Índice do post
Quer conferir se o Caribe brasileiro é real mesmo? Antes de tudo, veja nossas dicas para arrumar suas malas e partir para esse lugar paradisíaco! Com 230km de costa, Maceió e suas belas praias ficam no nosso querido Nordeste, mais especificamente no estado de Alagoas. Se você gosta de praia com água clara e quentinha é para lá que você tem que ir.
Uma das coisas mais impressionantes de lá, pelo menos para mim, é a quantidade de coqueiros! Tanto que se você for para a Praia de Gunga, ficará impressionado com a região.
Mas afinal, por quê ela é tão bonita? Ao longo das praias alagoanas há grandes formações de recifes de arenito e de coral, criando uma barreira natural. Por conta disso, quando a maré está baixa, surgem grandes piscinas naturais com águas cristalinas criando um cenário fantástico!
Você sabia?
O recife de arenito é formado por antigas estruturas de bancos de areia + carbonato de cálcio ou óxido de ferro. Essa formação é formada paralelamente à costa, formando um paredão, que fica aparente quando a maré está baixa. Enquanto que o recife de coral é formado por corais, que é onde geralmente ocorrem os passeios para visualizar vida marinha.
No Brasil temos a chamada Costa dos Corais. Ela começa na cidade de Tamandaré (Pernambuco) e vai até a cidade de Maceió (Alagoás) com uma extensão de cerca de 120km. Atualmente ela é controlada e monitorada pela Área de Proteação Ambiental (APA) Costa dos Corais uma das unidades da ICMBio. Além disso, ela é um local vital para a vida marinha, onde se encontram diversas espécies de peixe, tartarugas marinhas e inclusive o peixe-boi marinho (que infelizmente está em risco de extinção).
O que fazer em Maceió e região
A região alagoana possui muitas atividades, sendo que uma das principais é o passeio para as piscinas naturais onde você pode (e deve) praticar a flutuação! Mas as atividades de Maceió não são só praia e mar, também é possível fazer uma trilha ou outra!
No meio de tantas praias lindas, parar para fazer trilhas pode soar estranho, mas e se eu te falar que em uma delas você pode encontrar um peixe-boi? Indo até São Miguel dos Milagres ou Maragogi isso é totalmente possível.
Além dos passeios acima, que tal conhecer o Quilombo dos Palmares? Assim é possível conhecer mais da cultura, história e das crenças que fizeram parte da história do Brasil.
Coma peixes fresquinhos, tapioca, tome muitos sucos naturais e não deixe de experimentar a culinária local! Afinal, essas experiências também nos fazem ter uma boa recordação.
E já que estamos no assunto de comida, vou aproveitar para indicar os restaurantes Imperador do Camarão, onde você pode comer o famoso chiclete de camarão, e o Parmegianno, que apesar da escolha parecer óbvia, acabamos comendo outros pratos mais típicos do nordeste que estavam maravilhosos!
Dessa forma, com tantas atividades e lugares para conhecer, listei estes e muitos outros passeios no post sobre o que fazer em Maceió e litoral de Alagoas incluindo informações sobre valores e horários de funcionamento. Dê uma olhada!
Como chegar em Maceió
A não ser que você esteja fazendo uma viagem pelo litoral brasileiro de carro, a melhor forma para quem está fora da região do Nordeste com certeza será pegar um voo. O tempo de trajeto entre o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares até o bairro da Ponta Verde é de 30 minutos de carro.
Mas para aqueles que não pretendem alugar um carro, há a opção de pegar a linha 1002 dos ônibus convencionais, que vai do aeroporto até Ponta Verde em uma viagem de aproximadamente 45 minutos. Uma opção muito mais barata principalmente para quem viaja sozinho ou até mesmo para casais. Vale dizer ainda, que esta linha possui 2 rotas, Via Farol ou Via Gustavo Paiva, mas ambas chegam no mesmo lugar.
Transporte em Maceió
Caso se hospede em Ponta Verde, Pajuçara ou Jatiúca você conseguirá fazer muita coisa a pé, mas se você não é de caminhar muito, o Uber é uma ótima opção. Você verá que muitas vezes o valor da corrida é bem baixo, pois os restaurantes ficam localizados nessas regiões.
