Índice do post
Se você já viu alguma foto do Salar de Uyuni, com certeza já se perguntou em como fazer para ir ou até mesmo quando ir para vê-lo espelhado daquela maneira. Neste post vou responder a todas estas perguntas e dar importantes dicas para você aproveitar melhor o seu passeio!
O Salar de Uyuni é considerado o maior deserto de sal do mundo com surpreendentes 10mil km²! O melhor é que ele fica na Bolívia, bem pertinho do Brasil. Isso faz com que ele seja um local ideal para você colocar num roteiro de mochilão pela América do Sul.
Este deserto é diferente de tudo que eu já vi na vida. O chão é repleto de formas hexagonais, desenhadas pelo processo de secagem das águas que inundam o local no início do ano.
Para se ter noção do tanto de sal que há no lugar, o ponto mais fundo deste vale possui aproximadamente 130m, ou seja, são 130m de camada de sal até você chegar na terra de novo.
E é isto que torna este local tão especial! Com uma camada de sal tão espessa e dura, ele se torna completamente flat, te dando a sensação de estar no meio do nada.
Não está convencido? Quando o Salar está cheio d’água, ele se torna um gigantesco espelho natural, que faz parecer que você está andando sobre as águas do oceano. É simplesmente incrível!
Como ir para o Salar de Uyuni
Ok, mas e aí? Como você faz para chegar lá?
A melhor maneira para se explorar o Salar de Uyuni é através de uma agência de turismo. Isto porque, não é possível acessar qualquer parte do deserto e você também detonaria o seu carro. A quantidade de sal é tão intensa que ao dirigir por lá, o sal e a água grudam na parte inferior do carro, que se não passar por uma devida limpeza, poderão causar um belo estrago no veículo.
Pelo menos foi isso que o guia nos contou! Tanto que nem pudemos ir até a Isla Incahuasi, pois o nível da água estava alto demais nesta região.
De qualquer maneira, com certeza eles saberão qual o melhor ponto para te levar e ainda vão auxiliar você a tirar aquelas fotos com perspectiva que ficam super legais! Eu achava bobeira, mas depois que vi os resultados saí de lá indicando pra todo mundo!
Nós fechamos nosso passeio com a Fui Gostei Trips, uma agência de brasileiros que tem parceria com diversas operadoras de turismo locais e recomendo eles de olhos fechados! Cumpriram com tudo aquilo que nos foi passado na época que ainda estávamos no Brasil e o passeio foi maravilhoso.
Como é o passeio pelo Salar do Uyuni
As opções de passeios mais comuns são os tours de 3 ou 4 dias que exploram a região do deserto e seus arredores. Estes passeios variam entre ida e volta, só ida (cruzando o deserto), compartilhado ou VIP.
O passeio é feito em um jipe 4×4 e tem início na frente da agência, onde você vai conhecer o seu guia e o resto do grupo (caso esteja na opção compartilhada) que vai te acompanhar pelos próximos dias.
Além do deserto em si, você ainda irá passar por diversos pontos turísticos da Bolívia, como por exemplo o cemitério de trens, a árvore de pedra, os famosos Geysers de la Mañana e a Laguna Colorada. Também vai visitar diversas lagoas povoadas por inúmeros flamingos e até dormir em um hotel feito totalmente de sal!
Se você quiser saber como foi a nossa experiência, recomendo a leitura do nosso post Como foi atravessar o Salar de Uyuni da Bolívia até o Chile.
Melhor época para ver o Salar de Uyuni espelhado?
O efeito espelhado ocorre somente nos períodos de chuva, quando a região fica alagada e pode se estender por mais algumas semanas dependendo da quantidade de água acumulada. Estes períodos se iniciam em Janeiro e vão até Março, podendo se estender até as primeiras semanas de Abril.
Há casos em que as chuvas podem vir antes e já ver o efeito no final de Dezembro. Mas eu não arriscaria, pois caso isto não aconteça você não verá o deserto espelhado.
Então para não ficar na vontade e também não ter o passeio arruinado pelas chuvas, eu diria que o ideal é ir na primeira semana de Abril. Desta forma, o risco de pegar chuva é bem baixo e é praticamente garantido que você verá o deserto todo espelhado!
