Índice do post
Wilsons Promontory fica próximo de Melbourne e é o destino perfeito para você dar aquela escapada da cidade e ir curtir um pouco da natureza. Em apenas 2 dias é possível conhecer muitos lugares e se apaixonar por este lugar incrível! Neste roteiro vou contar como foi a nossa experiência, passando por trilhas, praias, dunas e alguns outros locais gastando menos de A$75,00! Além disso, darei algumas recomendações para você não passar pelos mesmos perrengues que nós passamos.
A primeira dica é que apesar de ficar a apenas 3 horas de Melbourne, não recomendamos uma viagem de bate-volta, pois ficaria muito corrido e cansativo para visitar as principais atrações. Já a segunda, é que você se programe com antecedência, especialmente se você quiser acampar no Tidal River Campground, pois apesar de muitas vagas de camping, elas esgotam rapidamente, especialmente no verão.
A terceira é que você leia o nosso post sobre Wilsons Promontory, onde falamos os detalhes mais importantes deste paraíso!
1° dia em Wilsons Prom
O dia começa bem cedo saindo de Melbourne. Nós saímos daqui lá pelas 6 da manhã para poder curtir o dia ao máximo e recomendo que você faça o mesmo! Neste dia você irá visitar os seguintes locais: Picnic Bay Lookout, Whisky Bay, Pico do Mount Oberon e Tidal River Foot Bridge.
Mas antes de seguir para qualquer local, se você pretende se hospedar no Tidal River Campground e quiser um bom lugar no camping, recomendo que vá direto pra lá para reservar o seu cantinho! Monte a sua barraca e só então comece os passeios. Nós deixamos para fazer isto somente no final do dia e ficou meio difícil de encontrar um lugar legal.
Picnic Bay Lookout e Whisky Bay
Estas duas praias ficam bem próximas do Tidal River e ambas possuem acesso pelo mesmo estacionamento. Deixe seu carro, vá ao banheiro se precisar e então pegue a trilha que te leva até o Picnic Bay Lookout. Uma caminhada de aproximadamente 350m bem rapidinha para ter uma vista da região e de ambas as praias. À sua esquerda você vai encontrar a Picnic Bay enquanto que à esquerda fica a pequena praia de Whisky Bay.
No dia que fomos, o céu estava bem nublado, mas mesmo assim deu para curtir um pouquinho. Andamos até a ponta direita da praia, subimos e nos sentamos nas pedras para ficar lá relaxando e curtindo o som do mar. Só é preciso tomar cuidado onde pisa, pois logo ao lado delas, há uma área de preservação onde as aves fazem os seus ninhos.
Dica: há muitas indicações para ver o pôr do sol a partir de Whisky Bay, pois a vista é mais “limpa” do que nas outras praias. Caso essa seja a sua ideia, deixe Whisky Bay como último passeio do dia!
Mount Oberon
Depois de curtir a praia ou as pedras de Whisky Bay, você pode ir em direção ao Mount Oberon, mais precisamente ao Telegraph Saddle Car Park. Deixe seu carro e dê início à pequena trilha de 3,4km (somente ida) e dificuldade moderada. Apesar de não apresentar grandes desafios, a trilha é possui uma subida leve e constante por quase todo o trajeto, então vá com calma e curta a natureza ao seu redor!
Ao chegar no pico você terá uma vista deslumbrante de 360º do Parque Nacional, sendo possível ver toda a área Tidal River Campground e a Norman Beach.
Mas fique atento, pois durante a alta temporada (Novembro até Fevereiro), o acesso ao Telegraph Saddle Car Park fica fechado. Então nesta época é preciso ir até o Tidal River Campground ou até o Overnight Hikers Car Park e de lá pegar um ônibus gratuito até o início da trilha. No entanto, se você quiser ser saudável e explorador como nós, você pode deixar o carro em uma das opções acima e ir a pé. Partindo do Overnight Hikers, você terá que caminhar 3,2km a mais, em uma subida constante. Mas apesar de ser saudável caminhar, não recomendo fazer isso, pois não há muita coisa para se ver durante o trajeto e você perderá quase uma hora nesse trecho.
