Índice do post
Que passear em Paris é um pouco caro, você já deve saber, não é mesmo? Pois bem, se você leu o nosso post Tudo o que você precisa saber sobre Paris deve se lembrar que eu citei que em Paris tem muitos passeios para se fazer de graça.
Então agora chegou a hora, vou listar os passeios para fazer nessa cidade incrível gastando apenas a sola do seu sapato e no máximo dois bilhetes de metrô.
1 – Basílica do Sagrado Coração (Basilique du Sacré–Cœur)
Essa Basílica fica localizada no bairro de Montmartre e é um local muito bonito. Além disso, como ele fica no ponto mais alto da cidade, é possível visualizar vários pontos turísticos de Paris.
Você pode visitar dentro da Basílica ou apenas conhecer a parte externa. Para os religiosos, há missas e celebrações ao longo do dia, você pode conferir os horários no site oficial. Sendo um local religioso, vale lembrar que não é permitido filmar ou fotografar dentro da Basílica.
Além disso, para os que quiserem, ainda é possível acessar o domo e ficar ainda mais alto! Mas para isso é preciso pagar uma taxa. A subida é feita pelo lado externo e são 300 degraus para a subida, sendo que não há elevador no local, ou seja, esteja preparado.
Para quem quiser, o local conta com um áudio guia por 5 EUR, mas não quiser pagar, pode fazer download gratuito do áudio guiado no site deles!
Caso queira ter uma experiência mais completa, você também pode contratar um guia para conhecer melhor o lugar e os arredores do bairro Montmartre.
Horário de funcionamento:
- A Basílica fica aberta todos os dias das 06:00 às 22:30
- O Domo fica aberto todos os dias das 10:30 às 20:30 (Junho a Setembro) e pode variar conforme as condições climáticas e época do ano
2 – Galerie Lafayette
A Galeria Lafayette é um paraíso das compras, onde você encontrará lojas de grife como Dior, Chanel, Burberry e também marcas mais simples para atender a todos os bolsos e gostos.
Apesar de tanta marca de alto padrão, entrar na Galeria é um passeio de graça e vale muito a pena só pela sua beleza.
Ela é considerada como um dos locais que possui os vitrais mais bonitos do mundo. Além disso, no 3° piso você encontrará uma passarela de vidro de 9 metros, suspensa a 16 metros de altura.
Se você ainda não se convenceu, é possível ir até o terraço e ter uma linda de alguns dos principais monumentos de Paris, como por exemplo a Torre Eiffel, Sacre Coeur e a catedral de Notre Dame. E o mais legal? É de graça!
Horário de funcionamento:
- De segunda a sábado: das 10:00 às 20:00
- Domingo e feriados: das 11h00 às 20h00
3 – Jardim das Tulherias (Jardim de Tuileries)
Esse lindo jardim fica logo na saída do Museu do Louvre e conta com mais de 200 esculturas expostas ao ar livre.
Pode-se dizer que ele é uma extensão do museu, mas o interessante é que não é preciso pagar entrada para visitá-lo!
Dessa forma, ele se torna um ótimo passeio para você incluir no seu roteiro, seja para dar uma caminhada e ver as esculturas, quanto para descansar um pouco depois de tanto andar dentro do Museu (caso você tenha ido lá).
Horário de funcionamento:
O horário do jardim é um pouco maluco, então é preciso ficar atento para não chegar lá com ele fechado!
- Último domingo de Setembro ao último sábado de Março: das 07:30 às 19:30
- Último domingo de Março ao último sábado de Setembro: das 07:00 às 21:00.
- Nos meses de Junho a Agosto o jardim fecha às 23:00
4 – Praça da Concórdia (Place de la Concorde)
A famosa Praça da Concórdia é um ponto importante de Paris, pois foi neste local onde o Rei Louis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram decapitados durante a revolução francesa.
Localizada entre a famosa Champs-Elysées e o Jardim das Tulherias, aqui você vai encontrar o Obelisco e duas fontes.
O Obelisco de Louxor foi erguido em 1836 e possui cerca 3.300 anos, com 230 toneladas e 23 metros de altura.
As fontes são a Fontaine des Mers (Fonte dos Mares) e Fontaine des Fleuves (Fonte dos Rios) e celebram a navegação fluvial e a marítima, datando de 1840 e 1838! É incrível ver o quão bem conservadas elas estão mesmo depois de tantos anos.
