Índice do post
Nada melhor do que se afundar nas águas de uma lagoa no meio do deserto para se refrescar não é mesmo? Bom, não é bem assim! Aqui na Laguna Cejar você pode até tentar, mas a única coisa que não vai conseguir é afundar na água. Isso acontece por conta da absurda concentração de sal na água, que dizem ser maior até que a do Mar Morto!
O passeio com a agência visita 3 locais diferentes e se inicia no período da tarde, um dos poucos passeios que não são feitos na parte da manhã. O que significa que ele é uma ótima opção para você encaixar em dias em que há passeio que só ocorre pela manhã, como o Geysers del Tatio.
Primeira parada – Visita à Laguna Cejar
Fomos pegos pela van no nosso hostel e seguimos direto para a Laguna Cejar por um caminho de aproximadamente 30km. Ao chegar no local, descobrimos que existem duas lagoas, a Cejar e a Piedra. Um fato engraçado é que por mais que o passeio se chame “Laguna Cejar”, a atração principal é a Laguna Piedra, pois é nesta em que podemos entrar e nadar.
Após tirar algumas fotos da Laguna Cejar, fomos até a Piedra para entrar na água e vivenciar a experiência de não afundar, o que é muito louco! Diferente de qualquer outro lugar, aqui você flutua na água sem esforço algum. O esforço mesmo é tentar afundar, porque é praticamente impossível! Eu tentei e fui literalmente empurrado de volta para cima.
Ficamos alguns minutos brincando de tentar afundar, mas não demoramos muito para sair da água, pois estávamos com medo de queimaduras. Afinal, é proibido usar protetor solar quando se vai entrar na água. Então vocês sabem né? Sol e sal não pode dar muito bom.
Assim que saímos da água e nosso corpo começou a secar, percebemos que estávamos completamente brancos e cobertos de sal. Então fomos direto para os banheiros/vestiários, onde tomamos uma ducha de água doce para tirar toda aquela camada de sal e passar protetor solar!
Dica: Visto que a quantidade de sal é enorme, evite molhar e/ou colocar a cabeça para dentro d’água! Principalmente os olhos. Para quem tem GoPro ou qualquer outra câmera que seja a prova d’água, lembre-se de lavá-la muito bem após sair da lagoa.
Segunda parada – Ojos de Salar
Após tomar um banho e nos trocar, seguimos para a próxima parada, os Ojos de Salar. Lá encontramos duas espécies de “crateras” cheias de água onde é possível pular e mergulhar. No entanto, diferente da Laguna Cejar, aqui você afunda e pode se afogar! Então se você não sabe nadar, nem se arrisque!
Curiosidade: Até hoje não se sabe a origem destes enormes buracos. A teoria é que foram feitos durante uma extração de petróleo, mas nada confirmado.
Visto que no local não existe estrutura nenhuma como banheiros ou vestiários, acabamos nem entrando na água e ficamos só curtindo as paisagens ao redor e aproveitando o picnic oferecido pela agência.
Foi neste momento em que pudemos experimentar o famoso Pisco, bebida típica do país. A Lidia até gostou, mas na minha opinião, vale somente pela experiência, porque pelo gosto…
Terceira parada – Pôr do sol na Laguna Tebinquiche
Agora de barriga menos vazia, voltamos para a van e seguimos para o próximo e último ponto de parada, a Laguna Tebinquiche. O local tem um visual que lembra um pouco o parque Parque Laguna Chaxa por conta da enorme quantidade de sal que existe na região, com a diferença que aqui é muito mais bonito. Inclusive, este é um ótimo lugar para se curtir o pôr do sol!
Mas infelizmente o nosso guia acabou se atrapalhando um pouco com relação aos horários. Por conta disso, acabamos chegando um pouco tarde demais e o pôr do sol já estava quase no fim. Então se você pretende ver o pôr do sol lá, fique esperto com o horário!
De qualquer maneira, terminado o pôr do sol a única coisa que restava para se ver por lá é o céu estrelado. Mas como estava dando o horário de fechar o parque, voltamos para a van e seguimos direto para San Pedro de Atacama.
Dica: Não se esqueça de levar uma blusa! Assim que o sol se põe, a temperatura cai bastante.
Informações sobre o passeio à Laguna Cejar
Como já falei anteriormente, é proibido o uso de protetor na Laguna Cejar, então uma ótima opção é você entrar na água com uma camiseta de manga longa para não se queimar tanto.
Agência: Nós fizemos o passeio com a FuiGosteiTrips!
Valor do passeio: 25.000 CLP (não inclui os ingressos dos parques)
Valor do ingresso: 17.000 CLP
Duração: das 16:00 às 21:00
O que está incluso: transporte, guia (castelhano).
Importante: Vale ressaltar que cada agência possui suas regras, preços e roteiros diferentes. O que está descrito aqui é a nossa experiência com a FuiGosteiTrips em 2019. Pelo que vi, agora em (2021) não estão mais oferecendo o coquetel! Então se isso for um fator de decisão para você, confira antes com a agência.
Deixar comentário