Índice do post
Quem nunca sonhou em ir para Paris que atire a primeira pedra. Uma das cidades mais visitadas do mundo, Paris atrai turistas de diversos tipos, idades e bolsos.
Inclusive, muitas pessoas tem esse destino como Lua de Mel, afinal, não é segredo que os cenários dessa cidade são de arrancar suspiros.
Suas ruas bem iluminadas e a própria Torre Eiffel nos mostram o porque da cidade ser conhecida como “cidade luz”.

Mas mesmo com tanta beleza, Paris ainda divide opiniões. Enquanto alguns amam, outros odeiam, mas aqui vamos te mostrar as maravilhas dessa cidade para você se encantar e comprar uma passagem ainda hoje!
O que fazer em Paris?
Paris é uma cidade muito cultural, com muitos museus, parques e monumentos. Para conhecer essa cidade são necessários vários dias e ainda assim, sempre ficará aquela vontade de “quero mais”!
Nós ficamos 7 dias e não conseguimos conhecer nem metade do que queríamos.
O legal é que Paris possui muitos pontos turísticos interessantes, sendo que muitos como o Campo de Marte e Jardim de Luxemburgo, são de graça! Algumas atrações são bem lotadas, como por exemplo o Museu do Louvre, mas ir até Paris e não visitar os pontos famosos é um pecado.
Mas com um bom planejamento é possível pegar menos filas e curtir a cidade.

Com tantas e tantas opções para fazer em Paris fica muito difícil escolher os melhores passeios, mas para ajudar você a planejar essa viagem temos um post falando dos passeios imperdíveis por lá.
E para aqueles que querem dar uma economizada nessa viagem, preparamos um post com 10 passeios de graça para fazer em Paris.
Quanto custa viajar por Paris
Pergunta difícil, mas obviamente os valores vão variar de acordo com o seu tipo de viagem, época do ano e o que você vai fazer por lá.
Apesar de haverem muitos passeios gratuitos, os principais destinos são pagos e não são muito baratos.
Para você ter uma noção, a entrada para o Museu do Louvre custa 17 EUR, já para a torre Eiffel é de 26,10 EUR. Um passeio mais caro ainda é o espetáculo “Moulin Rouge, no qual o ingresso pode variar de 87,00 a 420,00 EUR.
Logo abaixo deixamos uma tabelinha para você usar como referência. Lembrando que estes valores estão considerando hospedagem em hotel simples, uso de transporte público e alimentação econômica em uma viagem realizada no mês de Agosto.
Despesa geral por dia | Valor (EUR) |
---|---|
Transporte público (2 tíquetes) | 3,80 |
Alimentação (3 refeições) | 36,00 |
Hospedagem (hotel simples em quarto duplo) | 30,00 |
Passeios (média de 1 pago por dia) | 17,00 |
Total por pessoa* | 86,80 |
Como chegar a Paris
De avião
Geralmente, os voos chegam em Paris no aeroporto Charles du Gaulle.
O melhor de tudo é que você não vai precisar gastar com Uber ou táxi, pois de dentro do próprio aeroporto é possível pegar um metrô (linha RER B) que te leva diretamente para o centro de Paris.
A viagem leva aproximadamente 30 minutos e partem a cada 20 minutos, custando “apenas” 10,50 EUR por pessoa.
Então já anote aí esta dica para já chegar lá economizando!
E já que estamos falando de economia, sabemos que viajar pela Europa é sinônimo de viagens de trem, mas nem sempre elas são as melhores opções.
Afinal, as viagens de avião dentro da Europa podem ser muito mais baratas se você utilizar as companhias Low Cost, como por exemplo a RyanAir.
Já chegamos a ver promoções relâmpago em que as passagens eram vendidas a apenas 1 euro! Vale a pena ficar de olho e pesquisar bastante para pagar mais barato.

De trem
Como a Europa é considerada “pequena”, é muito fácil se locomover entre os países utilizando meios de transporte como trem e ônibus, sendo também uma ótima oportunidade para conhecer vários países em uma viagem só.
Muitas vezes você não tem muito tempo de viagem, então a praticidade e agilidade de entrar e se sentar no trem, podem valer mais a pena do que economizar alguns euros indo de avião.
Nós fomos de Luxemburgo a Paris por meio de um trem bala, uma viagem que durou cerca de 2 horas.
Então na hora de fazer seu planejamento, veja qual meio de transporte pode sair mais barato e vantajoso! Para isso, você pode acessar o site da OMIO. Lá você informa data da viagem e ele te traz todas as opções de ônibus, trem e avião. Então basta você escolher a opção que melhor se encaixe aos seus planos!
Dica: Caso queira economizar na sua viagem, cogite viajar de trem/ônibus durante a noite. Assim você dorme durante a viagem e economiza um dia de hospedagem!
Transporte público em Paris
Durante a viagem utilizamos o metrô, trem e o Uber. O Metrô e o trem funcionaram muito bem, muitas linhas que levam de um canto a outro da cidade, no entanto o Uber foi um pouco frustrante (isso em 2017, não sei se isso mudou).
Muitas corridas canceladas pelos próprios motoristas, sendo que uma delas quase fez a gente perder a nossa entrada na Torre Eiffel.
Aqui nesse link você encontra algumas dicas do próprio site da operadora de trens, no qual você tem os horários de funcionamento, valores de passagens, frequência, mapas, entre outras informações.
Metrô/trem RER
Em relação à limpeza e qualidade, infelizmente tenho que dizer que tivemos uma impressão bem ruim, pois praticamente todas as estações de metrô são bem escuras e até fedidas.
Mas pelo menos, com relação ao horário, eles sempre foram muito pontuais e a quantidade de linhas de metrô é bem grande.

