Índice do post
Quem está viajando pelo Atacama, não pode deixar de ir visitar o Vale da Lua. Apesar de ter tantos lugares exuberantes por lá, esse é um dos que mais me encantou.
O melhor deste passeio, é que além do Vale da Lua, também conhecemos o Vale da Morte, que é bem lindo e ao mesmo tempo assustador.
Vamos relatar aqui como foi a nossa experiência e fazer você ficar com vontade de conhecer esse local agora!
O Vale da Lua ou Valle de la Luna
O Vale fica bem perto de San Pedro de Atacama, a aproximadamente 15km, no meio da Cordilheira de Sal. Sua altitude é de 2.500m em relação ao nível do mar, ou seja, um ótimo passeio para incluir no primeiro dia para ajudar na sua aclimatação.

A milhares de anos atrás, o Vale da Lua já foi parte do oceano, porém com o isolamento causado pelas Cordilheiras de Sal, esse ambiente se tornou uma área com diversas formações geológicas espetaculares! Inclusive, é por conta delas que o Vale recebeu este nome, pois dizem que se vista do alto ela se parece muito com a superfície lunar.
Como foi o passeio para o Vale da Lua
O guia (Cristian) nos pegou no hotel e fomos até o Vale. Este é o mesmo guia que nos guiou durante o Trekking de Guatin. Como ele falava em português, ficou muito fácil para entender a explicação e tornou a experiência ainda melhor.
Assim que chegamos no Vale, tivemos que pagar a entrada de 4.000 CLP (Abril/2019). Deixamos o carro no estacionamento e em seguida iniciamos uma trilha que nos levou até um ponto onde era possível avistar a Grande Duna e o Vale em si.

A Grande Duna é uma enorme duna (obviamente) formada pelo acúmulo das areias trazidas pelos ventos, na qual era possível caminhar para atravessar o vale. No entanto, após um terremoto que ocorreu alguns anos atrás no Chile, parte dela acabou cedendo, impossibilitando a caminhada, tanto por questões de segurança, assim como a preservação da estrutura local.

Ao longo do nosso passeio visitamos também as Três Marias ou Las Tres Marías, também conhecidas como “Los Vigilantes“. São formações de pedra compostas de granito, quartzo e argila erodidas pelo sal e vento do deserto.

Outro ponto de parada é o Anfiteatro de Pedra, que possui uma formação um tanto quanto impressionante. Como você pode ver pela foto abaixo, o anfiteatro possui diversas linhas horizontais em suas “paredes”. Cada uma delas leva centenas de anos para se formar através do acúmulo de sedimentos e cinzas dos vulcões da região. Então dá pra imaginar (ou quem sabe, contar) quanto tempo isso já existe!

Vale da Morte ou Valle de la Muerte
Finalizadas as paradas pelo Vale da Lua, passamos por mais um local para visualizar parte da cordilheira e também o Mirador de Ckari, também conhecido como a Pedra do Coyote. Sim! Aquele mesmo do desenho. Paramos um tempo por lá para observar as montanhas pontiagudas que ficam na parte oposta ao Ckari, um cenário muito lindo!

Para finalizar o dia com chave de ouro, paramos no Vale da Morte para ver o pôr do sol. Ao visualizar o Vale por cima, confesso que bate um certo medo da altura e das rochas desabarem (por isso o assustador lá no começo), mas é só ser cuidadoso e não ir perto demais das beiradas para tirar suas fotos!

Apesar de não termos feito, há a possibilidade de praticar sandboard na parte baixa do Vale da Morte. Além disso, algumas agências possuem passeios que fazem trilhas noturnas na região em noites de lua cheia.
Como fizemos um passeio VIP, também tivemos direito a um coquetel delicioso no final da tarde com direito a vinho e tacos enquanto assistíamos o pôr do sol!

O Vale da Lua e da Morte foi um dos passeios que mais marcou a minha viagem ao Atacama, e porque não, minha vida! A mistura de paisagens, cores do entardecer e todas aquelas montanhas ao redor ficarão pra sempre na minha memória.
Informações sobre o passeio
Nós fizemos o passeio VIP, que diferente dos passeios convencionais, a quantidade de pessoas é bem menor. No nosso caso estávamos em 5, num carro bem confortável e espaçoso. Compramos pela agência FuiGosteiTrips, operado pela Atacama Mistery e obviamente recomendamos a agência!
Valor do passeio:
- Passeio Clássico com a FuiGosteiTrips: 25.000 CLP + valor da entrada no Vale da Lua (esse passeio não inclui o Vale da Morte)
- Passeio VIP com a FuiGosteiTrips: 65.000 CLP + valor da entrada no Vale da Lua e Morte
- Caso você queira fazer este passeio por conta, basta alugar um carro ou uma bicicleta e pagar a entrada do parque (abaixo).
Valor do Ingresso:
- Vale da Lua: 3.000 CLP
- Vale da Lua + Vale da Morte: 4.000 CLP
Como chegar:
Dicas a lo Pobre
Pelo fato de ser tão perto da cidade, é possível fazer esse passeio por conta própria, seja de carro ou até mesmo de bicicleta. No entanto, recomendo que você contrate uma agência ou um guia, pois a explicação sobre o local fazem toda a diferença, tornando o passeio muito mais interessante!
Esse passeio pode ser feito de manhã, mas recomendo que você faça a tarde/noite, para aproveitar o pôr do sol. Nesse caso, vá de calça e leve uma jaqueta corta vento, pois quando a noite cai, o frio é intenso no deserto.
Não há necessidade de usar bota de trilha, mas vá com tênis fechado, pois há muita areia, o que pode incomodar os seus pés. Não se esqueça também do óculos de sol, protetor solar, protetor labial, chapéu, água e snacks (caso vá por conta).
Deixar comentário