Tidal River Foot Bridge e Norman Beach
Após gastar umas horas subindo e descendo o Mount Oberon, volte para o Tidal River Campground e se você ainda não montou sua barraca, esta é a hora. Não deixe para fazer isto no escuro, pois a tarefa pode ficar bem chata. Então procure um lugar com o solo bem nivelado e sem muitas árvores em cima, já vimos alguns galhos caindo por conta do vento. Além disso, tente ficar mais ou menos próximo dos locais com banheiro. Como o lugar é bem grande, ter que andar demais na hora do aperto pode ser um problemão.
Agora, se você vai dormir no carro ou em um chalé, então você ganhou uns minutos a mais! Aproveite para explorar o parque e ver tudo o que tem ao redor. No Tidal River você encontra uma ponte linda onde poderá tirar lindas fotos no fim da tarde, contemplar o rio e as montanhas de Wilsons Prom. Se quiser, ainda é possível caminhar pelo rio até a Norman Beach, sentar na areia e curtir o fim do seu dia.
Mas se já estiver com fome, porque não jantar? Uma coisa que percebemos durante os campings que fizemos, é que os Australianos costumam jantar bem cedo, antes de escurecer. Além disso, preparar comida no escuro é bem ruim! Nesse dia fomos jantar umas 20:30, então éramos os únicos com a lanterna na cabeça e fogão acesos, o que foi bem legal, pois foi nesta hora que pudemos ver dois wombats procurando comida! Então fique sempre com sua lanterna e atento ao seu redor.
2° dia em Wilsons Prom
Nada como acordar cedo, no meio de tanta natureza, tomar um generoso café da manhã para te dar energia e partir para mais um dia cheio de atividades. Ah sim! Já deixe a barraca desmontada também, pois é melhor não ter pendências e já curtir o dia se aventurando por aí.
Hoje é dia de explorar mais um pouco de Wilsons Prom, visitando locais como Loo-Ern Walk, Pillar Point Lookout, Squeaky beach, Prom Wildlife Walk e Big Drift, onde você irá ver o pôr do sol.
Loo-Errn Walk
Que tal começar o segundo dia fazendo uma trilha bem leve? Esta trilha vai beirando o rio por uma plataforma de madeira com aproximadamente 1km de extensão. Uma ótima pedida para aquela caminhada matinal. Sinta a vibe do lugar, “escute” o silêncio e curta o seu momento! Se você tiver uma prancha de Stand-up é possível fazer o mesmo caminho, mas pela água.
Pillar Point Lookout e Squeaky beach
Se o dia estiver quente, coloque as roupas de banho e leve uma mochila com itens necessários para passar pelo menos meio dia aqui. Lembre-se de pegar a toalha, canga, água, protetor solar e umas comidinhas para matar a fome, pois não há lugar para comprar nada na praia.
O percurso de ida e volta possui um total aproximado de 5,6km, passando por umas árvores tortuosas, que dão um ar meio sombrio, mas pelo menos não havia nenhum bicho por lá para nos amedrontar. A subida de 1,8km até Pillar Point pode pesar um pouquinho, mas te garanto que o esforço vale a pena! Então suba sem pressa, fazendo paradas estratégicas para respirar e admirar o Tidal River por um outro ponto de vista. Há até uma área com bancos com vista para a Norman Beach.
Chegando lá no pico, você subirá em umas pedras e será recompensado com uma vista linda de Norman Beach e Squeaky Beach. Apesar de ser um mirante, diferente de muitos locais da Austrália, esse não tem banco, nem grades nem nada. Realmente é bem simples, somente para contemplar e tirar umas fotos.
Agora partiu para Squeaky Beach. São apenas 1,4km de descida, que você vai ficar o tempo todo falando: “meu Deus, meu Deus”, pois é uma das paisagens mais lindas que vimos aqui na Austrália. A cor da água é sensacional e gera um contraste maravilhoso com todas as pedras e plantas que estão ao redor. Chegando na praia você verá uma areia branca bem fininha e banhada por uma água, que apesar de bem gelada, muito convidativa!
