Índice do post
Está indo viajar para a Chapada dos Veadeiros? Não sabe quais passeios fazer e nem para onde ir? Então preparei aqui um roteiro completinho pra te ajudar a explorar ao máximo esse lugar maravilhoso no estado de Goiás!
Assim como meros mortais, nós não tivemos todo o tempo do mundo para ficar em Veadeiros e tivemos que arrumar um feriado para ir viajar. Então acabamos escolhendo o carnaval e fizemos um roteiro de somente 5 dias pela Chapada dos Veadeiros.
Mas eu já te digo que é pouco! Tudo fica muito corrido e alguns passeios precisam ser colocados na balança para ver se valem a pena por conta da logística (Cachoeira Santa Bárbara por exemplo). Acredito que com mais 2 dias, nosso roteiro ficaria perfeito e conseguiríamos visitar mais lugares com menos correria.
Fora os dias 4 e 5, este roteiro é baseado na nossa experiência se hospedando em São Jorge. Se você leu meu post que fala tudo sobre a Chapada dos Veadeiros, vai entender o porque escolhemos ficar lá ao invés de Alto Paraíso.
Dica: Alguns passeios aqui podem ser “encaixados” em qualquer dia, por exemplo o Vale da Lua e a Cachoeira dos Cristais! São passeios mais curtos e que servem de “coringa” caso algo saia do planejamento e você tenha um tempo livre.
Dia 1 – Fazenda São Bento
Se você já é leitor do nosso blog, já deve ter percebido que sempre deixamos passeios mais leves e rápidos para o primeiro dia. Aqui não é diferente, então o ideal é ir visitar as 3 cachoeiras da fazenda São Bento.
Aproveite para relaxar e descansar da viagem nas piscinas naturais durante a trilha da Cachoeira Almécegas I ou se banhar nas águas do poço da Cachoeira São Bento.
Na minha opinião, o ideal é sair de casa (da sua casa mesmo) com roupas de banho por baixo! Assim você já pode ir direto para as cachoeiras antes mesmo de ir até a acomodação! Como o carro fica em estacionamento, não sentimos medo e nem arriscado deixar tudo lá.
Cansados de descansar? Então é hora de pegar o carro, ir para São Jorge e se estabelecer na cidade. Faça o check-in, tome um banho (acredito que todos estejam querendo agora) e passe no mercado para comprar suprimentos para as trilhas dos dias seguintes, você vai precisar! Tem um mercadinho na cidade (Armazém São Jorge) que fica aberto até às 20:00.
Para a janta nós recomendamos o Restaurante Buritis, um restaurante super simples, mas que a comida é maravilhosa. Eles possuem pratos à la carte (super bem servidos por sinal) e rodízio de massas daquele estilo que você escolhe a massa, os ingredientes e o tipo do molho, mas como não dava para comer tudo o que tinha no cardápio, escolhemos só um prato e deixamos o rodízio para o dia seguinte.
Dia 2 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Dia de acordar bem cedo, tomar um café da manhã reforçado e partir para o Parque Nacional para fazer a trilha dos Saltos, Carrossel e Corredeiras.
Como a trilha possui um nível de moderado a pesado, aconselho deixar ela para os primeiros dias enquanto você ainda não está muito cansado! Para a realização desta trilha eu recomendo a leitura do meu post que fala Tudo sobre as trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde explico direitinho todos os detalhes deste passeio.
Terminada a trilha, hora de voltar para “casa”, tomar um banho e ir matar quem está te matando! Assim como no primeiro dia, voltamos ao restaurante Buritis para comer o rodízio de massa. Foi a melhor pedida, pois estávamos mortos de fome e nada melhor que comer à vontade não é?
Dia 3 – Vale da Lua e Mirante da Janela
Esse é um dos poucos dias em que você fará mais de uma atração por dia. O terceiro dia começa com um passeio bem leve e agradável ao Vale da Lua na parte da manhã e fazendo a trilha do Mirante da Janela à tarde.
