Índice do post
Há aproximadamente 1 hora de carro do centro de Melbourne é possível conhecer uma cidade encantadora, estou falando de Mount Macedon.
Trilhas, jardins e vinícolas estão entre as diversas atividades disponíveis na região, agradando todos os tipos de gosto. Com isso montei um roteiro que passa nos principais pontos da cidade, como por exemplo, Forest Glade Gardens, Hanging Rock e é claro, Mount Macedon. E para ajudar no seu planejamento, também coloquei o custo total da viagem com todos os passeios citados.
Além disso, é importante ressaltar que é possível levar seu pet em praticamente todos os locais citados aqui. A única exceção é o pico da Hanging Rock, pois mesmo que você possa entrar no parque com seu amigo peludo, não é permitido fazer a trilha até o topo da montanha com ele.
Café da manhã/Brunch
Saindo de Melbourne logo de manhã, recomendo que vá até o Mr. Cafe Macedon. O local é bem bonitinho, mas bem movimentado, por conta disso ao entrar no restaurante, você já é avisado que terá somente uma hora para fazer sua refeição (bizarro né?).
Sugestão de prato: Eu escolhi o Mediterranean Smash Avo, que é composto por duas torradas com avocado amassado, queijo, ovo e várias coisinhas a mais. Um prato bem tradicional da Austrália, mas o que eu gostei deste aqui foram o húmus de beterraba e a romã, que deram um sabor especial ao tradicional avocado amassado.
Já o Thiago escolheu Mr. Big, um pratão com bacon, tomate, cogumelo, ovo, um macarrão frito e aspargos! Esse macarrão frito não sabemos se foi para substituir o pão, mas de qualquer forma, estava bem gostoso.
Assim que terminar suas refeições, antes de seguir para o próximo passeio, não de deixe de passar pela Honour Avenue, especialmente se você for durante o outono! Essa rua é praticamente o cartão postal da cidade.
Dica: Não vá nas primeiras semanas do outono pois as folhas das árvores ainda estarão verdes! Deixe para ir somente em Abril ou início de Maio.
Mount Towrong em Mount Macedon
Uma das principais trilhas que você encontra em Macedon é a Mount Macedon Walking Track, uma trilha com um total de 16km e aproximadamente 6 horas de caminhada. Mas o interessante é que esta trilha passa por todos os principais pontos da cidade, inclusive aqueles que nós colocamos aqui.
Por conta disso, ela só será uma boa opção caso você chegue cedo na cidade, no nosso caso iniciamos a trilha bem tarde (umas 11 horas da manhã), então acabamos fazendo somente uma parte da trilha.
O trajeto curto é o Mount Towrong Short Loop. Inicie a trilha a partir da escada e faça no sentido anti-horário. Confesso que o começo da trilha é bem intenso, com muita subida. Mas após um ganho de uns 200m de altitude, chega-se em uma área mais aberta, daí sente-se nas pedras para descansar um pouco e contemplar a bela vista.
A trilha em si é bonita, mas não tem nada de espetacular. Mas foi durante essa trilha que nós tivemos a sorte de encontrarmos um Echidna, o que fez a trilha valer a pena! Ele era tão pequenino e acho que estava com medo, pois quando ele nos viu, ficou escondido embaixo das folhas.
Forest Glade Gardens
O Forest Glade Gardens é um jardim particular que já existe há quase 100 anos. Uma visita que realmente faz valer os AU$10,00 de entrada.
Assim que entrar, você receberá um mapa do jardim para poder ter uma visão geral de quais locais visitar.
Dica: Na entrada eles também fornecem repelente (gratuito) e você não deve deixar de passar, pois há muitos pernilongos na área do jardim japonês.
O jardim é repleto de jardins menores e atrações, como por exemplo a área de Fern trees, túnel de flores, corredor de maple tree, entre outros. Mas para mim, o destaque fica para o Jardim japonês, que sem exagerar, foi o jardim japonês mais bonito que eu já vi na vida.
