Índice do post
Para conhecer a Chapada Diamantina na Bahia, você precisa montar um bom roteiro e colocar as principais coisas que você quer ver ou fazer por lá. Isso tudo porque uma das maiores dificuldades aqui é a distância entre os pontos turísticos e a estrada que em muitos pontos ainda é de terra, o que acaba demandando muito tempo.
Para toda a região, você teria que ficar por no mínimo 2 semanas pela região. Mas como não é todo mundo que pode ficar todo esse tempo viajando (eu me incluo nessa), montei um roteiro de 8 dias com os melhores passeios para se fazer na Chapada Diamantina, no qual você se irá se hospedar apenas na cidade de Lençóis.
Dia 1 – Chegada a Lençóis
O primeiro dia você vai praticamente perder só para ir de Salvador até Lençóis, que no nosso caso, fizemos com um carro alugado saindo do aeroporto de Salvador.
Como esse trajeto dura entre 5-6h de carro ou umas 7h de ônibus, você ficará bem cansado. Então recomendo que esse dia seja bem relax, vá para a sua acomodação, ajeite sua cama e suas roupas para o dia seguinte. Logo depois, você pode andar no centro, comprar algumas coisas para o dia seguinte e jantar em algum restaurante da cidade.
Dica importante: Ao alugar o carro, certifique-se de que o carro possui TODOS os itens de segurança e em bom estado, pois tivemos sérios problemas por conta de 2 pneus furados e uma chave de step que não encaixava.
Dia 2 – Lapa doce, Pratinha e Pai Inácio
Neste dia acorde cedo, tome seu café e em seguida vá para a Gruta da Lapa Doce em um passeio que dura aproximadamente 1h30. Quanto mais cedo você chegar, melhor, pois assim conseguirá aproveitar o local com tranquilidade e “ouvir o silêncio” da gruta.
Da mesma forma que é possível aproveitar a Gruta mais vazia, todos os próximos pontos também estarão mais vazios, o que é ótimo! Próxima parada: Fazenda da Pratinha!
Na Fazenda da Pratinha há inúmeras atividades para se fazer e locais para se banhar, permitindo que você aproveite o dia inteiro. As atividades envolvem flutuação, tirolesa, caiaque, trilha, comer, e assim vai. Afinal, fazer atividade física num lugar destes fica fácil!
No entanto, tome cuidado com o horário para o próximo passeio. Planeje-se para sair de lá no máximo até às 15:30 para pegar um maravilhoso pôr do sol no Morro do Pai Inácio e fechar o dia com chave de ouro!
O Pai Inácio é um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina e visto que ele fica no caminho de volta para Lençóis, torna-se a parada perfeita para finalizar o primeiro dia de passeio. Leve uma blusa e se possível uma lanterna, pois no topo do morro venta bastante e provavelmente na descida já estará escuro. Por favor, não vá cair logo no primeiro dia de passeio hein?
Dia 3 – Cachoeira da Fumaça e Riachinho
Antes de mais nada já aviso que esse dia é puxado! Assim como o dia anterior, saia cedo de Lençóis e vá em direção ao Vale do Capão para fazer a maravilhosa trilha da Cachoeira da Fumaça! O trajeto de carro não é curto (em torno de 76km) e conta com uma longa estrada de terra.
Chegando no Posto da Associação do Vale do Capão, vá ao banheiro, se necessário abasteça sua garrafa de água, passe protetor solar e inicie a trilha. Lembrando que os primeiros 2km são somente de subida, então faça no seu tempo.
Vencida a subida, serão mais 4 kms em terreno plano até chegar ao destino final. Chegando na Cachoeira da Fumaça, descanse enquanto visualiza o incrível efeito que o vento causa em suas águas, além de toda a beleza que a Chapada Diamantina tem a oferecer!
Assim que você “enjoar” do visual e tirar muitas fotos, é hora de iniciar a volta para comer um delicioso pastel de jaca em um dos restaurantes que ficam próximos ao início da trilha. Como eu adoro jaca, recomendo muito! Mas para você que não gosta (igual o Thiago), ele provou, não achou ruim e ainda disse que todos deveriam ao menos experimentar!
