do lado há várias lojinhas vendendo os tradicionais waffles belgas a partir de 2 euros.
Se ainda não escureceu, você pode ir novamente até a Grand Place para vê-la com as luzes acesas e ter um visual completamente diferente.
Para finalizar o dia, vá até a Delirium Village para tomar uma cerveja e conhecer um de seus diversos bares.
Dia 2 – Atomium, Mini-Europe e mais caminhada em Bruxelas
Neste dia, você vai visitar lugares mais afastados, então se quiser, dê um pulo rápido na Grand Place ou no Panos para pegar algo para comer e vá para o metrô. Siga até a estação Elisabeth.
Saindo da estação, você estará de frente para o Parque Elisabeth, onde você poderá fazer uma agradável caminhada até a Basílica de Koekelberg. Lá você pode optar entre visitar os museus, mas uma coisa que você não pode deixar de fazer, é subir até o Panorama, no topo da basílica para ter uma vista incrível da cidade!
Assim que terminar o passeio, é hora de ir de volta ao metro para visitar o Mini-Europe e o Atomium, o local mais icônico da Bélgica.
Inicie pelo Mini-Europe, pois além de ser um passeio mais rápido, lá você pode comprar o combi-ticket, um ingresso que te dá direito a entrar nas duas atrações com um desconto de quase 5 euros.
Depois de ver “toda a Europa”, siga em direção ao Atomium, onde será possível encontrar algumas barraquinhas e lanchonetes para comer.
Mate a fome, tire muitas fotos e então entre no museu. Explore todo o seu interior e quando sair de lá, não vá embora! Sente-se no gramado e descanse enquanto espera o anoitecer para ver o Atomium acender suas luzes!
Além disso, durante o final de julho e agosto, é possível assistir ao show de fogos, o Fireworks of Laeken que acontece a partir das 21:30 no próprio Atomium.
Finalizado o show, basta pegar o metro e descansar para o dia seguinte.
Dia 3 – Explorando Bruges
Hoje é dia de visitar Bruges, a cidade mais medieval da Bélgica!
Assim que você chegar na cidade, siga direto para o Minnewater Park que fica próximo à estação central. No caminho, não deixe de passar pela Lovers Bridge para ter uma bela vista do lago Minnewater, principalmente se você estiver em casal! Se não sabe do que estou falando, então você precisa conferir este post onde falo sobre as lendas locais.
Em seguida, siga para o Begijnhof e aproveite o silêncio e calmaria do local antes de seguir em frente para a próxima atração.
Seguindo em frente, você pode visitar a Igreja de Nossa Senhora e a ponte Bonifacius. Locais para tirar lindas fotos num cenário que parece ter saído direto da idade média.
Pare para o almoço em algum restaurante da Grote Markt ou dos arredores (mais barato) e em seguida, vá para a praça Burg. Lá você poderá ver a prefeitura e também a Basílica do Sangue Sagrado, onde é feita a exibição do sangue de cristo em horários específicos que você pode conferir aqui.
Por fim, volte à Grote Markt para subir ao Campanário Belfort e ter uma vista 360º da cidade. Lembre-se de não deixar para última hora, pois a fila é grande e você pode ficar de fora!
A esta altura já deve estar quase no final do dia, então siga para a direção leste da cidade, para chegar ao parque Kruisvest, onde é possível ver 4 moinhos de vento, sendo que um deles ainda está operante.
Ao final do dia, basta ir caminhando ao longo do parque em direção à estação central e voltar para Bruxelas.
Dia 4 – Visita a Antuérpia
Para o último dia, deixamos uma visita à Antuérpia.
Logo que chegar, você já estará num dos pontos turísticos mais famosos da cidade. A Central Station possui uma arquitetura incrível que vale a pena gastar alguns minutos olhando todos os detalhes.
Em determinadas épocas do ano (aleatórias), uma roda gigante é montada em frente à estação, então se ela estiver por lá, não perca a oportunidade de ver a estação por um ângulo totalmente diferente.
A seguir, siga pela rua Meir em direção à Groenplaats. Esta praça que costumava ser um cemitério, possui diversos restaurantes em seu entorno, então já dê uma olhadinha nos cardápios para decidir onde almoçar mais tarde.
Continuando a caminhada, você vai chegar na praça da Catedral de Nossa Senhora, onde é possível ver outro ponto turístico, a escultura de Nello e Patrasche.
A próxima parada será na Grote Markt, praça onde está localizada a prefeitura e uma linda fonte representando uma das lendas da cidade. Além disso, pertinho desta praça, você consegue acessar a Vlaaikensgang, a menor rua da cidade.
Caso você ainda não tenha se decidido onde comer, a sugestão é o El Toro Negro, uma steakhouse argentina que fica na Oude Koornmarkt 12.
Após almoçar, você pode seguir direto para o Het Steen, um museu que fica não muito longe da Grote Market. Inclusive, lá você vai encontrar a ampulheta de meia hora mais antiga do mundo!
Em seguida é hora de ir para a última parada do dia, a Igreja de São Paulo, que além de toda a beleza interior, ainda conta com um impressionante calvário datado do século XVIII.
Ao final do dia, basta seguir de volta para a rua Meir e seguir até a estação central para pegar um trem de volta para Bruxelas.
Mapa com pontos de interesse do roteiro na Bélgica
Aqui eu montei um mapa com todos os pontos de interesse para estes 4 dias. Além disso, se você clicar na estrelinha, você adiciona este mapa na sua conta do google e consegue usar ele enquanto estiver viajando!
Quanto custa viajar pela Bélgica
Ok agora você já tem um roteiro, mas quanto vai sair esta viagem?
Para ajudar no seu planejamento, eu montei uma tabela com o custo médio por pessoa, seguindo os padrões de viagens que nós fazemos, ou seja, hospedando-se em hostels, evitando refeições super caras e andando muito, baixando ao máximo os custos com transporte público.
Despesa | Valor (EUR) |
---|---|
Hospedagem | 125,00 (31,25 por dia) |
Alimentação (café da manhã, lanche simples e jantar) | 120,00 (30 por dia) |
Passagem de ônibus para Antuérpia | 8,00 |
Passagem de ônibus para Bruges | 19,00 |
Metro em Bruxelas | 10,50 |
Passeios | 70,00 |
Total para 4 dias | 352,50 |
Então no total, temos um custo por pessoa de aproximadamente 353,00 euros, o que dá mais ou menos R$2173,00 na cotação atual para 4 dias.
Para conferir mais opções de hospedagem e outras informações relevantes ao país, você pode ler o nosso post onde falamos tudo sobre a Bélgica!
Dicas a lo pobre
Com a cotação atual do Euro, fica um pouco complicado falar que está barato viajar por lá, mas há algumas formas de economizar:
- A primeira delas é economizando com a acomodação, por exemplo, se você estiver indo em grupo, ou não se importar em dividir quarto com outras pessoas, o valor diário pode cair para 26,00 euros. Ou seja, 20 euros de economia no total.
- As tarifas de transporte também podem variar um pouco conforme o dia e quantidade de pessoas. Existem opções de tickets que podem sair um pouco mais em conta! Eu explico mais sobre estas opções no meu post onde falo sobre o transporte público na Bélgica.
- Além disso, se você já leu o post do que fazer em Bruxelas, sabe que a melhor época para se visitar os museus do Parque do Cinquentenário é durante a 1ª quarta feira do mês, pois a entrada é gratuita!
Deixar comentário