Horário de funcionamento:
- Aberto 24 horas
5 – Champs Elysées
“A avenida mais bela do mundo”, essa é a frase que muitos dizem por aí. Ao andar por ela, você pode observar que ela não é só bela, mas também uma das mais importantes de Paris.
Com mais de 2km de extensão, a avenida é um paraíso das compras e conta com lojas de marcas prestigiadas como Louis Vuitton, Guerlain e Lacoste.
Caso tenha tempo, mas não tenha dinheiro, passe ao menos na frente da loja da Louis Vuitton, sério… é algo bizarro, uma loja com peças que custam uma fortuna, ela tem até fila para entrar! Mas calma, além das marcas luxuosas, você também encontrará outras marcas mais acessíveis.
Para comer, há muitas cafeterias e restaurantes. Bom que não só de lojas e cafés que a Champs vive, para os que não sabem, há cinemas, teatros e até show de cabaret, ou seja, um pouco de tudo!
Talvez você já tenha visto na televisão, mas a Champ-Elysées é um local que conta com vários eventos importantes da cidade, como o desfile militar do dia 14 de julho, local de chegada da última etapa de ciclismo do Tour de France e local de partida da Maratona de Paris.
Você pode conferir o calendário com todos os eventos do local no site oficial.
Horário de funcionamento:
- De forma geral as lojas funcionam das 10:00 às 21:00 (domingo a domingo)
6 – Campo de Marte (Champs de Mars) e Trocadéro (Jardins du Trocadéro)
O Campo de Marte e Trocadéro são dois grandes jardins que cercam e proporcionam uma vista maravilhosa da Torre Eiffel.
Ambos são de acesso livre e gratuito e ótimos para um passeio, seja ele de dia, de noite ou porque não, em ambos os períodos.
Falando sobre o Campo de Marte, o local é muito procurado para se sentar e contemplar a torre, seja pelos parisienses ou pelos turistas, principalmente em dias de calor.
Uma coisa legal de se fazer é ir para lá no fim da tarde e ficar no gramado para contemplar o pôr do sol e ficar até a noite, quando as luzes da torre se acendem e fazem um show a parte.
Para quem não sabe do que estou falando, a Torre Eiffel é coberta de luzes que se acendem e piscam, dando um show de luzes a cada 30 minutos depois que o sol se põe.
Sabemos que romantismo é algo extremamente presente em Paris, mas resista à tentação e não vá fazer um picnic no jardim. Mesmo que você veja algumas pessoas fazendo, é importante salientar que esta é uma atividade proibida.
Indo para o outro lado da Torre, você encontra o Trocadéro. Com lindas fontes e muito verde, ela é um dos melhores pontos para se tirar uma foto com a Torre Eiffel de fundo.
Horário de funcionamento:
- Aberto 24 horas
7 – Catedral Notre-Dame (Notre-Dame de Paris)
Com uma arquitetura gótica, gárgulas e a linda janela de rosas, a Catedral de Notre Dame é um dos monumentos mais visitados na França. Ela fica na Île de la Cité, uma ilhota bem no meio do rio Sena.
Além da linda arquitetura, você também pode encontrar algumas relíquias religiosas, supostamente utilizadas na crucificação de Cristo: a Coroa de Espinhos, a Vera Cruz e um dos pregos que prendeu Jesus na cruz. Todos eles trazidos de Jerusalém em 1239 e desde então, ela ganhou fama e tornou-se um local de culto.
Mas como todos sabemos, no dia 15 de abril de 2019 a catedral foi vítima de um enorme incêndio, que acabou danificando o teto e abalando toda a estrutura do local. Por conta disso, atualmente Notre-Dame pode ser observada somente pelo lado de fora, sendo que a reforma está prevista para finalizar em 2024.
Mesmo que a catedral esteja fechada, você ainda pode realizar uma excursão com um guia, onde ele irá explicar mais sobre a história da Île de la Cité, sobre a reconstrução da Catedral e ainda irá explorar a Igreja Saint-Severin, uma igreja menor que fica lá pertinho.
Então se você se interessou, você pode adquirir o seu tour guiado através deste link!