De barriga cheia, vá para a próxima parada! Pegue o carro e volte pela estrada que vieram até chegar no Riachinho, onde será possível um banho de rio e curtir o pôr-do-sol no meio da natureza.
Por fim, retorne para a cidade para jantar em um dos diversos restaurantes do centro. A minha sugestão é um rodízio de pizza! Afinal, depois de tanto caminhar, você vai estar com crédito né?
Dia 4 – Marimbus e Roncador
Após um dia bem cansativo de trilhas, nada como relaxar navegando pelo Rio Marimbus e tomar um banho no Rio Roncador, então prepare suas roupas de banho porque hoje é dia de pular na água!
Nesse dia você só vai se cansar se tiver que ajudar a remar, do contrário curta o Rio Marimbus, veja a vegetação que é tão diferente, preste atenção aos animais que podem aparecer por lá e contemple a vista dos morros da chapada.
Como podem me ver lá no fundo, eu fui uma das que não ajudou a remar muito! ?
Após 1h30 navegando, você vai chegar no ponto de apoio, o Casarão. Vá ao banheiro se precisar e logo em seguida, siga para a Cachoeira do Rio Roncador e recarregue suas energias em suas quedas e piscinas naturais!
Depois de ficar com os dedos enrugados de tanto tempo na água, volte para o Casarão para encher a barriga com uma comidinha caseira deliciosa antes de iniciar a remada de volta. Que por sinal, foi a hora que me colocaram para remar! ?
Dica: Não esqueça de pegar seu chapéu ou boné e passar protetor antes de sair de casa, pois o caminho pelo rio é longo e sem proteção do sol. Se possível opte até por uma camisa manga longa com proteção UV!
Dia 5 – Cachoeira do Sossego e Ribeirão do Meio
Essa é umas das trilhas mais desafiadoras da Chapada Diamantina. A Trilha da Cachoeira do Sossego possui 12km (ida e volta) e é bem cansativa, mas eu garanto que você vai curtir muito esse dia com tanta natureza ao redor.
Lembre-se de levar lanche e água nesse dia, pois dada sua extensão, o passeio dura o dia todo. O melhor dessa trilha é que além de visualizar a cachoeira, você pode entrar e se refrescar em vários poços que se encontram durante o trajeto.
Após ficar umas horas se banhando nas águas da cachoeira, retorne e vá até o Ribeirão do Meio para descansar suas pernas. Mas caso esteja cansado demais e não queira ir até lá, você pode deixar para o último dia de viagem, pois ele fica dentro da cidade de Lençóis e sua trilha não exige tanto do nosso corpo.
Dia 6 – Poço Azul e Encantado
Motoristas preparem-se, pois hoje seu dia será longo. Vamos visitar o Poço Encantado e o Poço Azul.
Uma vez que essas duas atrações são localizadas mais ao Sul da Chapada é preciso pegar muita estrada de terra, tornando o trajeto um pouco cansativo. No entanto, não deixe isso ser um impedimento para ir a estes lugares mágicos!
Eu considero o Poço Encantado como um passeio imperdível dentro do roteiro da Chapada. Sabe aquele lugar que você faz esta cara aqui ? e fica com o queixo caído de tão inacreditável?! Pois é, este é um desses lugares. Contemple cada minuto lá dentro e seja “hipnotizado” pela cor da água!
Saindo de lá, é hora de visitar o Poço Azul. Para isso será necessário pegar mais estrada de terra e uma balsa. Chegando lá, curta o silêncio e a paz do local enquanto pratica a flutuação nesta água incrível!
Dica: Antes de ir para o Poço Azul, lembre-se de pedir instruções do para o pessoal do Poço Encantado, pois o GPS vai te dar um caminho muito maior.
Neste momento você deve estar se perguntando: “e onde eu almoço?”. No complexo do Poço Azul você encontra um restaurante por kilo (maravilhoso pro sinal) e uma lanchonete, então fome você não vai passar!
Depois de voltar para a cidade, tomar um banho e dar um relax, que tal um jantar? Um restaurante que eu recomendo é o Restaurante Natora, onde você pode comer uma deliciosa parmeggiana! Você não vai se arrepender!