Curta algumas horas neste paraíso e comece a voltar para pegar o carro e partir para o próximo passeio! São 2,1km de Squeaky beach até Tidal River, mas agora com um pouco de areia no corpo e nos pés. Para você ter uma base, nós saímos da praia lá pelas 15:30 e ficou meio corrido para fazer o resto, então recomendo que saia da praia até umas 14, 14:30!
Prom Wildlife Walk
Esse é um local pouco explorado por viajantes que vão à Wilsons Prom, mas se você quiser ver cangurus, emus e quem sabe até wombats soltos na natureza, você precisa parar aqui. Ao chegar na entrada dessa área, você já consegue ver muitos cocozinhos, ou seja, onde há fezes, há bichos!
Aqui você precisa fazer o mínimo de barulho possível para não assustar os bichinhos e conseguir chegar bem pertinho. Vimos vários cangurus que pareciam ter “passado pelo pet shop”, pois eles estavam todos com tags de identificação coloridos, que pareciam mais com um enfeite bonitinho.
Como nós só conseguimos ver os wombats à noite, ficamos na expectativa de ver alguns caminhando neste parque. Demos a volta completa pelo local, em torno de 2km de caminhada, mas eles estavam tímidos e não quiseram nos ver, mas pelo menos pudemos ver os cangurus e emus bem de pertinho!
Ah! Fica o alerta, para quem tem pavor de cobras como eu, o Thiago chegou a ver uma lá. Bem pequena, mas ainda assim era uma cobra!
Big Drift Track
O Big Drift fica na entrada do Parque Nacional, ou seja, um pouco mais distante dos outros passeios citamos acima. Dessa forma como ele fica no caminho para retorno a Melbourne, acho mais viável deixar ele para finalizar a sua viagem.
Com um aspecto desértico, suas dunas móveis ocupam uma área de aproximadamente 4km², compondo um cenário maravilhoso e para ser sincera, muito maior do que eu imaginava! Se você já visitou Natal no nordeste brasileiro, já pode imaginar o cenário incrível que te espera. Junto ao Big Drift, você irá encontrar o Stockyards, uma área de camping onde é possível deixar seu carro enquanto faz a trilha para as dunas. Serão 2km de caminhada, que levam uns 40 minutos para ser completada. O percurso é bem tranquilo e o desafio vem no pé das dunas, com uma inclinação bem acentuada e areia fina, criando uma sensação de areia movediça. Você anda e anda, mas não sai do lugar, então força nas pernas que vale a pena!
Atenção: Durante a trilha, você vai encontrar um campo aberto, onde há uma região com cercas. Não encoste nelas e se você estiver com crianças, mantenha-as sob controle, pois a cerca é elétrica e não há nenhum aviso! O Thiago, na empolgação de tirar fotos acabou encostando nos fios e tomou um belo choque! Não aconteceu nada, mas ele ficou com umas dores nas partes que tocaram na cerca.
Agora é só aproveitar esse lugar lindo. Se conseguir chegar cedo, dá para caminhar bem entre as dunas. Só guarde bem o local que você deve voltar, pois não há placas de indicação da “saída”.
Recomendo você ver o pôr do sol de lá. As cores da areia ficam lindas e o cenário do sol se pondo é um momento memorável. Mas lembre-se de levar uma blusa e lanterna, pois quando o sol vai embora, o frio é certeiro!
Quanto custa uma viagem de 2 dias para Wilsons Prom?
Os custos da viagem em si são mínimos, isto porque este Parque Nacional, assim como a maioria dos parques da Austrália, não cobra ingressos ou taxas de entrada. Então seus gastos se resumem à transporte, acomodação e comida.
Na tabela abaixo, você pode ver o quanto nós gastamos em uma viagem para duas pessoas, dormindo em barraca de camping e levando as refeições de casa (nós cozinhamos durante o camping). Note também, que apesar de termos colocado os custos com gasolina e pedágio, nós não deixamos o valor do aluguel do carro, pois isto pode variar demais de uma época para outra, assim como de uma agência para outra.
Despesa | Valor (A$) |
---|---|
Gasolina | 50,00 |
Pedágio | 23,46 |
Alimentação | 40,00 |
Camping (1 noite) | 33,00 |
Total | 146,46 |
Total por pessoa | 73,23 |
2 Comentários
Deixar comentário