Índice do post
Está programando uma viagem para Ubatuba e não sabe o que incluir no seu roteiro? Então segue uma programação para você passar 5 dias curtindo as melhores praias de lá! Eu sei que nem todos têm tempo para passar 5 dias seguidos na praia, então segue um roteiro por “ordem de prioridade” para você curtir essa cidade pertinho de São Paulo.
Dentre os passeios que deixei listado aqui, alguns possuem um custo extra com transporte por se tratarem de ilhas. Portanto, caso a grana esteja curta e não dê para fazer passeio de barco, é possível encaixar outros passeios alternativos no lugar, que eu também vou deixar listado aqui!
Dessa forma, é só fazer as malas, adicionar nosso mapa no seu google maps e ir viajar!
Dia 1 – Praia do Alto
Logo após deixar as malas na acomodação, você pode ir até a Praia do Alto para descansar as pernas da viagem e daquele trânsito que você pegou na serra. Aproveite para praticar um stand up, andar de caiaque e comer um pastelzinho da barraquinha enquanto curte o som e brisa do mar.
Assim que voltar para a cidade, vale dar um pulinho na praia da Enseada ou no centro da cidade para adquirir um passeio até a Ilha Anchieta para o dia seguinte.
Enfim, resolvido o passeio do dia seguinte, uma sugestão de lugar para jantar é o Rei do Peixe. Um restaurante com um ambiente agradável e funcionários de muito bom humor onde você vai poder encher a barriga sem gastar demais! Um dos pratos que recomendamos é o Filé de Abadejo à Belle Muniere.
Dia 2 – Ilha Anchieta
No segundo dia é hora de fazer o primeiro passeio de barco. Neste dia você ficará pelo menos meio dia “ocupado” dependendo de qual estilo de embarcação você escolher.
Os passeios de Escunas que levam até a Ilha Anchieta tem duração média de 5 horas, saindo de manhã e voltando até o final da tarde. Ao retornar ainda sobra um tempinho para ir passear no centro, tomar um sorvete ou até curtir uma outra praia.
Se você optar por contratar uma lancha para fazer o taxi-boat, então você terá tempo para fazer tudo o que a Ilha Anchieta tem a oferecer. Aproveite para visitar todas as praias, deixando por último a Praia do Sul, pois é a mais bonita de todas!
Dica: Combine com a empresa do taxi-boat para que, se possível, busque você na Praia do Sul para não ter que fazer a trilha de volta até a Praia do Presídio.
Voltando para o continente, que tal um sorvetinho para adoçar a vida? Vá em uma das unidades da Pistache Gelateria! Tenho certeza que você não vai se arrepender.
Alternativa: Se não der para ir para a Ilha Anchieta, você ainda tem mais de 99 praias pra explorar. A minha sugestão seria ir até a Praia da Almada que possui uma ótima estrutura para ficar, principalmente se você estiver em família com crianças.
Dia 3 – Praia e Ilha do Prumirim
No terceiro dia você irá acordar cedo, partir em direção à parte mais ao norte de Ubatuba e curtir a linda Praia do Prumirim! A idéia de acordar e ir mais cedo para a praia é por conta das vagas de carro, pois o espaço para estacionar próximo à praia é pequeno e isso pode se tornar um problema caso você chegue muito tarde. Então vencida a “problemática” do carro, é só escolher um bom lugar na areia, sentar e curtir!
Aproveite para caminhar até uma das pontas da praia e pegar um barquinho até a Ilha do Prumirim que fica logo à frente. Lembre-se de levar uma máscara e um snorkel, pois as águas da ilha são super cristalinas e ótimas para a prática da atividade.
Ao voltar para a cidade programe-se para o dia seguinte, pois será dia de ir conhecer a Ilha das Couves. Agora só decida se irá de carro, escuna ou lancha. Se optar por uma das duas últimas opções, procure uma agência ainda neste dia para fazer o passeio no dia seguinte. Eu particularmente prefiro ir de carro! Mas para te ajudar nesta decisão, recomendo a leitura do meu post 12 coisas imperdíveis para se fazer em Ubatuba, onde eu explico como chegar na Ilha das Couves com todos os detalhes.