Dia 7 – Cachoeira do Mosquito
Mesmo que o roteiro seja de 8 dias, hoje será seu último dia de passeio na Chapada Diamantina! Como no dia seguinte você terá que dirigir de volta até Salvador, o ideal é que nesse dia os passeios sejam bem tranquilos e não exijam muito do físico.
Um passeio ideal para isso é Cachoeira do Mosquito que fica bem próxima de Lençóis, fato que faz com que ela fique bem cheia de gente. Por conta disso, quando estivemos por lá acabamos ficando sem espaço na cachoeira, então tiramos umas fotos e fomos embora.
De lá decidimos ir novamente para o Ribeirão do Meio, afinal quem não quer fazer uma trilha fácil, sem custo, próximo da cidade e ainda tomar um sol?! O que é bom precisa ser repetido!
Dia 8 – Partida para Salvador
Energias recarregadas? Então é hora de fazer as malas e dar tchau para essa cidade. Visto que o trajeto até Salvador é longo, não sobra muito tempo neste dia para fazer outras coisas, então recomendo que você vá com antecedência para não ter risco de perder seu voo. E lembre-se de dirigir com cuidado, pois as estradas são bem ruins.
Dica: Se estiver com fome, logo na frente do aeroporto de Salvador (do outro lado da rua) você vai encontrar várias lanchonetes! Fomos até lá e comemos um lanche bem gostoso por um preço bem mais em conta!
Mapa do roteiro com base em Lençóis
Aqui embaixo está o mapa com todos os pontos citados aqui, separados por dia! Caso tenha gostado dessse roteiro, já visualize onde ficam as atrações que você curtirá na Chapada Diamantina.
Roteiro de 8 dias pela Chapada Diamantina incluindo a Cachoeira do Buracão
Apesar de não termos ido para lá, montei um segundo roteiro incluindo a cachoeira do Buracão que pode servir para você como sugestão.
Ao montar o roteiro da viagem para a Chapada Diamantina ficamos na dúvida entre incluir ou não a Cachoeira do Buracão. Mas por conta de logística e falta de tempo, optamos em não fazer, mas numa próxima viagem com certeza iremos!
Então para fazer a Cachoeira do Buracão recomendo fortemente que você se programe para dormir pelo menos duas noites em Mucugê ou Ibicoara.
Sendo o Buracão o principal motivo de pernoite em Mucugê fiz algumas comparações. Indo de Lençóis até Cachoeira do Buracão o trajeto é de 4h30, tomando praticamente meio dia só em deslocamento. Enquanto que de Mucugê leva-se somente 2h30. Além disso, o Poço Azul também fica mais próximo de Mucugê do que de Lençóis, o que acaba compensando bastante a mudança de cidade.
Agora vamos ao Roteiro sugerido. Note que do dia 1 ao dia 5 você dormirá em Lençóis e no restante do roteiro (do dia 6 ao dia 7) em Mucugê.
- 1º dia: Ida para Lençóis.
- 2º dia: Gruta da Lapa Doce, Pratinha e Pai Inácio.
- 3º dia: Cachoeira da fumaça e Riachinho.
- 4º dia: Marimbus e Rio Roncador.
- 5º dia: Trekking Cachoeira do Sossego.
- 6º dia: Check out de Lençóis. Poço Azul e Poço Encantado e check in em Mucugê.
- 7º dia: Cachoeira do Buracão.
- 8º dia: Check out da acomodação em Mucugê. Retorno para Salvador.
Mapa do roteiro com Cachoeira do Buracão
Aqui embaixo está o mapa do roteiro de 8 dias incluindo a Cachoeira do Buracão, uma das principais atrações da Chapada Diamantina.
Passeios pela Chapada Diamantina com agências
Caso você não tenha alugado um carro e queira fazer os passeios com alguma agência. Existem várias agências que fazem desde passeios individuais até roteiros completos ou personalizados (você pode levar esta sugestão aqui para eles!), includindo até a hospedagem. Segue uma lista com algumas delas:
Quer saber mais sobre algum dos lugares que eu citei aqui? No post sobre o que fazer na Chapada Diamantina tem tudo explicado com todos os detalhes que você precisa saber!
Além disso, no post Tudo sobre a Chapada Diamantina eu dou diversas opções de hospedagem e outras dicas para a sua viagem!
Deixar comentário