Índice do post
Apesar de estar pertinho do Brasil, La Paz, na Bolívia é um destino pouco procurado pelos turistas brasileiros. A cidade reserva muitos pontos interessantes e até exóticos aos nossos olhos brasileiros.
Não vou dizer que La Paz é uma das cidades mais bonitas do mundo, na verdade a primeira impressão que tivemos foi bem ruim. Mas a cultura e paisagens vistas em La Paz são coisas bem diferentes do que o Brasil oferece, o que acabou mudando o nosso ponto de vista inicial após explorar mais a cidade.
Esta má impressão é causada justamente por conta de uma das curiosidades que a cidade oferece. Grande parte das casas de La Paz não possuem acabamento externo, fazendo com que a cidade fique com um aspecto não muito agradável aos olhos.

Mas em contraste com essa aparência, em alguns pontos da cidade é possível ver a montanha Illimani, que é uma das mais altas do país.
Falando um pouco de altitude, La Paz está localizada a 3.600m do nível do mar, tornando-se a capital mais alta do mundo! Só para você ter uma ideia, Curitiba está a 934m e São Paulo está a 760m.
Essa mesma altitude também é algo “preocupante”, pois como a diferença é bem grande (comparada ao Brasil), você pode sofrer algumas consequências. Então dores de cabeça, cansaço e dificuldade para respirar é algo normal para quem acabou de chegar na cidade.
No entanto, mesmo com todos os problemas da altitude, La Paz é uma cidade que vale a pena visitar. O que você vai encontrar na cidade pode superar as suas expectativas.
O que fazer em La Paz
A cidade de La Paz em si, já é um ponto turístico por si só. Apesar da paisagem ser um tanto quanto estranha aos olhos de viajantes que querem tirar aquela super foto para o Instagram, alguns pontos acabam chamando bastante a atenção. Como por exemplo, a forma que os pães são vendidos no meio da rua. É bem comum ver pães dentro de um saco plástico e expostos bem no meio da calçada.
Mas não só os pães, iogurtes são vendidos de forma bem diferente. Eles ficam expostos ao ar livre dado o frio que faz na cidade!

Além disso, você consegue encontrar diversos pontos interessantes como o Mercado de Las Brujas (foto da capa), Mirador Laikakota, Plaza Murillo e o Valle de la Luna.

Como opções de passeios um pouco mais distantes, podemos citar o Titicaca, um lago que faz fronteira com o Peru, Tiahuanaco, uma cidade arqueológica e o Valle de las Ánimas, uma área com centenas de “torres” pontiagudas de argila e que segundo as lendas, os sons que você escuta nas montanhas é proveniente das almas dos mortos.
Também é possível incluir no seu roteiro o passeio de bicicleta pela Estrada da Morte, que apesar do nome, é um passeio bem seguro e que vale muito a pena, especialmente se você curte aventuras e desafios! E por falar em desafios, que tal subir até o topo do Huayna Potosí, a 6088m de altitude?

Com tantas opções, fizemos um post explicando todos os detalhes no post de Passeios em La Paz, Bolívia.
Quando ir para La Paz
Para quem está planejando ir para La Paz, não há muito como evitar o frio. Mesmo que durante o dia possa fazer “calor”, à noite a temperatura pode cair bruscamente chegando a 4ºC.
A média anual da temperatura máxima é de aproximadamente 15ºC enquanto que a mínima é de 4ºC. Para piorar, nos meses de Junho e Julho, a mínima pode chegar a -4ºC! Então se você é uma pessoa que não suporta o frio, evite estes meses!
Já entre os meses de Dezembro e Março, costuma chover bastante na cidade, o que pode acabar atrapalhando um pouco seus planos durante a estadia.
Então o que fica como recomendação é Abril e Maio ou Agosto até Outubro, que apesar das médias mínimas ainda serem positivas (1º é melhor que -4º), a chance de chuvas é bem menor!
Como chegar em La Paz saindo do Brasil
Para quem sai do Brasil, não há opções de vôos direto para La Paz, sendo necessário fazer escala em Lima ou Santa Cruz de La Sierra.
Mas se você mora no estado de Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul, existe a opção de ir por terra ao invés de avião. Para isso, você terá de ir até a cidade de Corumbá, seguir até a cidade de Puerto Quijarra, de lá pegar um trem até Santa Cruz de la Sierra e então finalmente pegar um ônibus para La Paz.
Apesar de ser uma opção mais barata, talvez o tempo de viagem e cansaço podem não valer a pena.
Como chegar em La Paz saindo de outros lugares
Peru: Se você está em um mochilão pela América do Sul vindo pelo Peru, ao invés de pegar um voo, uma forma de chegar em La Paz é atravessar perto do Lago Titicaca. Em Puno (Peru) há um ônibus saindo em direção a cidade de Copacabana. Após passar pelos trâmites de imigração, basta pegar um ônibus até La Paz.
Uyuni: Há voos diretos de Uyuni para La Paz com apenas uma hora de duração, mas pelo valor, só vale a pena utilizar esta opção caso você tenha pouco tempo de viagem. Há opções de ônibus diretos, com trajeto aproximado de 9h e que saem a noite. Além de ser uma opção mais barata, você ainda economiza uma diária de hospedagem.
Transporte em La Paz
O trânsito no centro é bem cheio e até caótico, com muitos carros e minibuses (vans). Uma das coisas meio engraçadas é que o minibus é como se fosse uma lotação, sendo bem comum ver as vans passando com a porta lateral aberta e uma pessoa “pendurada” gritando o itinerário, uma loucura.

