Índice do post
Se você está planejando uma viagem para a Europa, com certeza já ouviu ou leu algo sobre o Tratado de Schengen (lê-se xênguem).
Mas afinal, o que é e porquê você deve se preocupar com isso?
Bom, o Tratado de Schengen existe desde 1985 e é basicamente um acordo feito entre 26 países europeus, que visa a livre circulação de turistas entre estes países. Além disso, ele também estabelece que todo turista é obrigado a apresentar a contratação de um seguro viagem de no mínimo 30 mil euros. Desta forma, é possível garantir que o turista seja capaz de pagar todas as possíveis despesas médicas que possam ocorrer durante a viagem.
Mas calma! Isto não significa que você precisa contratar um seguro viagem no valor de 30 mil euros, mas sim que o seu seguro viagem deve ser capaz de cobrir despesas que cheguem até este valor.
Países do Tratado de Schengen
Os países que fazem parte do Tratado de Schengen são:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Suécia
- Suíça
- Liechtenstein
- Chipre
Os únicos países europeus que não participam do Tratado atualmente são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.
Seguro viagem e Tratado de Schengen
Agora você deve estar se perguntando: “E como eu sei se meu seguro viagem é válido ou não?”.
Para isso, basta ver o valor de cobertura do seguro. Se for maior ou igual a 30 mil euros, ele estará de acordo com as regras do tratado de Schengen. Sendo assim, basta você contratar o seguro e apresentar sua apólice ou certificado para as autoridades na imigração.
Mas vale lembrar que algumas operadoras emitem o valor do seguro em dólar americano. Sendo assim, é preciso tomar cuidado e fazer as devidas conversões para ver se o valor equivale a 30 mil euros.
Por exemplo, na cotação atual (outubro/2021), 1 euro está valendo USD1,16. Ou seja, se o prêmio do seguro for em dólares americanos, ele deverá cobrir um valor de pelo menos 35mil dólares, caso contrário não estará de acordo com as condições do Tratado de Schengen e você poderá ter sua entrada barrada no continente europeu.
Seguro viagem do cartão de crédito

Mas antes de você fechar um seguro viagem, procure saber se o seu cartão de crédito não fornece este tipo de serviço. Dependendo da bandeira e categoria é possível obter um seguro viagem gratuito, desde que você pague a passagem com o seu cartão.
A Visa por exemplo, possui o programa Visa Benefits, um programa de benefícios que dá direito a este tipo de serviço. No entanto, vale dizer que o seguro viagem gratuito está disponível somente para cartões Visa Platinum ou superiores.
O mesmo vale para os cartões Platinum (ou superiores) da Mastercard. Vale a pena sempre verificar antes de sair gastando!
Mas se você não tem acesso à estes tipos de cartão, então você terá que contratar um seguro viagem mesmo.
Porque contratar um seguro viagem
Uma das maiores vantagens de se viajar segurado é que além do risco de ser barrado na imigração ser reduzido a zero, você ainda evita as dores de cabeça mais comuns durante uma viagem. Bagagem perdida e perca de voo por conta de voos atrasados.
Um site muito bom para contratação e cotação de valores de seguros é a Seguros Promo. Lá você consegue seguros por valores à partir de R$20 por dia e viaja tranquilo! Um valor bem baixo frente ao prejuízo de você ter que retornar ao Brasil porque nem pôde entrar na Europa!
Além disso, através da plataforma deles, você não precisa ficar se preocupando se o seu seguro vai ser válido ou não. Selecionando o destino, você verá somente as opções válidas para entrar na Europa. Bom né?
Quer deixar melhor ainda? Para você economizar ainda mais, usando o cupom TRIPSALOPOBRE5, você ganha 5% de desconto e além disso, pagando no débito ou PIX, você consegue mais 5%!
Deixar comentário