Índice do post
South Australia é o 4º maior estado da Austrália e abriga uma das maiores cidades do país, Adelaide.
Mas apesar de pouco falada, ela merece e muito a sua atenção. Este roteiro de 4 dias em Adelaide vai passar por diversos locais que são dignos de entrarem para o hall de melhores passeios da Austrália.
Lá no nosso canal do YouTube, nós já postamos um vídeo falando de 6 passeios incríveis que você pode fazer por lá, mas este roteiro abrange alguns outros lugares e detalhes que não citamos por lá, então vamos ao roteiro!
Dia 1 – Morialta Conservation Park e Mount Osmond
No primeiro dia você pode visitar o Morialta Conservation Park e ver um belo pôr do sol em Mount Osmond, locais próximos ao centro de Adelaide.
Morialta Conservation Park
Um parque que fica a 20 minutos do centro de Adelaide e repleto de trilhas, cachoeiras e mirantes que te proporcionam lindas vistas. Não só do próprio parque mas também da cidade.
Para quem pretende conhecer tudo que o parque tem a oferecer, a sugestão é fazer a Three Falls Walking Track. Uma trilha de aproximadamente 7,3km de extensão em circuito, que como o próprio nome diz, irá passar pelas 3 principais cachoeiras do parque. Além disso, você irá passar pela Giant’s Cave, Deep View Lookout e Kookaburra Rock. Então reserve de 3 a 4 horas do seu dia para fazer esta trilha.
Mas se você não tem muito interesse em andar tanto ou está com o tempo curto, é possível fazer uma caminhada de apenas 900m, passando apenas pela Giant’s Cave e terminando aos pés da Morialta Falls, a primeira cachoeira).
De qualquer maneira, o mais interessante deste parque é que você tem grandes chances de avistar coalas! Nós conseguimos contar pelo menos 4, então já sabe, ao fazer as trilhas olhe também para o topo das árvores!
A entrada e estacionamento do parque são gratuitos, então chegue cedo para não pegar ele muito lotado!
Dica: Leve snacks e bastante água, pois não há comércio na região.
Pôr do sol em Mount Osmond
Ao terminar as trilhas, aproveite para finalizar o dia e ver um pôr do sol magnífico no Mount Osmond, que fica a apenas 20 minutos de Morialta.
Para encontrar o local exato de onde você vai deixar seu carro, procure por Mount Osmond Lookout. De lá siga por uma pequena trilha para chegar a um platô de onde é possível assistir o pôr-do-sol.
Por ser um campo gigantesco e um lugar não tão popular, será fácil achar um cantinho para curtir a paisagem.
Dica: Não se esqueça de levar uma blusa! Venta bastante no local e fica bem frio assim que o sol cair.
Dia 2 – Deep Creek, Rapid Bay e Port Willunga
Esse é um dia para conhecer uma parte do litoral de South Australia. Você dirigirá 100km até Deep Creek e depois fará as paradas ao longo da Fleurieu Peninsula durante o seu retorno para Adelaide.
Deep Creek
A primeira parada do dia é o Deep Creek National Park. Comece indo até o Tapannappa Lookout para iniciar a Deep Creek Cove Hike, uma trilha de 10km, passando por Deep Creek Cove e Deep Creek Falls.
Visto que há mais para fazer durante o dia, você pode optar por ir somente até o Deep Creek Cove que fica a apenas 1,7km de distância do início da trilha. Apesar da curta distância, a trilha possui trechos que tornam o percurso um pouco desafiador. Especialmente nos momentos em que é necessário descer toda a montanha até o nível do mar, onde você irá se deparar com uma grande escadaria de pedras. Esse percurso leva aproximadamente 2,5h.
Atenção: Fique atento, pois é possível ver cangurus e golfinhos durante a trilha! Então olhos abertos e câmeras a postos!
Se você não tiver levado um lanche ou não quiser perder tempo para procurar restaurantes, entre Deep Creek e Rapid Bay tem a Delamere General Store, onde compramos uma deliciosa meat pie para forrar o estômago.
Rapid Bay
Finalizada a trilha é hora de partir para as praias, iniciando em Rapid Bay onde a cor da água é de um azul claro lindo! Mas não se empolgue muito pois ela é bem gelada!
Além da água, o grande destaque dessa praia fica para as “cavernas”. Elas ficam na lateral direita da praia, e podem ser acessadas numa caminhada de 15 minutos desde o estacionamento.
Se a maré estiver baixa, você pode ir a pé para uma segunda caverna contornando o paredão da praia. Caso contrário, o acesso fica só por meio de snorkel mesmo.
Durante o percurso para o último ponto de parada, reserve um tempo parar observar o Myponga Reservoir. Uma enorme represa de visual maravilhoso! Você vai passar por cima de sua barragem e depois poderá acessar um mirante para vê-la de cima.
Obs: Tome cuidado ao passar pela barragem, pois há pontos em que é possível passar somente um carro por vez.
Port Willunga
O último ponto de parada, para fechar o dia com chave de ouro é Port Willunga. A princípio parece uma praia comum, mas ao chegar lá, você já vê algumas coisas um tanto quanto diferentes.