Mas o mais bizarro é que você pode descer da van em qualquer lugar, basta avisar o motorista. Para você ter uma noção do que estou falando, um dia pegamos o minibus, mas de tão congestionado que o trânsito estava, resolvemos sair no meio da rua. É isso mesmo que você leu! Estávamos no meio da pista e descemos para terminar o percurso a pé.
Em um outro dia, pegamos um ônibus para chegar ao Valle de Las Ánimas. Lembro da cena até hoje, o ônibus lotado, mulher com criança de colo, inúmeras crianças e pessoas amassadas como sardinha, mas o ônibus andando com a porta aberta em um percurso cheio de curvas.
Quanto a táxi, nós só tivemos experiência para ir do aeroporto até o hostel, o valor já estava acertado antes de entrarmos no carro, então foi bem tranquilo.
Já para andar pela cidade acabamos fazendo tudo a pé mesmo. Você só precisa ficar atento e tomar cuidado, pois no centro, há muitas ruas e vielas que não possuem semáforo, mas ainda possuem um fluxo de carro constante. Então olhem bem para os lados e tome os devidos cuidados antes de atravessar!
Onde trocar dinheiro em La Paz
Uma grande dúvida que tivemos quando fomos para a Bolívia era qual moeda levar. Levamos apenas alguns dólares para pagar o passeio para a subida do Huayna Potosi e o resto acabamos levando em Real mesmo. Mas este foi um erro, pois tivemos que trocar alguns reais por pesos bolivianos ainda no aeroporto para poder pagar o taxi, e como é de se esperar, as taxas não foram as melhores.
De qualquer maneira, fazer isto vale muito a pena, pois trocando moedas lá, você consegue uma taxa melhor que nas casas de câmbio do Brasil e ainda não precisa pagar nenhuma taxa administrativa. A troca é de 100% do valor. Nós fomos na Avenida Illampu e acabamos trocando as moedas na casa de câmbio “Cambio de Dolares(Money exchange) Sandanel”.
Dica: leve apenas notas em bom estado de conservação, pois eles podem recusar se a nota estiver rasgada, amassada ou rabiscada. Isto vale para qualquer moeda!

Onde ficar em La Paz
Em La Paz, para definir a melhor opção de hospedagem, o melhor é ver que você fará na cidade.
Nós ficamos no centro, bem pertinho do Mercado de las Brujas. O bom de se hospedar nesta região é que é lá onde se concentram a maior parte das agências de turismo, como por exemplo na Calle Sagargana. Além disso, é aqui que você vai encontrar a maioria dos restaurantes para matar a fome depois de um dia de passeio.
Então mesmo com o barulho do trânsito, a facilidade de locomoção e acesso às agências de turismo acabam compensando. Afinal, com tudo tão perto você consegue fazer muitas coisas a pé.
Centro de La Paz
Loki Hostel
Após inúmeras pesquisas e leituras de reviews nós ficamos nesse hostel. O Loki é um hostel bem energético e o clima é de muita festa.
Eles tem um bar no roof top e há festas temáticas como karaokê, dança das cadeiras e muita música rolando por lá todas as noites.

Nosso perfil não é muito dessas, pelo menos não estávamos muito no clima, mas apesar de não estarmos no meio da bagunça foi divertido ver as pessoas interagirem.
Ficamos lá em duas partes da viagem, uma logo quando chegamos em La Paz e outra depois de ter subido o Huayna Potosí. Os quartos que pegamos eram do tipo duplo e com banheiro privativo. Os dois foram bem bons quanto a higiene e funcionamento do chuveiro.
Dica: O funcionamento do chuveiro deve ser um ponto de atenção! Vimos diversas reclamações de diversos hostels onde o chuveiro não esquentava direito. Chegamos a considerar hotéis antes de encontrar este hostel aqui.
Na primeira vez eu tive alguns problemas para dormir devido ao barulho, pois a janela do quarto estava virada para a rua e estávamos em um andar baixo.
Já na segunda vez, fomos na recepção na hora do check in e pedimos um quarto mais afastado do barulho, ou seja, longe da área do roof top e virado para a parte de trás do hostel. Foi a melhor coisa que fizemos!
O hostel é bem grande, conta com restaurante, diversas áreas comuns e até organizam passeios. Caso fique por lá, pode valer mais a pena fechar com eles do que com outras agências.
No Fear Hostel
- Localizado no centro, onde há todas as comodidades
- Eles oferecem passeios, entre eles o passeio de bicicleta da Estrada da Morte que nós fizemos com eles
- Café-da-manhã incluso no valor da diária

Hostal Bellavista Inn
- Localizado no Centro, bem próximo ao terminal de ônibus
- Quartos confortáveis
- Pode ser ótima opção para quem está apenas de passagem de La Paz para outros lugares como Uyuni ou Copacabana.

Dicas a lo Pobre
A altitude em La Paz não é brincadeira. Se você está saindo do Brasil e indo direto para lá, não programe nada para o primeiro dia. Descanse, hidrate-se e faça as coisas com calma. Eu e o Thiago tivemos dores de cabeça, a respiração foi afetada, sentimos um cansaço enorme, e só fomos voltar “ao normal” no terceiro dia. E para ser sincera, folha ou bala de coca até alivia, mas o que ajuda de verdade é deitar e descansar.
Leve papel higiênico do Brasil ou compre um pacote logo no primeiro dia. Muitos banheiros da Bolívia não possuem este item precioso e devido à alimentação ser bem diferente do que você está acostumado, você sabe bem o que pode acontecer.
E já que entramos neste assunto, dê preferência para pratos cozidos e bebidas industrializadas. Achei o sistema de higiene de alguns locais bem precários, então melhor prevenir do que ficar parte da sua viagem no banheiro.
Deixar comentário