Em Paris, você tem várias opções de bilhete de metrô viajando como turista.
Há um tipo de bilhete que te dá a opção de fazer viagens ilimitadas no dia, pagando apenas 5,80 euros.
Há o mais simples, para uma única viagem que custa 1,90 euros. Mas se você pretende utilizar várias vezes em dias diferentes, você pode comprar 10 bilhetes únicos por 16,90 euros.
O interessante é você fazer as contas e ver qual deles será mais vantajoso para você. Só vale lembrar, que trens da linha RER possuem uma taxa diferenciada dependendo do seu destino.
Você pode conferir todas as tarifas pelo site do metro de Paris.
Dica importante: Ao pegar metrô, guarde o seu bilhete até sair da última catraca, pois em algumas estações você tem que passar o bilhete duas vezes ou ao sair da estação, se não você ficará “trancado”.
Melhor época para visitar Paris
Eu indicaria ir entre os meses de junho a setembro. O motivo é que essa época é uma das mais quentes do ano e os dias de sol são mais longos.

Em contrapartida, durante o alto verão da Europa os parisienses e alguns donos de lojas também saem da cidade!
Nós fomos até a Carl Marletti, uma famosa patisserie, malucos para comer os doces! Mas quando chegamos lá, demos de cara com um bilhete na porta, dizendo que a loja estaria fechada durante o período que ficaríamos por lá (verão). Pensa na tristeza…
Para quem gosta de frio, é possível ver Paris com neve durante o mês de Janeiro. Mas não se empolgue, pois dependendo da temperatura e quantidade de neve, você poderá ter que mudar bastante seus planos e passeios.
Então se você quer economizar um pouco, que tal ir em maio ou outubro? Por mais que esteja um pouco mais frio, não será alta temporada e além de pegar uma cidade mais vazia, as hospedagens estarão mais em conta!
Onde ficar em Paris?
Devido à alta procura, já te aviso que Paris não é o destino mais barato do mundo.
A cidade de Paris é dividida em Arrondissements (Arr), ou seja, “distritos”. Quanto mais próximo ao primeiro Arrondissements (que é o centro da cidade), mais caro você pagará, pois ficará mais próximo às atrações turísticas da cidade.
Pesquise o bairro que você se acomodará com calma para ter uma melhor experiência durante a viagem.
Sugestões de acomodação em Paris
Ibis Hotel
Quem nos acompanha aqui sabe que muitas vezes ficamos em hostel.
No entanto, em Paris foi um pouco diferente, pois na época que nós fomos, o custo de um hostel estava praticamente igual ao do hotel.
Além disso, a localização do hotel foi um fator fundamental nessa escolha.

- Localizado no 13° arr, próximo ao metrô Place d’Italie
- Próximo de um mini Carrefour onde você pode comprar seu café da manhã bem baratinho
- É possível encontrar opções de fast food pertinho para quem quiser economizar um pouco
- Próximo do hotel há um restaurante italiano maravilhoso e com preços bem justos (Restaurante Verdi)
- Pontos turísticos próximos: Pantheon, Jardin du Luxembourg, Jardin des Plantes
- Um ponto negativo é que os quartos não eram muito espaçosos

Excelsior Batignolles

- Localizado no 17° arr, perto do metrô Rome e Place Clichy
- Quartos bem decorados
- Pontos turísticos próximos: Moulin Rouge e Sacre-Coeur
Chatillon Paris Montparnasse

- Localizado no 14° arr, perto do metrô Porte d’Orléans e Alésia
- Quartos espaçosos
- Localização mais tranquila, em rua sem saída
- Próximo às Catacumbas de Paris
City Inn Paris (antigo Hôtel Crimee)

- Localizado no 19°arr, perto do metrô Crimee
- Hostel simples, com ótimo custo-benefício, principalmente para quem está viajando sozinho
- Café-da-manhã incluso na diária. No entanto, devido às restrições por conta do Covid é necessário verificar se estão servindo.
- Muitos comércios e restaurantes próximos ao hostel
Dicas a lo Pobre
- Chip de celular: Muitos lugares oferecerem wi-fi gratuito, porém nada melhor que ter internet 100% do tempo, então você pode adquirir um chip internacional através deste link aqui e já chegar em Paris conectado!
- Mal trato dos parisienses: Não é de hoje que eles têm esta fama, mas basta você soltar uma ou outra frase em francês que a coisa muda. Sempre utilizamos esta técnica e fomos super bem tratados! Um dia estávamos no Carrefour próximo ao Hotel e falamos “Bom dia” em francês e o senhor que nos atendeu viu nossa cara de turista e nos ensinou até a contar em francês. Achei super fofo da parte dele!
- Tax free ou Détaxe: Caso faça compras em Paris que atinjam um mínimo de 100 EUR (por nota fiscal), você pode solicitar o Tax Free, um retorno de 10 a 12% referente ao imposto daquele produto. Então verifique com o vendedor se o produto se encaixa neste quesito e mostre seu passaporte para indicar que é um turista. Depois, no aeroporto, você apresenta as notas fiscais, preenche um formulário e pode ter este valor reembolsado, seja em nota ou em crédito no cartão.
- Tratado de Schengen: Alguns países da Europa fazem parte deste tratado, e a França é um deles. Por conta disso é necessário que você faça e apresente um seguro viagem para que sua entrada no país não seja barrada. Na segurospromo você encontra diversas opções de seguros por valores bastante em conta!
- Alimentação: Comida em Paris não é uma coisa muito barata. Então para economizar, comprávamos um croissant simples ou um sanduiche e uma bebida no mercado para o café-da-manhã, sendo o custo total em torno de 3 EUR apenas.
Deixar comentário