Índice do post
Se você está morando em Melbourne ou vai visitar alguém por lá, não pode deixar de visitar alguns locais turísticos que ficam próximos da cidade. Um deles é Wilsons Promontory, também conhecido como “The Prom” ou Wilsons Prom. Localizado à aproximadamente 240km de Melbourne, ele fica na parte sudeste do estado de Victoria na Austrália, levando apenas 3 horas e meia de viagem por uma estrada tranquila e bem sinalizada.
Wilsons Prom é um Parque Nacional onde é possível ver muitos animais característicos da região como os cangurus, wombats, emus e até coalas. Além disso, há diversão e atividades para pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos. Eu também não poderia deixar de citar a paisagem paradisíaca desse local, que mesmo em um dia nublado, nos surpreendeu com a cor da água do mar.
O que fazer em Wilsons Promontory
As opções são diversas, especialmente se você se hospedar no Tidal River Campground que eu cito mais abaixo. Você pode optar por fazer um passeio de barco, explorar a região através de suas inúmeras trilhas, subir ao topo de montanhas, praticar stand up paddle pelas águas tranquilas do rio, surfar e curtir o sol na Squeaky Beach, fazer um picnic em família e para quem preferir, dar aquele relax enquanto espera um peixe morder a sua isca. Mas é importante dizer que para a prática da pesca, é preciso ter uma licença e fazer isto somente nos locais permitidos.
Praias
Você irá encontrar diversas praias para curtir e relaxar na região. Algumas delas exigem uma caminhada por trilhas muito bem indicadas e de fácil acesso, sendo que boa parte delas ficam bem próximas ao acampamento do Tidal River:
- Norman Beach: Esta praia fica logo em frente ao Tidal River. Perfeita para a família, pois no canto direito da praia, as águas do mar se encontram com o rio, formando uma ótima piscina para as crianças.
- Squeaky Beach: Nesta praia é possível ver bastante surfistas por conta de suas ondas. Para quem está no Tidal River, basta fazer uma trilha moderada de 1,5km (ida e volta) que te dá uma vista muito bonita da praia. Também há um estacionamento no local para quem estiver indo de carro.
- Whisky Bay e Picnic Bay: Duas praias muito semelhantes com águas cristalinas e diversas rochas em suas extremidades para você explorar e tirar ótimas fotos. Ambas são acessadas por trilhas que partem do mesmo estacionamento.
Trilhas
As trilhas que nós fizemos foram todas bem simples e sinalizadas, exigindo muito pouco esforço físico. Porém, para fazer estas trilhas aqui, é preciso ter um carro ou pegar um ônibus, pois elas ficam mais afastadas do Tidal River Campground.
- Mt Oberon: essa trilha começa no Telegraph Saddle Carpark. No entanto já deixo a dica que, se você for no período de alta temporada, deverá deixar seu carro no Tidal River Carpark ou Overnight Hikers Carpark e de lá pegar um shuttle (gratuito) . A trilha a partir do Telegraph é bem tranquila, demarcada e conta com uns picos de subida. A maior parte da trilha é com terra e pedrinhas, contando apenas com umas escadas de pedra no fim. Enfim, após o esforço todo, você tem uma vista de 360° do Parque Nacional de Wilsons Promontory.
- Prom Wildlife Walk: trilha curta e plana em que é possível ver cangurus, wallabies, emus e wombats em seu habitat natural. Se você nunca viu canguru, então aproveite que esse é um local certeiro para encontrá-los.
- Big Drift: um local de dunas de areia. A trilha até o início da área das dunas é bem tranquila, conta com subida e descida de leve. No entanto, ao chegar no pé da duna, há uma subida bem desafiadora, mas já te garanto que essa subida valerá muito a pena. Caso o dia esteja ensolarado, recomendo que visite o local antes do pôr do sol! A dica aqui é levar blusa e lanterna, pois após o sol ir embora, você precisará desses itens.
Trilhas curtas na região do Tidal River Campground
O Tidal River Campground é cercado por diversas trilhas de fácil acesso e paisagens maravilhosas que valem cada minuto de caminhada:
- Loo-Errn Track: Uma trilha muito tranquila que vai beirando todo o rio através de uma passarela onde você pode visualizar toda a região e se der sorte, cruzar com alguns animais que frequentam o local. Ótimo para fazer logo pela manhã e aquecer para as demais trilhas do dia.
- Pillar Point e Squeaky Beach: Na minha opinião esta é a mais bonita de todas. Você fica boquiaberto o tempo todo, principalmente em dias ensolarados. No trajeto você vai encontrar alguns mirantes, com destaque para o Pillar Point, que te dá uma visão 360º da região, incluindo a Norman Beach e Squeaky Beach, destino final da trilha.
Overnight hiking
Estas são trilhas mais longas, chegando a levar 2 ou 3 dias para serem completadas, o que significa que você deverá carregar todos os pertences nas costas, inclusive sua barraca para acampar. Ao longo do percurso de algumas delas você irá encontrar campgrounds que possuem alguma estrutura mínima, como banheiros e com sorte um chuveiro, mas em outras, o camping será ao modo selvagem mesmo. Porém, tudo isso compensa, pois muitos dos locais são pouco frequentados por conta do difícil acesso, possibilitando ver paisagens pouco tocadas pelo homem. O importante antes de fazer essas trilhas é se programar e ler sobre as trilhas.
