Índice do post
Você está montando um roteiro para curtir Natal (RN) e surgiu a dúvida em relação a quantidade de dias para ficar lá? Eu indicaria 7 dias. Afinal, você não quer fazer as coisas correndo não é mesmo? Dessa forma você conhecerá cada pedacinho dessa cidade encantadora.
O roteiro na verdade não é somente da cidade de Natal, pois se você olhar no mapa pode observar que ela não é muito grande. Então durante estes 7 dias você vai conhecer também as cidades ao redor, por exemplo, Tibau do Sul, Extremoz (sim com x e z!) e Parnamirim.
Se por acaso você estiver com dúvidas em relação ao local de hospedagem ou melhor data para conhecer Natal, dê uma olhada no post de Tudo sobre Natal e suas maravilhosas praias, lá contamos sobre isso e outros assuntos!
Atenção: Caso você esteja planejando ir no “Forró com turista“, lembre-se que essa atração só ocorre às quintas-feiras. Então, não se esqueça de programar seu roteiro na data certa.
Agora vamos ao que interessa!!!
Dia 1 – Chegada em Natal
Chegada em Natal! O aeroporto de Natal fica na cidade de São Gonçalo do Amarante e fica a aproximadamente 1 hora de carro da cidade de Natal.
Primeiramente, faça check-in na sua hospedagem e se ajeite por lá. Logo depois, caso não tenha fechado seus passeios com antecedência com uma agência, pergunte no seu hotel/hostel se ele tem parceria ou se recomenda alguma agência de turismo. Dependendo de onde você se hospedar, pode ser que tenha algum representante no próprio local.
Acertados os passeios, dia livre! Se você ainda tiver tempo, vá até o centro dar uma voltinha em uma das várias feirinhas de artesanato, dê um pulo em alguma praia próxima (Praia de Ponta Negra, por exemplo), procure saber dos restaurantes e se quiser já dá para começar o tour gastronômico!
Dica: Caso seu dia de chegada seja uma quinta-feira, inclua o Forró com Turista para começar a sua viagem bem animada!
Dia 2 – Tour por Natal
Vamos “dar o play” para seus dias de diversão? Antes de tudo, uma coisa que é interessante para esse primeiro dia de passeio, é conhecer a cidade em si, ver o centro histórico e alguns pontos de turismo.
Primeiro ponto de parada: Pirangi do Sul. Nessa cidade você pode conhecer o maior cajueiro do mundo, e se for na época certa, certamente poderá provar o cajú direto da fonte.
Após se impressionar e divertir debaixo das sombras do cajueiro, vá para a praia de Pirangi do Sul para curtir suas águas cristalinas. Além disso, se estiver com fome, pode aproveitar para almoçar por lá.
Por mais que a prainha esteja boa, que tal no período da tarde iniciar a volta para a região de Ponta Negra? Dessa maneira, poderá dar uma parada no Shopping Potiguar de Artesanato.
Além disso, ainda é possível dar uma volta na parte histórica da cidade, passando pelo Memorial Câmara Cascudo e pelo Teatro Alberto Maranhão antes de seguir para a outra ponta da cidade.
Tendo passado pelo centro histórico ou não, vá para o Forte dos Reis Magos. Por mais que ele ainda esteja fechado para obras, é possível caminhar ao redor e também curtir a Praia do Forte, mas se desejar, é possível fazer um passeio de barco para ver o forte pelo mar e ouvir um pouco da sua história
Ao entardecer, é possível observar a Ponte Newton Navarro a partir do estacionamento do Forte dos Reis Magos e já que está por aí, porque não curtir o pôr do sol de lá antes de voltar para o hotel?!
Visto que chegou o fim do dia, é hora de se programar para o dia seguinte, que será dia de ir para Maracajaú ver os parrachos e corais!
Lembre-se que esse passeio depende da tábua de marés, verifique com a agência que você contratou ou na sua acomodação se o passeio estará apto a ser realizado! Caso a resposta seja negativa, troque por um dos passeios dos outros dias.
Dia 3 – Maracajaú
Hoje é dia de ir para Maracajaú! Localizada a pouco mais de 1h de Natal, esta praia tem muita coisa linda para oferecer! Então você já pode imaginar que é um passeio para o dia todo.
Nesse dia você irá praticar o snorkeling ou mergulho de cilindro e como geralmente os barcos partem da praia na parte da manhã, é bom se planejar para chegar cedo para não ter que fazer tudo na correria.
Então assim que tomar o café, pegue o carro (se estiver indo por conta) e siga em direção ao Restaurante Portal de Maracajaú.
Chegando lá, caso você ainda não tenha feito uma reserva, adquira o passeio de barco + mergulho e em seguida faça a reserva do seu almoço no restaurante para que ele esteja pronto quando você voltar do passeio!
Feito isso, é hora de seguir para o barco e curtir os parrachos! Contudo, é importante dizer que é preciso cuidado para não pisar nos corais, pois além de danificá-los, podem haver ouriços que vão causar muita dor se você encostar em seus espinhos.
Retornando à terra firme, almoce aquela comidinha delícia e aproveite o resto do dia na linda praia de Maracajaú ou curta as deliciosas piscinas do restaurante! Da mesma forma que você pode pegar um sol, também pode optar por fazer um passeio de buggy ou quadriciclo.
