Índice do post
O Deserto do Atacama reserva diversas surpresas e uma delas é o Tour Astronômico. Visto que na maior parte do tempo o céu está aberto e ele sofre baixa “interferência” das luzes das cidades, o Atacama se torna um dos melhores lugares para observação dos astros. Tanto é que ele abriga a maior rede de telescópios do mundo, o ALMA (Atacama Large Millimeter Array).
Apesar de ser um passeio bastante famoso, há muita controvérsia e divergência de opiniões sobre ele. E com razão. Afinal, a qualidade do passeio vai depender demais da agência, da época do ano e também do dia que você fizer o passeio. Aqui vou contar como foi a minha experiência e opinião.
Como é o Tour Astronômico no Deserto do Atacama
O passeio começou lá pelas 21 horas com a van passando no nosso hotel para irmos até uma espécie de fazenda onde a luz da cidade não chegava.
Pouco antes de chegar ao local, somos orientados a não acender luzes, inclusive a tela do celular, pois poderíamos prejudicar a experiência do grupo que estava lá antes de nós. Assim que o grupo termina a sessão, nós entramos e fomos conduzidos até os fundos da fazenda onde estavam dispostas 15 cadeiras (não muito confortáveis por sinal) em volta de um grande telescópio.
Fiquei super animado, pois nunca havia olhado através de um telescópio, especialmente um daquele tamanho. Então sentamos nas cadeiras e esperamos pelo início das explicações.
O rapaz começou a falar sobre as estrelas e tudo mais apontando para o céu com um laser, mostrando onde ficavam as constelações, planetas, via láctea, etc. Não demorou muito até ficarmos um pouco entediados e com frio. Afinal, mesmo com os cobertores disponibilizados, o frio era intenso, o que dificultava prestar atenção no que ele estava falando.
Até que finalmente chegou o grande momento! Hora de olhar as estrelas e astros através do telescópio! Eee… que decepção! Para a minha surpresa, o telescópio que parecia ser algo super potente, mais parecia um tubo de PVC com um espelho no fundo. Olhar para as estrelas a olho nu e pelo telescópio dava praticamente no mesmo!
Após algum tempo nesse loop de ouvir explicações e olhar no telescópio era hora de ir comer umas torradinhas bem sem graça tomando chá ou vinho. Nada demais também. Após uns minutos voltamos para mais explicações e observações até o final do “tour”.
Vale dizer que ainda houveram algumas sessões de fotos, que por sinal, estamos até hoje esperando serem divulgadas.
Compensa fazer o Tour Astronômico?
Na minha experiência posso dizer que não. Como você já pode ter percebido, eu gosto de tirar fotos, mesmo que de modo amador. Então a única coisa boa foi aproveitar a “falta de luz” para tirar umas fotos das estrelas e também aprender a como configurar melhor a câmera para isso. Ou seja, não fosse por isso, teria tido zero proveito do passeio.
Então as minhas impressões são as seguintes. Se você quer ir somente para observar estrelas e tirar fotos (caso seja fotógrafo), então vale mais a pena procurar algum lugar com baixa interferência das luzes da cidade e sair fotografando!
No entanto, durante a viagem conhecemos um pessoal brasileiro que também fez o tour astronômico, mas com uma outra agência. E pelas fotos e relatos, foi algo completamente diferente e muito mais próximo daquilo que eu esperava! Se era balela só para me fazer inveja ou se realmente foi aquilo tudo, não vou saber até voltar lá e tentar de novo. Mas vou deixar o link para as duas agências aqui no final do post para você decidir por si próprio.
Dica: Por mais que a minha experiência não tenha sido legal, existem diversas agências espalhadas por toda a cidade. Aconselho que você deixe para fechar este passeio por lá mesmo, pois assim você terá como ver realmente o que cada uma delas oferece.
Qual melhor época para fazer o Tour Astronômico
Para quem vai ao Tour Astronômico, ou quer simplesmente pegar um céu mais estrelado, o ideal é ir em época de lua nova. Isso porque a luz da própria Lua (eu sei que ela não tem luz própria), vai interferir e muito na observação das estrelas!
E para aqueles que não sabem (eu também não sabia até uns anos atrás) é possivel ver a Via Láctea a olho nu! E para isso, a melhor época é entre meados de Fevereiro até Outubro. Sim quase o ano todo! Enfim, o interessante é que independente da época, cada dia o que você vai ver é completamente diferente do outro. Tudo graças à rotação e translação da Terra.
Informações sobre o passeio
A nossa agência foi a FuiGosteiTrips. Como ela faz parceria com outras agências, talvez o tour astronômico esteja diferente agora, então vale consultá-los, pois fora este passeio, todo o resto foi maravilhoso!
Horário de início do passeio:
- 21 horas com duração de aproximadamente 2h30m.
Valor do passeio:
- 30.000 CLP por pessoa
A outra empresa que comentei, é a Jae’s Adventure. Nós utilizamos eles para fazer outro passeio e posso dizer que o serviço foi muito bom!
Dicas a lo Pobre
- Independente da época do ano, não deixe de ir de calça e blusa! Mesmo no Verão, a temperatura fica em torno dos 10 a 15ºC à noite, enquanto que no Inverno elas tendem a cair para 0 a 10ºC!
- O Tour Astronômico não passa e nem faz visitação ao ALMA. Apesar dele ser aberto para visitação, elas são realizadas somente durante o dia e não à noite, além de ser um passeio completamente diferente.
Não deixe de conferir o nosso Guia Completo sobre o Chile! Lá você encontra tudo o que você precisa saber sobre o país antes de embarcar no avião!
Deixar comentário