- Southern Circuit: Com 35,9km de trilha, você terá que dedicar uns 3 dias para fazer a volta que passa em Telegraph Saddle, Sealers Cove e Little Waterloo Bay.
- Northern Circuit: Com cerca de 60km de trilha, este circuito pode levar de 4 a 6 dias para se completado dependendo do seu ritmo. Portanto deve ser feito somente por quem possui experiência e está bem fisicamente. Devido à dificuldade, é preciso preencher um formulário e apresentá-lo no Tidal River Visitor Centre, onde será necessário informar aos guardas que você está indo fazer esta trilha. Este formulário funciona como uma permissão para fazer a trilha e deve ser carregado o tempo todo até o final do percurso, quando você irá devolvê-lo, informando que voltou em segurança. O circuito se inicia em Five Mile Road Car Park e passa por Barry Creek, Five Mile Beach Camp, Johnny Souey Cove, Tin Mine Cove Camp, Lower Barry Creek Camp e retorna para Five Mile Road.
Onde dormir em Wilsons Promontory
A graça de Wilsons Promontory é que existem acomodações para todo o tipo de público. Seja você uma pessoa que gosta da natureza e curte dormir em barracas, até aqueles que buscam a tranquilidade de dormir entre as montanhas, mas não abre a mão do conforto de um bom colchão.
Se você faz parte deste segundo grupo, a sugestão é dormir na pequena cidade de Yanakie, localizada a 35km do Tidal River. Lá é possível encontrar chalés, hotéis e até alguns restaurantes. Mas se você não quiser hotéis, também é possível alugar casas ou apartamentos na região.
Agora se você, assim como nós, prefere algo mais simples e consequentemente mais barato, existem diversos campgrounds na região. Alguns deles são acessados apenas pelas trilhas dos “overnight hiking“, mas se este não é o seu caso, então nós recomendamos o Tidal River Campground ou Stockyard Campground (junto do Big Drift), que além de não precisar de trilha, ainda possuem uma ótima estrutura, com banheiros e chuveiro de água quente.
Tidal River Campground
O local mais conhecido e procurado para dormir em Wilsons Prom é o Tidal River Campground. Assim como muitos campgrounds de Victoria, esse tem uma ótima estrutura, contando com área de pic nic, chuveiro de água quente, lavanderia, pia para lavar os utensílios de cozinha e até área para churrasco.
Além destas comodidades, o camping ainda conta com um restaurante e um mercadinho para você comprar suprimentos de última hora. Pelo fato de ter uma estrutura tão boa, mesmo com seus 484 pontos para acampar, as reservas esgotam rapidamente, principalmente nas épocas de feriado e férias escolares, então faça sua reserva com muita antecedência. Para se ter uma noção, as reservas para o final deste ano de 2021 já estão esgotadas e nós estamos escrevendo este post em Abril.
Se você não é muito adepto do camping, mas ainda quer ficar dentro do Parque, há a opção de dormir no seu próprio trailer ou em acomodações mais sofisticadas como chalés, alojamento para grupos ou até em casas, sendo que algumas delas são equipadas até com banheiras!
Dica: Em época de verão, feriados e férias escolares, o camping fica bem cheio. Visto que não há marcação de lugar durante a reserva, para pegar um espaço próximo à praia ou dos banheiros, recomendo que você chegue bem cedo e já monte sua barraca para reservar o local antes mesmo de sair para curtir o dia.
Como chegar em Wilsons Promontory
Localizado a aproximadamente 220km de Melbourne, as opções para chegar em Wilsons Prom são: ir de carro, contratar uma agência ou ir de ônibus. No caso de ônibus, não existem opções que vão de Melbourne até lá. A única opção sai da Southern Cross Station, vai até a cidade de Fish Creek e de lá é necessário percorrer os 55km restantes de transfer ou transporte privado.
Por conta disso, a melhor opção é ir de carro, que vai te proporcionar muito mais flexibilidade para parar onde quiser, fazer as coisas no seu tempo e curtir a estrada tranquilamente. Mas lembre-se que se você optar por esta opção, o posto de gasolina mais próximo fica a 35 km de Wilsons Prom, na cidade de Yanakie, então tenha isto em mente e fique de olho no ponteiro do combustível!
Se você não tem um carro, assim como nós, você pode alugar pela Rentcars e ainda ajudar o blog!
Melhor época para visitar Wilsons Promontory
Cada época do ano terá suas vantagens. A que nós preferimos, com certeza é o verão. Afinal, no calor é possível curtir bem o rio, as praias e tudo que o local tem a oferecer. Consequentemente, esta é a época mais cheia. Mas se você quer aumentar suas chances de ver os bichinhos que habitam a região, então o ideal é que você vá no Outono ou Primavera, estações onde a temperatura é mais amena e bem menos cheia. E para quem acha que o Inverno fica de fora, se enganou! É nesta época em que ocorre a migração das baleias, aumentando as suas chances de vê-las passando perto da costa.
Dicas a lo Pobre
Caso faça trilhas por lá, antes de ir, verifique o site do Parque Nacional e fique de olho nos alertas. Algumas vezes eles podem fechar determinadas áreas para manutenção e seu plano terá que ser remanejado.
Deixar comentário