Sobrou um tempinho? Que tal conhecer o Projeto Tamar e seu maravilhoso trabalho? Além de você ajudar a financiar o projeto, ainda vai aprender um pouco mais sobre as tartarugas e também a diferenciá-las. Vai que você vê uma enquanto estiver praticando snorkel ou mergulho numa das praias?
Dia 4 – Ilha das Couves
Que tal mais uma ilha? Ilha das Couves é de fato um dos passeios mais procurados pelos turistas que vão à Ubatuba e não poderia estar fora do roteiro. Mas há algumas ressalvas! Apesar de ter deixado aqui para o 4º dia, tudo vai depender do dia da semana. Caso ele caia de final de semana, inverta com qualquer um dos passeios (exceto Ilha Anchieta) que você faria de semana. Isso tudo porque nos finais de semana a ilha tende a ficar mais cheia do que o normal por conta da procura dos próprios locais.
Há 3 modos de ir para a Ilha das Couves:
- carro + barqueiros (opção mais em conta!)
- escuna
- lancha
Se você, assim como eu escolheu ir de carro, inicie o dia indo até a Praia de Picinguaba e vá até a Ilha com um dos barqueiros que oferecem o serviço de translado. Caso contrário, basta ir até o ponto de encontro da escuna ou lancha e deixar que eles façam todo o resto.
Dica: Não deixe de levar sua máscara e snorkel, pois a ilha é um dos melhores pontos de mergulho/snorkel de Ubatuba!
Curtida a ilha, retorne para o continente e almoce em um dos restaurantes que estão próximos à praia. Terminada a refeição, opte por descansar e curtir um pouco na própria praia de Picinguaba ou retorne até a Praia da Almada que fica bem próxima e possui uma ótima estrutura com barzinhos, cadeiras e guarda-sóis.
Durante a volta não deixe de parar em um dos vários mirantes que estão espalhados pelo caminho para contemplar a vista de diversas praias.
Alternativa: Para quem não estiver afim de ir até a ilha, há a possibilidade de ficar somente na Praia da Almada, Praia da Lagoinha ou porque não, a própria Praia da Enseada.
Dia 5 – Trilha das 7 praias
Dia de visitar as praias mais ao litoral sul e uma longa caminhada! Então tome um café reforçado, prepare uns lanchinhos para levar na mochila e vá preparado! Siga direto para o lado esquerdo da Praia da Lagoinha de onde se inicia a Trilha das 7 Praias, sendo que o destaque do dia fica para Praia do Cedro do Sul, a penúltima praia do percurso. No total, a trilha possui em torno de 8km (só de ida) e leva em torno de 3 horas para ir e mais 3 para voltar, então é um passeio para o dia todo.
Durante o caminho, algumas praias até possuem um quiosque para comprar comida, mas eu recomendo que você leve alguma coisinha para comer durante o trajeto caso a fome aperte.
Acima de tudo, não se esqueça de ir com calçado fechado, boné/chapéu, protetor solar e água (1,5 a 2L por pessoa)! Lembre-se que há pontos da trilha em que você estará sem a proteção das árvores e o sol vai cobrar seu preço.
Ao retornar, aproveite as águas calmas da Praia da Lagoinha para descansar as pernas antes de retornar para a cidade.
Alternativa: Caso você não esteja muito no pique para fazer uma trilha, ou até mesmo não tenha condições de fazer, a própria Praia da Lagoinha é uma ótima pedida. Logo ao lado do início da trilha, o mar é extremamente calmo e sem ondas, além de se manter raso por um longo trecho, ótimo para crianças!
Dica para dias de chuva em Ubatuba!
Começou a chover e ficou sem ter o que fazer? Então uma das opções é ir para o Aquário de Ubatuba ver os pinguins e outros animais marinhos, ou se ainda não foi, visitar o Projeto Tamar.
Mapa do roteiro em Ubatuba
Segue um mapa com todos os pontos marcados para facilitar a sua viagem!
Obrigado por ler até aqui! Espero poder ter te ajudado a planejar um pouco sua viagem para Ubatuba! Conte aí como foi passar uns dias nesse paraíso! E caso tenha sugestões, vamos adorar ouvir! É só escrever aqui embaixo! ?
2 Comentários
Deixar comentário