Use roupas coloridas! Elas dão um destaque maior nas fotos e refletem muito mais na água! Salar de Uyuni no início de Abril
Mas se você não consegue ir lá nesta época, o inverno é outra época bastante atrativa. Apesar de o deserto não estar espelhado, você vai poder ver diversos pontos turísticos cobertos de neve!
Quanto custa ir ao Salar de Uyuni
Tudo vai depender de qual estilo de tour você pretende fazer e é claro, da agência escolhida. Em geral, as agências que fazem este passeio, operam tanto em Uyuni, quanto no Atacama, o que aumenta bastante o seu leque de opções.
No entanto, a forma mais barata é no estilo compartilhado, cruzando o deserto (tour de 3 dias) com início em Uyuni e terminando no Atacama.
Em sua maioria, os preços dos tours que partem de Uyuni para o Atacama são mais baratos do que o sentido contrário, mesmo cotando na mesma operadora. Isto porque, neste sentido, o passeio é cobrado em dólar americano, enquanto que os passeios que partem do Atacama são cobrados em Pesos Chilenos. E acreditem, a segunda opção sai mais cara.
Claro, isto pode variar conforme a cotação de cada moeda, mas esta lógica se mantém desde março de 2019 até hoje, Outubro de 2021.
A média do custo do passeio de 3 dias fica em torno de USD150,00, enquanto que os passeios de 4 dias ficam na média dos USD200,00, já inclusas todas as refeições e hospedagens. No entanto, não estão inclusas as taxas de entrada dos parques nacionais, então é preciso considerar pelo menos mais 200 bolivianos para arcar com estas taxas.
Como chegar ao Salar do Uyuni
Como eu falei anteriormente há duas maneiras de ir até o Salar de Uyuni, pela Bolívia ou pelo Chile.
Indo pela Bolívia
Para quem vai pela Bolívia, será preciso ir até Uyuni. Para quem quiser ir de avião, o custo fica em torno de R$ 457,00 por pessoa, o que não a torna a opção mais barata. Mas em compensação o voo dura aproximadamente 1 hora, uma ótima opção para quem está com o cronograma apertado.
As companhias que fazem este trajeto de avião são: Boliviana de Aviação e Amaszonas.
Atualmente não há vôos entre La Paz e Uyuni por conta do covid, então sua opção é voar até Potosi ou Oruro e seguir de lá com transporte terrestre.
Já para quem está com mais tempo ou quer economizar (e muito), é possível ir de ônibus. A única desvantagem é que a viagem tem duração de 10 a 11 horas. Sim, é muito tempo viajando, mas o valor é de apenas R$78,00 para uma viagem noturna, ou seja, você ainda economiza com uma noite de hospedagem.
Há uma série de companhias que fazem este trajeto diariamente partindo de La Paz. Você pode comprar os tickets de passagem por aqui.
Indo pelo Chile
Para quem vai pelo Chile, a melhor opção é ir até o Deserto do Atacama, local de onde saem os passeios para Uyuni.
Quem optar por ir de avião partindo de Santiago, a melhor opção é a Sky Airlines, uma operadora low cost muito similar à Ryanair que existe na Europa. Os voos saem de Santiago em direção à Calama com passagens que custam apenas USD 15,00 num voo de 2 horas. Lembrando que este valor é sem direito à escolha de assentos nem despache de bagagem. De lá você terá que pegar um transfer (nós utilizamos a TransVIP) para te levar do aeroporto até o Deserto do Atacama.
Dica: Veja com sua agência se ela mesma não faz este tipo de serviço ou se possui parcerias com empresas de translado.
Dicas a lo pobre
- Leve roupas velhas. Além do deserto de sal poder estragar suas roupas, você não fica com dó de se sentar ou até mesmo deitar no chão na hora de tirar as fotos.
- Lembre-se de sempre limpar as coisas que tiveram contato com a água ou o sal, especialmente seu tênis! Se não fizer isso, a borracha ou cadarços podem ressecar demais e até rachar.
- Abuse e use do protetor solar e não esqueça o óculos de sol. Além do sol extremo do deserto, você ainda terá toda esta luz refletindo do chão para o seu rosto.
- O sal é tanto que o lábio e a pele ressecam rapidamente. Lembre-se de sempre ter um protetor labial em mãos!
- Além do sol e do sal, o vento também pode ser um incômodo, então carregue sempre uma blusa corta vento durante o dia.
- À noite, a temperatura cai drasticamente, então não se esqueça de levar roupas para o frio!
Deixar comentário