Horário de funcionamento:
- Fechado para visitação interna ou subida da torre
- Parte externa aberta 24 horas por dia
8 – Ponte das artes (Pont des arts)
A Ponte das Artes está localizada entre o Louvre e o Instituto de França. Foi construída entre 1801 e 1804 e foi a primeira ponte de ferro de Paris.
Ela é conhecida como a ponte do amor ou também como a dos cadeados, por conta disso os casais apaixonados penduravam cadeados nas grades da ponte como símbolo de amor eterno.
Porém, hoje em dia isso foi proibido e todos os cadeados foram removidos, pois devido o peso de tantos cadeados, as grades estavam sob risco de desabamento.
Quando nós fomos (Agosto de 2017) as laterais da ponte não eram mais de ferro e sim de vidro, para que ninguém pendurasse mais nada por lá.
No entanto, alguns ainda dão um jeito e saem pendurando os cadeados em outros lugares, como postes de luz ou qualquer outra grade que se veja pela frente.
De qualquer maneira, mesmo sem a presença de cadeados, é um lugar muito agradável para contemplar o Rio Sena, tirar lindas fotos. E se der sorte, ainda poderá ouvir algum artista tocando La Vie En Rose no violino!
Você verá que esse local foi cenário de alguns filmes! Lembra-se de algum?
Horário de funcionamento:
- Aberto 24 horas
9 – Jardim de Luxemburgo (Jardin du Luxembourg)
O Jardim de Luxemburgo foi criado em 1612 sobre a iniciativa da rainha Marie de Medici e é um dos locais mais bonitos de Paris. Como a maioria dos jardins que já citamos nesse post, você encontrará algumas esculturas espalhadas pelo parque.
É um ótimo lugar para passar o dia com as crianças e também dar aquela parada para respirar no meio da viagem.
Atualmente o Palácio de Luxemburgo virou o prédio do Senado, com isso a entrada não é permitida ao público.
Então seja para descansar as pernas ou contemplar o jardim, a visita ao jardim vale a pena sim!
Horário de funcionamento:
- O horário de funcionamento acompanha o horário de nascer e pôr do sol, podendo abrir e fechar em horários diferentes. Consulte o site oficial antes de ir.
10 – Arco do Triunfo (Arc de Triomphe)
Localizado no topo da Champs-Elysées, o Arco foi construído para homenagear as vitórias do Grande Exército na Batalha de Austerlitz.
O arco possui 50 metros de altura, 45 metros de comprimento e 22 de largura e com essas dimensões ele é considerado como o maior arco do mundo.
Toda a lateral do arco é decorada com esculturas e placas com os nomes dos soldados e generais que lutaram na guerra.
Além disso, todos os dias, às 18:30, é reacendida a chama da memória, localizada na base do arco, ao soldado desconhecido que se sacrificou durante a Primeira Guerra Mundial.
A visita é gratuita para ver a parte externa e a chama em homenagem ao soldado, mas para acessá-la, há um acesso subterrâneo pelas ruas Champs-Élysees ou Grande Armée. Nunca, em hipótese alguma, tente atravessar a rotatória, pois ela é muito movimentada.
Já para quem quiser subir no topo do Arco do Triunfo, é necessário pagar. No entanto, se a visita for realizada no primeiro domingo do mês, a entrada é gratuita!
Horário de funcionamento:
Se você achou o horário do Jardim das Tulherias ruim, então olha o do Arco do Triunfo.
- De 19 de Maio a 9 de Junho: das 10:00 às 18:15
- De 09 de de Junho a 01 de Julho: das 10:00 às 22:30
- A partir de 01 de Julho: das 10:00 às 23:00
- Fechado dias: 01/01, 18/07 e 25/12.
- Nos dias 08/05, 21/05, 14/07 e 11/11 o arco é fechado no período da manhã
Valor do ingresso:
- Adultos: 13 euros
- Jovens e crianças abaixo de 18 anos: gratuito
Dicas a lo Pobre
- Assim como o Arco do Triunfo, diversas outras atrações pagas possuem entrada gratuita no primeiro domingo do mês! Panteão, Santa Capela e Chateau de Vincennes são exemplos destas atrações. Todas as condições e locais com gratuidades podem ser verificadas neste site aqui.
Para conferir passeios por menos de 30 euros em Paris, veja o nosso post que lá contamos quais são esses passeios imperdíveis para você fazer cada euro valer a pena.
Deixar comentário