O local é tão bonito que é usado para celebração de casamento e ensaios fotográficos. Nós fomos no dia 19 de março e era início de outono, as cores de outono ainda não estavam tão evidentes, mas já deu para ter um gosto de como o local fica bonito.
Então se você gosta de visitar jardins, inclua esse local no seu roteiro, pois tenho certeza que não irá se arrepender.
Caso queira visitar um local parecido, mas não quer gastar com aluguel de carro, o Cloudehill Gardens em Dandenond Ranges é uma ótima opção para ir apenas com transporte público!
Hanging Rock
O Hanging Rock é um dos principais pontos turísticos de Mount Macedon e não preciso nem dizer o motivo, basta olhar a foto do lugar.
A montanha já foi um vulcão há 6 milhões de anos, que com o passar do tempo e resfriamento das lavas, foi ganhando este aspecto único e maravilhoso! E se você curtir, é possível fazer uma trilha de apenas 700m até o pico. trilha até o topo de uma montanha. Mas se esta não é sua praia, pode observá-la debaixo, sem fazer esforço algum.
No entanto, o acesso à trilha e à montanha ficam dentro de uma reserva, sendo necessário o pagamento de uma taxa de entrada de AU$10,00 por carro. Um preço simbólico já que, além de ajudar na preservação, você também poderá usufruir da estrutura do local, que conta com área de picnic, churrasqueiras, quadra de tênis e mais inúmeras coisas.
Apenas fique atento a um detalhe, o horário do parque. Ele fica aberto todos os dias das 09:00 às 17:00, sendo que a entrada é permitida somente até às 16:00.
Camels Hump
Saindo do Hanging Rock, siga em direção ao Mount Macedon, mas faça uma parada em Camels Hump. A trilha até o mirante leva somente 10 minutinhos, não apresenta dificuldades e vale bastante a pena!
Chegando lá é possível ter uma bela vista dos campos que ficam ao redor de Mount Macedon, além de assistir ao pôr do sol. Mas achamos a vista um pouco limitada por conta das árvores que ficavam bem na linha do local onde o sol iria se pôr, então resolvemos seguir até o Mount Macedon, decisão da qual eu não me arrependi (e acredito que você também não vai ser arrepender).
Mount Macedon
Deixe essa montanha para ser o último ponto de parada no seu roteiro para ver o pôr do sol. Para chegar lá você pode digitar no Google Maps como “Mount Macedon Memorial Cross”.
O legal é que nessa área, você pode usar as churrasqueiras elétricas públicas, ir até o Tea Room (que funciona das 10:00 às 16:00) e ver a Memorial Cross. Uma cruz que foi colocada no topo do Mount Macedon para homenagear os soldados australianos mortos na WWI.
Dê um pulo na Memorial Cross e em seguida siga para o grand finale do dia, o Major Mitchell Lookout, local de onde é possível ver um belíssimo pôr do sol com uma vista privilegiada.
Dica: Visto que a caminhada até a Memorial Cross é bem curtinha, recomendo que você vá lá em 2 momentos, antes e depois do pôr do sol. Isto porque, depois do pôr do sol, a luz reflete em sua superfície dando um aspecto dourado que parece que ela foi feita de ouro.
Custo total da viagem para duas pessoas em Mount Macedon
E agora vamos a valores. Como não temos carro, alugamos o carro pela Car Next Door. O custo total da viagem desse roteiro foi calculado com base em duas pessoas.
Lógico que dava para essa viagem ter sido mais barata, mas houve uma falha de planejamento (acordamos atrasados, não fizemos lanches, alugamos carro em cima da hora, etc).
Sem mais delongas, segue o custo na tabela abaixo:
Descrição | Valor |
---|---|
Café da manhã – Mediterranean Smash Avo | $22 |
Café da manhã – Mr. Big | $25 |
Cappuccino Grande – 2 cafés | $9 |
Forest Glade Gardens – Ingresso para 2 adultos | $20 |
Hanging Rock – 1 carro | $10 |
Camels Hump, Mount Towrong, Mount Macedon | Grátis |
Aluguel de carro | $83 |
Combustível | $22 |
Total | $191 para duas pessoas |
Deixar comentário