Enjoados do paraíso, é hora de voltar para Natal.
Após descansar um pouco, que tal experimentar as delícias do restaurante Farofa d’água?! Lembre-se que para ir até lá, basta solicitar o transfer oferecido pelo próprio restaurante e eles te buscam na porta do hotel!
Dica: Mergulho de cilindro não é brincadeira. Faça com uma empresa confiável!
Dia 4 – Genipabu ou Jenipabu
O melhor passeio de Natal, pelo menos na minha opinião, é o Passeio de buggy pelas Dunas de Genipabu!
Esse passeio que fizemos durou o dia inteiro e passou em vários pontos bacanas de Natal. O roteiro que fizemos foi o seguinte:
- Visita ao aquário de Natal
- Ida até a Praia de Genipabu (Duna do Golfinho, Sandboard, Passeio de dromedário)
- Lagoa do Jacumã (esquibunda, aerobunda, tirolesa e almoço na Lagoa)
- Passeio com emoção nas Dunas
Independente de você ter alugado um carro ou não, o ideal é que você faça esse passeio de dia inteiro com um bugueiro partindo de Natal. Isso porque existe a opção de você ir de carro até a Praia de Genipabu e contratar os bugueiros somente para entrar nas dunas.
Mas na minha opinião não vale a pena, pois além de sair mais caro, você vai amar a experiência de andar de buggy pela cidade e durante o passeio você vai parar em diversos pontos turísticos sem ter que se preocupar em como chegar nos lugares. É só curtição!
Para finalizar seu dia com chave de ouro, porque não ir até o Restaurante Camarões e pedir um prato delicioso?
Dia 5 – Praia de Pipa
Nesse dia você pode conhecer a Praia de Pipa! Além de ser uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Norte, ela ainda conta com uma ótima gastronomia e diversas lojinhas para “só dar uma olhadinha”!
Com apenas um dia de passeio é possível visitar seus principais pontos turísticos, mas caso queira ficar dois dias ou mais, recomendo que deixe para seus últimos dias da viagem, perdendo menos tempo com check in e check out das acomodações.
Inicie o dia indo até o Restaurante do Jegue. Deixe seu carro no estacionamento e pegue as escadarias que te levam até a Praia do Madeiro. Visto que ela é bem próxima da Baía dos Golfinhos, é bem capaz de você ver uns golfinhos pulando por ali! Você ainda pode alugar um SUP ou caiaque e quem sabe ver essas criaturas bem de pertinho!
Quando a fome bater você pode almoçar por lá mesmo em um dos restaurantes/quiosques, ou seguir até a cidade de Pipa (Av. Baía dos Golfinhos), que além de ter boas opções para almoço, será a próxima parada.
De barriga cheia, siga para o Chapadão! Seja a pé ou de carro, não deixe de ir para se impressionar com toda a vista do horizonte e do oceano.
De lá ainda é possível avistar a Praia do Amor e entender o porque ela recebe este nome (sua baía lembra o topo do formato de um coração). Além disso, se a maré estiver baixa o suficiente, é possível ir até ela para curtir o resto do dia.
Caso você queira assistir o pôr do sol de cima do Chapadão, então sugiro que você inverta e faça primeiro a Praia do Amor e depois siga para o Chapadão!
Dia 6 – Baía Formosa
Nesse dia você pode conhecer a Baía Formosa. Adorei esse local por ser bem diferente dos demais passeios que fizemos! O melhor é que por não ser tão procurado pelos turistas, os lugares estarão bem preservados e mais vazios que os outros passeios citados nesse post.
Se você leu meu post onde eu falo o que fazer em Natal, já sabe que para este dia é preciso contratar um bugueiro, e se você seguiu minha sugestão, já deve ter fechado o passeio com um. Então tudo o que você precisa fazer é seguir até o Mirante da Baía Formosa, deixar seu carro, subir no buggy e curtir!
Nosso passeio foi da seguinte forma:
- Encontramos o bugueiro e fomos até o Cemitério Marinho (negocie isso com seu bugueiro! Nem todos tem esta parada no roteiro)
- Lagoa da Coca-Cola
- Praia do Sagi
- Praia do Guaju (onde o rio deságua no mar e também é a divisa entre os estados Rio Grande do Norte e Paraíba)
Por outro lado, se nesse dia você não quiser ir para lá, você tem outras opções de passeio para como Praia de Galinhos ou São Miguel do Gostoso.
Dia 7 – Despedida da cidade
O último dia! Por fim é o dia de se despedir de Natal, caso você ainda não tenha conhecido o tão famoso Morro do Careca, essa é a hora de ir lá e tirar umas fotos! Nesse meio tempo, se ainda não comprou as suas lembrancinhas, aproveite para ir até um centro de artesanato.
Faça o check out da acomodação e bom retorno para a sua cidade!
Mapa do roteiro de 7 dias em Natal
Segue um mapa com os pontos de interesse de acordo com o roteiro montado acima! Não apenas coloquei os passeios citados acima, como também coloquei centros de artesanatos ao longo do roteiro!
O que achou do roteiro para curtir Natal? Incluiria outro passeio? Se você já foi para lá, dê a sua sugestão nos comentários.
Deixar comentário