Como alguns dos principais pontos turísticos ficam um pouco distantes do centro, transporte público pode não ser uma idéia muito boa por conta do tempo perdido. Além disso, por mais que seja possível chegar em praias próximas como Gunga ou Paripueira de Uber, o problema está no retorno para Maceió, pois a quantidade de motoristas pode ser bem baixa. Então para quem não quer alugar um carro, a melhor opção seria contratar uma agência. Muitas vezes os valores dos passeios são bem em conta e você ficará dentro do conforto de um carro/van/ônibus com ar condicionado durante o trajeto.
Por outro lado, se você realmente deseja fazer os passeios por conta, então a melhor opção será alugar um carro. Dessa forma você terá a flexibilidade de chegar e sair do local no horário que quiser. Ainda mais, para quem deseja ficar hospedado alguns dias em São Miguel dos Milagres ou Maragogi, o carro irá facilitar e muito a sua mudança de hospedagem.
Melhor época para ir para Maceió
Em Maceió, grande parte do ano faz calor. No entanto, é melhor evitar o tempo de chuva e o céu nublado, então recomendo que vá entre Setembro a Março. Indo nesse período, a chance de pegar chuvas é menor, a água do mar estará mais clara e logo as fotos sairão mais bonitas.
Já escolheu o mês que vai viajar? Então agora selecione o dia/semana para ir. Mas como você vai saber qual é a data certa? Para isso, basta olhar a tábua de marés (oi?). Sim isso mesmo! Calma que eu explico.
Digo isso, porque para fazer o passeio de snorkel nas piscinas naturais de Maceió, Maragogi ou São Miguel dos Milagres, é ideal que a maré esteja a 0,3 m de altura. Nos dias que a maré está maior que 0,7m altura não é permitido realizar o passeio. De qualquer maneira, esses passeios são feitos apenas por barqueiros e agência e eles sempre realizam nas horas e nos dias permitidos para não ter nenhum risco de segurança.
Caso queira consultar a tábua de marés, recomendo que veja o site da Marinha. Selecione o Porto mais próximo do local que você irá visitar, veja o período que pretende viajar e pronto.
Mesmo que você tenha apenas uma data para ir e não consiga fazer o mergulho nas piscinas naturais, não fique triste! A região alagoana tem muitas coisas interessantes para se fazer!
Onde ficar em Maceió
Em primeiro lugar, para responder essa questão você também precisa definir seu roteiro. Para muitas pessoas, Maceió é um local ideal para descansar e viajar com crianças pequenas, por isso muitos optam por ficar nos Resorts All Inclusive ou em bairros mais afastados.
Importante falar que dependendo do local que você se hospedar, por exemplo em São Miguel dos Milagres, a quantidade de restaurantes poderá ser bem menor, então nesses casos também é interessante ver se a hospedagem conta com um restaurante para os hóspedes.
Quando realizamos viagens para descansar, eu e o Thiago sempre pensamos num bom café da manhã para termos energia para as atividades do dia-a-dia. Dessa forma preferimos reservar uma acomodação que já tenha café da manhã incluído na diária, assim podemos ter aquele café digno de férias!
Sugestões de hospedagem em Maceió
Para quem quer se hospedar em Maceió, os bairros mais famosos para os turistas se acomodarem são os de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca. Eles contam com muitos restaurantes ao redor, feira de artesanato e uma vida noturna mais agitada.
Por outro lado, para aqueles que preferem ficar longe do agito da cidade e querem se hospedar em bairros mais afastados, a sugestão é ficar em Ipióca ou Pratagy.
Wanderlust Hostel
- 300m da Praia de Jatiúca e 1km de Ponta Verde
- Ótima opção para quem viaja sozinho, em grupo ou até mesmo famílias
- Quartos para até 4 pessoas com banheiro privativo
- Oferece transfer do aeroporto
- Café da manhã incluso na diária
Meu Hostel
Apesar de ficar um pouco mais afastado do centro, este hostel está logo ao lado de Jatiúca, na Praia Cruz das Almas e é uma ótima opção! Por este mesmo motivo, o preço acaba se tornando bem amigável!