Embora o passeio seja leve, evite chegar muito tarde no Vale da Lua, porque além dele ficar mais cheio, você ainda tem a trilha do Mirante da Janela que vai levar em torno de 5 a 6 horas para ser completada, isso se for feita em ritmo tranquilo e com longas paradas na Cachoeira do Abismo e mirantes.
O ideal é tentar chegar no Vale da Lua lá pelas 8:30 e ficar ali até umas 10:30, 11 horas. Saindo de lá, volte para São Jorge, coma algo, mas nada muito pesado e siga direto para a trilha iniciando a caminhada por volta do meio dia. Visto que é uma trilha relativamente longa e não muito simples, fiz um post exclusivo onde eu explico como fazer a Trilha do Mirante da Janela.
Ao final do dia, se ainda tiver pique, vá ao restaurante Santo Cerrado Risoteria e Café. Este já possui um ambiente com um pouco mais de glamour, mas nada que exija uma super produção. Lembre-se que as ruas são de terra, então nada de salto! ?
Dia 4 – Catarata dos Couros
Hora de começar a explorar as regiões mais afastadas. Nesse dia vá para a Catarata dos Couros, que apesar dos 90km de viagem, não vai exigir demais do seu corpo e você consegue se recuperar bem de todas as trilhas que fez até então.
Se você for almoçar na região, lembre-se de fazer a reserva nos pontos de venda que ficam no estacionamento logo antes do início da trilha. As duas opções de restaurantes são o Rancho da Dona Luzia e o Restaurante da Dona Eleusa. Localizados bem próximos da trilha, em ambos é possível comer comida caseira à vontade e por um valor fixo.
Quando estiver voltando para São Jorge, fique de olho no horário! Pois pode ser uma ótima oportunidade para pegar o pôr do sol no Jardim de Maytrea.
O ideal neste dia é que você durma bem cedo para conseguir madrugar no dia seguinte!
Dia 5 – Cachoeira Santa Bárbara
Dia de madrugar, mas madrugar mesmo! Um dos passeios considerados como obrigatórios (apesar de eu não ter feito), hoje é dia de visitar a tão famosa e comentada Cachoeira Santa Bárbara!
Não exite em madrugar, acordar às 2 horas da manhã e dirigir os 158km de estrada até Cavalcante, especialmente se você estiver em épocas de alta temporada/feriados. Lembre-se que existe um limite diário de 300 pessoas na cachoeira e você não vai querer dirigir por 2 horas pra nada.
Nós não fomos por problemas de logística e tempo. Mas para não te deixar na mão, no post sobre o que fazer na Chapada dos Veadeiros eu dou todos os detalhes em como e qual a melhor forma para fazer este passeio, além de diversas informações sobre todos os outros passeios citados aqui.
Dia 6 – Morro da Baleia
Praticamente o último dia de viagem! Ótimo para fazer tudo sem pressa.
Inicie o dia com uma trilha subindo o Morro da Baleia. Em seguida, pode optar por almoçar no Restaurante Rancho do Waldomiro para comer a matula e depois seguir até a Cachoeira dos Cristais para passar o resto do dia relaxando, seja nos poços das cachoeiras ou nos gramados do complexo.
Mas caso queria algo mais pesado, pode trocar tudo pela trilha dos Cânions e Carioquinhas dentro do Parque Nacional. Serão 12km de trilha, mas que também valem a pena!
Caso você opte por fazer a trilha dos Cânions, lembre-se de confirmar antes com o parque se a trilha estará acessível, especialmente se você for em época de chuvas!
Dia 7 – Volta para Brasília
O último dia serve mais para você ir até Brasília pegar o avião e voltar para casa. Lembre-se que você está a 3-4 horas de viagem de carro, a estrada não é duplicada em muitos trechos e você ainda tem que devolver o carro! Então muita atenção para não perder o voo hein?
Mapa do roteiro de 7 dias na Chapada dos Veadeiros
Agora segue o nosso mapinha com todo o roteiro e os pontos de interesse marcados dia por dia! É só adicionar ao seu Google Maps e ir viajar!
Com esse roteiro fica fácil conhecer os principais pontos turísticos da Chapada dos Veadeiros! Ficou com alguma dúvida em relação aos passeios? Coloque ela aqui nos comentários!
Deixar comentário