O paredão da costa da praia tem uma formação rochosa toda colorida, lembrando um pouco as falésias do nordeste brasileiro.
Ao descer o escadão, você vai se deparar com uns buracos no meio desse paredão. Antigamente eles eram usados para guardar barcos e materiais de pesca, mas hoje são usados apenas para tirar fotos, guardar seus pertences e se esconder do sol.
Já olhando para o lado do mar você verá uns “pedaços de madeira” fincados na areia. Isso na verdade é um resto de um píer que existiu antigamente e queimou, restando apenas essas estacas. Essa composição junto ao pôr do sol é o que faz Port Willunga ser um dos destinos mais populares de quem visita Adelaide.
Dia 3 – Golfinhos, Glenelg e City
Esse é um dia para ter uma experiência diferente, um dia para nadar com os golfinhos!
Nado com golfinhos
Com o passeio fechado previamente com a empresa Temptation Sailing, acorde cedo e vá para o Marina Pier em Glenelg. Esse passeio foi um dos nosso favoritos em Adelaide e o motivo, vou descrever a seguir.
Nós já tivemos a experiência de andar de caiaque e ver golfinhos em Pipa-Rio Grande do Norte, vimos alguns golfinhos em Ubatuba-SP, vimos aproximadamente 30 golfinhos nadando juntos em Noosa-Queensland, mas em todos esses momentos estivemos com a cabeça fora do mar.
A experiência com a Temptation Sailing proporciona algo bem diferente do citado acima, desta vez fomos caímos na água para “nadar” com golfinhos. Na verdade você fica o tempo todo na rede e dessa forma consegue ver os golfinhos nadando e fazendo inúmeras acrobacias embaixo d’água, algo simplesmente mágico.
O passeio tem a duração de umas 4 horas, então a sua manhã inteira será comprometida, mas com certeza muito bem aproveitada.
Glenelg
Já que você vai estar por perto, dê uma passada em Glenelg, que é um dos bairros mais badalados de Adelaide.
Vá até a Moseley Square, onde há vários restaurantes para você matar a fome. Se você for entre final de outubro a começo de maio poderá pegar a roda gigante que fica de frente ao píer.
Dica de restaurante: Se você for fã de parmegiana, o restaurante The Jetty Bar possui uma parmegiana DE CARNE deliciosa! O valor não é abusivo e você sai mais do que satisfeito.
Enquanto faz a digestão, aproveite para caminhar até a praia e tirar aquela foto clássica debaixo do pier!
City
Sobrou tempo? Então vá para a CBD conhecer um pouco da Adelaide urbana. Há inúmeras opções de passeios por lá, mas antes de ir, você só precisa saber se os locais estarão abertos, pois muitos pontos em Adelaide fecham por volta das 17 horas!
Alguns passeios que você deve considerar são: Adelaide Botanic Garden, State Library of South Australia, Adelaide Central Market, Adelaide Arcade e o Rundle Mall.
Dia 4 – Hahndorf e Mount Lofty
Hahndorf
Pensa em uma cidade fofa, é Hahndorf em South Australia! Essa é a cidade de colônia alemã mais antiga da Austrália e fica a apenas 30 minutos do centro de Adelaide, então você deve incluí-la no seu roteiro.
Por conta disso, você vai encontrar diversos restaurantes de comida alemã, ou seja, muito chucrute, salsichão e joelho de porco.
Mas além desses restaurantes, há lojas de artesanatos, loja de peças de couro e até um antiquário. Uma das lojas que mais chamou a nossa atenção foi a loja do Cuckoo. Mesmo que você não seja um aficionado por cucos, você precisa considerar parar nesta lojinha!
Os relógios são todos muito bem trabalhados e feitos manualmente, o que impressiona ainda mais pela qualidade e riqueza de detalhes.
Além disso, a loja tem peças de natal feitas todas em madeira. É um enfeite mais bonito que o outro.
A rua principal da cidade já é uma atração por si só. Com toda a arquitetura proveniente dos alemães, ela ganha um ar todo especial, bem similar ao que temos em Campos do Jordão no Brasil. Além disso, ela é bem arborizada e com árvores típicas da montanha. Com isso, durante o outono, muitas delas ficam com as folhas vermelhas, dando um toque especial para a cidade.
Mas independente da estação, não deixe de visitá-la, pois ela é um charme e vai conquistar seu coração.
Mount Lofty Botanic Garden
Saindo de Hahndorf, no trajeto de volta para Adelaide encontra-se o Mount Lofty. Que apesar de ser mais um jardim botânico, ele se parece mais com uma reserva do que com um parque.
O Mount Lofty é bem grande, então a recomendação é focar apenas em alguns dos principais pontos, pois muito provável que você não terá tempo para ver tudo.
O principal deles é a área do lago, que se você estiver lá durante o outono, poderá vê-lo refletindo todas as cores das árvores que estão ao seu redor.
Dica: Avalie a época que você está viajando, pois talvez valha a pena pular o Mount Lofty e fazer um outro passeio.
Gostou do post? Coloque a sua opinião nos comentários!
Se sua ideia é fazer uma road trip na Austrália, que tal ver a viagem que fizemos de Brisbane até Airlie Beach?
Deixar comentário