- Café da manhã incluso
- Opções de dormitórios compartilhados ou quartos com banheiro privativo
- Apenas meia quadra de distância da praia
Meridiano Hotel
Mas para quem não está muito afim de hostel, eu indico o hotel que ficamos, Meridiano Hotel que fica em Pajuçara. É um hotel excelente, um dos melhores da região! Com um serviço excelente e um café da manhã maravilhoso, ele ganhou nosso coração. O hotel conta com uma piscina no térreo e uma na cobertura. A piscina da cobertura também é excelente para ver o nascer e o pôr do sol! Mas acima de tudo, uma das vantagens é que ele fica bem próximo aos restaurantes Imperador dos Camarões e Parmegianno.
Caso você esteja programando ir para São Miguel dos Milagres ou Maragogi, é importante você definir se irá dormir por lá ou não. Então vou colocar aqui algumas sugestões de acomodação que eu selecionaria por lá.
Sugestões de hospedagem em São Miguel dos Milagres
Para quem vai se hospedar em São Miguel dos Milagres, seguem duas ótimas opções para não gastar muito!
The Beach Hostel Milagres
- Piscina e churrasqueira disponíveis no local
- Acomodação para todo tipo de viajante
- Localizado a 200m da praia
- Opção de café da manhã incluso dependendo da tarifa selecionada
Pousada e Restaurante Encanto das Águas
- Café da manhã incluso
- Apenas quartos duplos ou chalés, perfeito para casais ou famílias
- Pousada de frente para a praia
Sugestões de hospedagem em Maragogi
Para quem quiser ficar em Maragogi, saiba que não há muitas opções baratas que não sejam hostels, então seguem aqui minhas sugestões de hostels bem legais e bem em conta!
Maraga Beach Hostel
- De frente para a praia
- Café da manhã incluso
- Opções de dormitórios compartilhados e quartos privativos
- Menos de 4km das Galés, as lindas piscinas naturais de Maragogi
Maragogi Hostel
- Apenas 400m da praia
- 1km da Praia de Antunes e 4,1km das Galés
- Café da manhã incluso
- Recepção 24 horas
Dicas a lo Pobre
Apesar de todo o calor do Nordeste, caso vá passear pela orla à noite, recomendo que leve um casaco leve, pois venta muito! Eu sou muito friorenta e me arrependi quando não levei o meu em uma das noites.
Protetor solar, óculos de sol, chapéu, boné são essenciais sim! No entanto, um pedido que eu faço com muito carinho é que caso você vá para as piscinas naturais NÃO use protetor solar. O ideal é que passe somente depois do mergulho, mas caso passe antes, tome uma ducha antes de entrar no barco. O motivo? O protetor é um agente químico, e quando você entra em contato com a água do mar o protetor vai para a água onde estão os corais causando sua degradação e morte. Sim, corais são seres vivos! Dessa forma, recomendo que você vá com uma camiseta de manga longa com proteção UV para se proteger do sol!
Máscara e snorkel. Caso você tenha o seu, leve! Além de ser mais higiênico, alguns locais cobram para você utilizar o equipamento. Afinal, uma vez que você comprar, poderá reutilizá-lo em outras viagens!
Caso você seja um mergulhador credenciado ou queira fazer um mergulho de cilindro, Alagoas possui alguns pontos de mergulho com naufrágios! Dragão, Draguinha, Sequipe e Itapagé, um navio brasileiro que foi afundado por um submarino alemão durante a II Guerra Mundial!
Outra dica importantíssima é que você sempre leve dinheiro aos passeios, pois alguns restaurantes e barqueiros não aceitam cartão.
Caso esteja de carro, faça o download dos mapas da cidade. Às vezes o sinal do celular pode ficar bem fraco e se perder em um local que não conhecemos não é uma boa ideia.
Dependendo da época do ano, o nascer do sol pode ocorrer antes das 5 horas da manhã! Então caso não queira acordar tão cedo, lembre-se de fechar bem as cortinas. E da mesma forma que ele nasce mais cedo, ele se põe mais cedo. o horário do pôr do sol geralmente ocorre às 17h, o que acaba bagunçando bastante a nossa noção de tempo!
Deixar comentário